segunda-feira, setembro 16, 2013

Olimpíada de Tóquio terá estádio de Zaha


Palco principal dos Jogos de 2020 é da arquiteta


Faltam sete anos para a cidade de Tóquio se consagrar mais uma vez como sede dos Jogos Olímpicos como foi anunciado na semana passada, mas o projeto do palco principal do evento já está pronto. O novo Estádio Nacional do Japão, que abrigará as competições de atletismo, além das cerimônias de abertura e encerramento, terá capacidade para 80 mil pessoas, cobertura retrátil, arquibancadas adaptáveis para diferentes tipos de eventos (com direito a cadeiras que chegam mais perto do campo em caso de partidas de futebol e shows de música), além de ser ecologicamente sustentável.



Diferentemente do conservador e clássico Maracanã, que fará o mesmo papel na Olimpíada do Rio-2016, o novo estádio japonês é totalmente futurista – suas linhas fazem lembrar um enorme capacete de bicicleta. O desenho tem o traço inconfundível de Zaha Hadid, arquiteta iraquiana radicada na Grã-Bretanha que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura. É dela também o projeto do centro aquático de Londres-2012, cujo teto tinha a aparência de uma enorme onda. Zaha venceu 45 escritórios no concurso feito ano passado pela prefeitura de Tóquio.

O curioso é que o evento que impulsionou a realização do concurso de arquitetura não foi a Olimpíada (Tóquio ainda era só uma candidata), mas sim a Copa do Mundo de Rugby, marcada para acontecer no país em 2019. O novo Estádio Nacional será construído justamente no lugar do antigo, que recebeu os Jogos Olímpicos de 1964, os primeiros ocorridos na capital japonesa.


A fluidez e a inovação do desenho mereceram rasgados elogios de ninguém menos que Tadao Ando, chefe do júri que escolheu o projeto. Para ele, “a entrada dinâmica e futurista do estádio incorpora a mensagem que o Japão gostaria de passar para o resto do mundo”. O arquiteto japonês, também detentor de um Pritzker, acredita que o projeto se encaixa perfeitamente na paisagem de Tóquio. “Acho que esse estádio vai se tornar um altar do esporte mundial pelos próximos 100 anos”, completa.

Orçada em 1,62 bilhão de dólares, a construção está marcada para começar no fim de 2015, assim que a demolição do antigo estádio for concluída.












Nenhum comentário:

Postar um comentário