sexta-feira, novembro 15, 2013

10 banheiros super coloridos


É comum acreditar que decorar bem o banheiro não é importante. Ou mesmo que não vale a pena dar muita atenção a um espaço tão reduzido. Mas se pararmos para pensar por um momento, o banheiro é o cômodo mais presente no nosso dia a dia. Estamos sempre passando por ali. Sendo assim, a ideia de transformar o ambiente em um canto agradável parece bastante lógica.


1. Como se fosse de Lego

Acredite ou não, este lavabo é composto por 5.500 cubos de MDF laqueados ou revestidos com folha natural de imbuia. As peças, todas encaixadas manualmente, percorrem as paredes e o teto. Essa ideia maluca foi a resposta encontrada pelo designer de interiores Leo Di Caprio à demanda inusitada de seus clientes: eles queriam que o revestimento usado no lavabo pudesse ser reaproveitado em um endereço futuro.
_________________________________________________________________________

2. O clássico preto e branco

Andrée Putman lançou-se ao design apenas aos 53 anos de idade, em 1978. Depois de se separar, a francesa abriu sua própria empresa, a Écart. Algum tempo depois, o reconhecimento veio em cheio, em 1984, quando ela reformulou o interior do Morgans Hotel, em Nova York. Foi ali que a parisiense cunhou o tema de tabuleiro de xadrez (quadrados em preto e branco), que se tornaria sua assinatura.
_________________________________________________________________________

3. Rosa é unissex, por que não?

Com tamanha personalidade, este banheiro só poderia pertencer à morada de alguém exótico. Neste apartamento de 260 m², localizado no Flamengo, vivem o italiano Marco Zanini, sua esposa e a filha pequena. Ele é um dos fundadores do Memphis, movimento cultural de vanguarda que atuou de 1981 a 1987 e, assim, não tem medo de ousar nas cores. Por isso, desafia um antigo paradigma de que rosa é para meninas. Zanini, categórico, diz, “não, não é”.
_________________________________________________________________________

4. Banheiro de grife, ou melhor, grifes

Eis um banheiro modelo. Literalmente. Este cômodo é o sonho dos profissionais do Ludovica + Roberto Palomba tornado realidade. Trata-se de um protótipo que visa apresentar a sua mais recente linha de louças e acessórios para banheiro, produzida pelas mega empresas Kartell e Laufen. O equilíbrio desta coleção é alcançado por meio de uma mistura fina: a geometria rígida da cerâmica é suavizada pela alegria colorida dos elementos de plástico.
_________________________________________________________________________

5. Estampa sobre estampa

O banheiro do hotel Villa des Alyscamps, em Arles, na França, grita o nome de India Mahdavi. A mistura para lá de corajosa de cores e padrões, por si só, sugere de quem é a autoria do projeto. “Não gosto de escalas de duas cores, pois dão um efeito muito estático. Parto sempre de três ou quatro matizes, que equilibro em masculino-feminino, sempre com uma tonalidade predominante. Quando se tem apenas três cores num ambiente, o resultado é muito previsível. Quando se têm cinco ou seis, aí então dá para começar a brincar”, diz a designer.
_________________________________________________________________________

6. Flores e continuidade

Em Londres, Christine d’Ornano, executiva da marca de cosméticos Sisley e herdeira da família que criou a Lancôme, vive com o marido, o financista libanês Marzouk Al-Bader. Ela mesma decorou seu lar. Por ali não restou nenhum cantinho vazio de cores, nem o banheiro da suíte, cujas paredes são cobertas por tecidos florais dos anos 1970. O mesmo acabamento foi empregado no quarto do casal, dando unidade.
_________________________________________________________________________

7. O glamour presente no amarelo

Já que estamos aqui falando de cores, não há escapatória. Um nome se repete: o de India Mahdavi. Ela é a autora da decoração deste banheiro, que difere totalmente do banheiro repleto de estampas apresentado acima. Eis uma profissional de qualidade: capaz de projetos diversos. Neste ambiente, a designer, de forma simples, criou uma decoração original. Ela apenas elegeu um amarelo forte para aplicar em uma parede, onde também há textura.
_________________________________________________________________________

8. Pequeno, mas vermelho

A pequena casa de hóspedes, projetada pelo escritório Poteet Architects, tem dimensões enxutas: sua área não ultrapassa os 30 m². Trata-se de um container que foi convertido em casa. Funcional e confortável, a morada conta com ar-condicionado, chuveiro e um banheiro seco – de compostagem. Sem medo de diminuir o espaço já restrito, os arquitetos lançaram um vermelho forte no ambiente. A escolha errada muitas vezes pode ser a certa.
_________________________________________________________________________

9. Paredes de ouro

O requinte deste lavabo se deve a João Mansur, que escolheu para as paredes uma pintura especial feita com folhas de ouro, realizada pela dupla Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian. “Quanto mais o tempo passa, melhor o resultado. O revestimento vai mudando de cor e ganhando um lindo aspecto envelhecido”, conta João, que equilibrou o tom marcante com bancada e piso de mármore branco. O grande espelho ajuda a ampliar o espaço.
_________________________________________________________________________

10. Inspiração local

O estilo rústico que caracteriza as construções da Andaluzia, no sul da Espanha, norteou a ambientação desta residência em Carmona, cidade localizada naquela região. O designer Jaime Parladé segmentou as paredes em três faixas, coloridas com cimento pigmentado. O piso de ladrilhos hidráulicos tem estampa geométrica em preto, cinza e branco. Surge com isso um ótimo contraste com o verde e o vermelho.
Mais relevância ao menor dos cômodos


É comum acreditar que decorar bem o banheiro não é importante. Ou mesmo que não vale a pena dar muita atenção a um espaço tão reduzido. Mas se pararmos para pensar por um momento, o banheiro é o cômodo mais presente no nosso dia a dia. Estamos sempre passando por ali. Sendo assim, a ideia de transformar o ambiente em um canto agradável parece bastante lógica. Para ajudar nossos leitores a transformarem seus banheiros e lavabos em locais alegres e interessantes, listamos abaixo dez ótimos projetos. Dê uma olhada!


Fonte: Casa Vogue

Um comentário: