sexta-feira, novembro 08, 2013

O primeiro lar do jovem advogado


Um belo apartamento de 130 m² em Ipanema




Quando o jovem advogado saiu da casa dos pais, o fez em grande estilo. Contratou os serviços de Anna Backheuser, do escritório Ateliê de Arquitetura, para reformar o apartamento de 130 m² no qual se instalaria. Seguiram-se então quatro meses de prancheta e oito de reforma. “Nós tivemos bastante liberdade no desenho da nova planta e na escolha dos acabamentos”, relembra a arquiteta. “Era o primeiro apartamento, assim, se por um lado havia muita expectativa, por outro não havia bagagens ou manias”, conclui.

Os pedidos do cliente eram simples. Ele fazia questão de modernidade, funcionalidade, integração e destaque para suas obras de arte. Ou seja, tratava-se de conceitos abstratos, o que garantiu amplitude criativa à equipe de Anna. Talvez por isso o apartamento em Ipanema acabou sendo intensamente alterado. Um dormitório e um banheiro foram desfeitos para que a área social ganhasse espaço. Outras paredes vieram abaixo para garantir a relação sem barreiras entre as salas de estar e jantar, e a cozinha.




“Optamos pelo uso de portas de correr de madeira que podem abrir a cozinha totalmente para as salas ou separar completamente os ambientes”, explicou Anna. “Esse é um recurso que funciona muito bem visualmente”. A madeira neste lar está presente em diversos pontos, além das portas. O piso é também de madeira clara, bem como a estante de peroba mica que recosta sobre a parede de tijolos em uma das faces do living. Por ali, a cadeira deSérgio Rodrigues – de madeira! – completa a composição.

No resto da morada, acumulam-se as paredes brancas, que servem de expositores neutros para as obras de arte do morador. A neutralidade dos materiais e mobiliário é proposital, eleita em função da variedade gráfica da arte. No estar, ainda assim, há peças que chamam a atenção. A poltrona da Lattoog, de um design contemporâneo, e o tapete listrado de sizal dão cor ao ambiente. Próximo dali, na cozinha, encontram-se acabamentos práticos e elegantes. Novamente, as linhas retas e o branco predominam.

Outras alterações relevantes foram a realocação da porta principal, que mudou de lugar para propiciar uma melhor circulação na área comum, e a abertura parcial do banheiro da suíte, integrando-o ao quarto, ainda que superfícies de vidro fosco mantenham alguma privacidade por ali. Ao final, o aconchegante apartamento do solteiro ficou com dois dormitórios, além da área comum interna e da varanda. “O cliente, quando viu o resultado, confessou que não imaginava quanto espaço havia ganhado”, finalizou Anna, contente.




































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário