quinta-feira, janeiro 02, 2014

12,5 m² muito bem-desenhados




Residência estudantil se inspira em trens e navios


Com uma temática bastante atual, o arquiteto Ernesto Bartolini, do DA Studios, em parceria com os designers do estúdio Ab Rogers, desenvolveu em Londres um complexo-dormitório para estudantes universitários com as medidas mais enxutas possíveis. O projeto do alojamento Scape se baseou no aproveitamento máximo do espaço que se vê em trens, submarinos, navios e outros transportes que levam passageiros por períodos longos. Assim, cada uma das 600 suítes tem apenas 12,5 m². Para os designers do Ab Rogers, trata-se de um novo modelo de habitação urbana compacta.

“Começamos o desenho pelo projeto dos quartos, que são peças de alta engenharia”, disse Rogers. Cada célula de morar foi gerada industrial e individualmente e depois transportada para o endereço em que hoje o edifício-dormitório reside. No design destas cápsulas, há nichos e móveis com mais de uma função que visam ao uso eficiente do espaço. Cada quarto tem um pequeno banheiro e uma minicozinha embutida. De modo geral, as superfícies são brancas, mas alguns detalhes recebem cor. São seis possíveis: amarelo, turquesa, vermelho, violeta, azul-elétrico e verde – uma por pavimento.

A grande escada metálica vermelha faz a distribuição do fluxo, do térreo ao último andar. “As áreas comuns comportam uma infraestrutura que promete incentivar tanto a socialização quanto o estudo”, acrescentou Rogers. Enquanto no térreo os restaurantes fervilham, nos apartamentos, vigora o silêncio. Na decoração, o Box Noodle, que oferece comida asiática, aposta no minimalismo, com mesas longas, bancos de madeira e luminárias pendentes vermelhas – tudo muito sóbrio. Já o The Kitchen, uma delicatéssen 24 horas, tem um estilo mais descolado, com cadeiras de assento de madeira e estrutura verde-limão e uma iluminação com visual bagunçado, amarela.

Para projetar a ala comunal, os designers estudaram as ambientações multiúso de museus e galerias. O plano foi criar ambientes flexíveis que pudessem ser modificados, seguindo a grelha estrutural. Embora o complexo já esteja em pleno uso desde setembro de 2012, há planos de modificações. Será adicionado ao edifício um espaço fitness com equipamentos de última tecnologia. Mas, do jeito que está, o projeto já pode ser considerado inovador, além de visualmente atraente. Sorte dos estudantes londrinos!



























Fonte: Casa Vogue 

Nenhum comentário:

Postar um comentário