domingo, janeiro 19, 2014

Oficina de ferreiro vira ateliê em Milão


Sede da marca MSGM ocupa edifício do séc. 19


Em 2009, Massimo Giorgetti criou a MSGM, uma marca que produz moda para o universo feminino e masculino. Desde o lançamento da sua primeira coleção, em 2010, a MSGM é um sucesso em Milão e mundo afora. Sendo assim, é de se esperar que a sede da empresa seja tão interessante quanto as suas peças. Graças a Fabio Ferrillo, arquiteto do escritório Off Arch, tal hipótese é verdadeira. Foi ele quem realizou a reforma de uma oficina de ferreiro cuja construção data do meio do século 19.

O grande feito de Ferrillo foi transformar a deterioração dos espaços em seu charme. O segredo foi promover ali uma reforma restauradora, que apenas melhorava os pontos críticos, mantendo a estética rude e industrial do galpão. Assim, veem-se por ali ainda o grande portal de entrada, os ganchos que pendem do teto, as paredes de tijolo a vista e algumas peças do maquinário antigo. A grande clarabóia central foi reformada, bem como as portas e janelas. Um shaft sem uso foi instalado em um escritório privado para refletir mais a luz no lugar.

As novidades nesta construção de 260 m² são o piso de concreto e os elementos de aço galvanizado – fora, é claro, a decoração, que em sua maioria foi garimpada em antiquários de Antuérpia e de Paris. Em pontos estratégicos há superfícies lisas que exibem cores interessantes: cinza claro e rosa. Essas fatias de parede dão ao lugar uma atmosfera descolada e, ainda, elegante – o que tem tudo a ver com a marca. Outro elemento que chama atenção é a lareira: uma Louis Philippe original do século 19, feita de mármore francês.

Na decoração há raridades, como peças assinadas por Friso Kramer, que datam da década de 1950. A grande mesa de reuniões é de Ico Parisi, e data dos anos 1960. Este item, de origem italiana, foi encontrado em solo belga. As luminárias de ar industrial foram todas resgatadas de edifícios abandonados na Île de France. As demais luminárias caracterizam-se pelo design tipicamente italiano. Para finalizar esse arranjo tão harmonioso, Ferrillo espalhou pelo escritório telas de Nathalie du Pasquier. Refinadas, ecléticas e contemporâneas, as obras refletem perfeitamente a imagem da MSGM.















Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário