quinta-feira, maio 28, 2015

Postes com painéis solares iluminam e fornecem energia



CRIADA NO CHILE, A "ÁRVORE SOLAR" GERA ELETRICIDADE SUFICIENTE PARA ILUMINAR PRAÇAS E E CARREGAR EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS


Desenvolvido pela empresa de iluminação chilena Tuboled, o projeto destes postes conta com LEDs e é equipado com painéis fotovoltaicos. O formato da estrutura foi inspirado na morfologia das árvores, onde as “folhas” foram substituídas pelas placas solares, a fim de incentivar e popularizar o uso de energias limpas.

Durante o dia, gera-se energia suficiente para manter dez lâmpadas de LED, dispostas no topo do volume, acesas durante a noite.

Integrado à rede pública, o sistema tem capacidade para iluminar espaços públicos como praças e avenidas com custos reduzidos, além de poder ser utilizado pela população para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos por meio de entradas USB.

“Trata-se de um projeto que pode ser útil para as pessoas, oferecendo um local para relaxamento no meio da cidade ou para o carregamento de seus celulares. O melhor é que tudo isso acontece gratuitamente, uma vez que o sistema utiliza a energia fornecida pelo sol”, explica o gerente geral da Tuboled, Carlos Arias.

De acordo com a empresa fabricante, existem negociações para que as “árvores solares” sejam instaladas no Brasil.
Publicada originalmente em ARCOweb em 27 de Fevereiro de 2014

Um comentário: