domingo, março 02, 2014

Saiba como deixar seu imóvel usado mais atraente para a venda


Quando um vendedor profissional oferece um produto, faz de tudo para valorizá-lo. Com o seu imóvel não pode ser diferente. As providências a tomar vão desde uma pequena reforma até aquela boa limpeza na casa, passando por dicas rápidas de como fazer as fotos para o anúncio.

Uma dúvida comum dos proprietários é saber se o local deve ser reformado antes de negociá-lo. Vale a pena trocar os azulejos ou colocar um piso mais bonito?

Roseli Hernandes, diretora de imóveis usados do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), recomenda que se consulte um corretor da região, para verificar se a obra vale a pena financeiramente, e se o proprietário terá retorno pelo investimento.

José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), aconselha a dar um desconto e evitar obras elaboradas. "Abrir negociação de preço é a melhor coisa. O dinheiro é sempre o maior atrativo na transação."

Ainda que algumas obras não sejam vantajosas, não há desculpa para apresentar um imóvel em mau estado. A falta de cuidados retarda a venda (leia mais abaixo).

"O pior erro é a casa estar abandonada", diz Wanderley Revert, dono da Revert Realce Imobiliário, empresa especializada em preparar imóveis para vender.

Segundo Hernandes, é importante que o local esteja pronto para uso. "A parte elétrica tem que funcionar. Na parte hidráulica, é importante que se consiga usar o chuveiro e dar a descarga, por exemplo", diz.

Resolver rachaduras, vazamentos e manchas de mofo são outros cuidados básicos.
Carolina Daffara/Editpria de Arte/Folhapress 





Resolvida a parte estrutural, é hora de olhar para a aparência do imóvel. Neste caso, alguns pequenos detalhes podem ajudar, sem mexer muito no bolso.

É importante, por exemplo, que o piso esteja em bom estado (um polimento pode resolver) e as paredes, pintadas. Cores claras são a melhor pedida, mas ter uma parede colorida pode causar boa impressão, afirma Revert.

"Uma casa toda branca parece uma bolha, não tem emoção. Uma casa colorida fica mais excitante. Então, é bom ter uma parede com uma cor forte e alegre", diz.

Além de demandar pequenas obras e pintura, um imóvel à venda deve estar sempre limpo e em ordem, especialmente se o proprietário ainda vive no local. Outra dica é reduzir o impacto dos itens de decoração, como porta-retratos e bibelôs das estantes, e de uso pessoal.

"Tem que despersonalizar a casa, deixá-la mais genérica. O comprador precisa se imaginar morando ali também", diz Revert.

O horário da visita também deve ser uma preocupação. "É bom agendar em horários com pouca gente em casa. Nunca na hora das refeições, quando o possível comprador vai sentir cheiro de comida", afirma Viana Neto.


A dica é fotografar o ambiente durante o dia e com as janelas abertas, porque as pessoas buscam um local bem iluminado

Fonte: http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário