terça-feira, abril 29, 2014

Lar tem técnicas de carpintaria japonesa


Casa sem paredes no meio do verde




Além de tornar a região onde está inserido altamente montanhosa, Todoroki é o único vale na parte central de Tóquio - as ladeiras são parte de uma topografia formada na era do gelo. Localizado no meio de uma área residencial, diferente da natureza artificial das metrópoles, Todoroki tem uma grande parte de terrenos conservados. Para continuar a preservar a riqueza da área, regulamentações como distância mínima dos desfiladeiros e manutenção do verde são necessárias.

Olhando com otimismo as restrições, a área residencial do projeto foi pensada como um “anel verde”, prolongando o ambiente natural o máximo possível. Contando com as peculiaridades do local, o escritório Teppei Fujiwara projetou uma casa que convida a paisagem a entrar, com um jardim circular em torno da moradia.

A construção é modesta, tendo aproximadamente 90 m² de planta. Técnicas tradicionais de carpintaria japonesa foram usadas para criar as separações estruturais da casa. A “cortina de vidro", porém, é o que mais chama atenção no projeto: a ideia inusitada permite não apenas que a luz entre, mas que o interior da morada seja banhado por uma visão do verde que o vale conserva.

Para criar espaços de circulação entre as áreas sociais, um jardim também foi feito dentro da residência. As áreas como banheiros, cozinha e escada estão no centro da casa, já os níveis superiores tem uma grande suíte principal que integra também uma pequena lavanderia. Para aumentar os espaços, as partes inferiores da escada principal podem guardar sapatos, livros e outros utensílios.

A casa se mescla com o ambiente natural em que está. O custo total foi baixo pelo simplificado método de construção, e todo o planejamento foi aberto e flexível para acomodar renovações do lugar.






























Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário