terça-feira, abril 01, 2014

Varandas integradas


Quando ambientes sociais ganham novo recurso


Adaptar a área da varanda ao restante da residência permite não somente um melhor aproveitamento do espaço, mas também é uma excelente opção para criar um lugar de lazer que não fica isolado dos demais ambientes da casa. Os apartamentos brasileiros são mestres em trabalhar este conceito na arquitetura e no décor.

1. Para transformar o lar 

Eliminar cômodos, modificando o tríplex aos poucos, foi a solução encontrada pelo arquiteto Guto Requena para atender as necessidades do proprietário deste imóvel localizado em São Paulo. Entre os pontos principais da mudança estava a integração da varanda - que fica no pavimento intermediário - com a sala de jantar e a de estar, que ganhou ainda uma cozinha gourmet. O colorido que toma conta do décor também pode ser visto da varanda, que dá acesso ao piso superior através de uma escada externa.
_____________________________________________________________________

2. Abençoado por todos os santos 

Uma vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, não poderia mesmo ficar bloqueada por qualquer tipo de divisória. Para valorizar ainda mais a paisagem, os arquitetos Márcia e Regi Amaral optaram por derrubar quase todas as paredes do apartamento de 100 m², que ficou com todos os ambientes concentrados em um único espaço, com exceção do banheiro. A varanda também acompanha o projeto e, além de ter uma cozinha integrada, conta com duas poltronas Linna, design Jader Almeida, e bancos Crocco, de Heloisa Crocco.
_____________________________________________________________________

3. Amplitude em toda a casa 

Alexandre e Johanna Birman tinham uma exigência bem clara para o apartamento de 600 m², instalado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo: queriam um lar muito bem-iluminado. Para conseguir a amplitude e a entrada de luz desejada, quase não existem paredes dividindo os ambientes. Da sala de jantar é possível ver a de estar, que por sua vez, é uma extensão doescritório, onde a moradora gosta de passar o dia. A varanda fica logo ali do lado, com a vista para a capital paulistana e um jardim, que foi criado para relaxar e meditar. _____________________________________________________________________

4. Do campo para a cidade 

Mudar-se de uma reserva ecológica para uma cidade grande, como Belo Horizonte, nem sempre é fácil. Com o intuito de manter certo ar de campo no apartamento novo, o arquiteto contratado para o projeto, David Guerra, resolveu integrar os ambientes, principalmente na área comum, além de se ocupar de uma cuidadosa escolha dos acabamentos. Assim as divisões que separavam a sala de estar, a de jantar, a cozinha e a varanda foram removidas. Para completar, todos os ambientes ganharam o mesmo piso: tábuas largas de peroba-do-campo entram em cena para alcançar uma identidade comum entre os espaços. A varanda ficou integrada a uma cozinha gourmet e a uma área de estar secundária, com sofá e poltronas com estofado de linho.
_____________________________________________________________________

5. Varanda com ar boêmio 

O espaço é o ponto alto do apartamento de um jovem morador do bairro Cidade Jardim, em São Paulo. Atendendo ao pedido do proprietário, a Triplex Arquitetura criou um ambiente integrado, onde a área social - que abriga o living, a sala de jantar e o home theater -, está aberta para a varanda, responsável por receber os convidados das festas que tomam conta da casa. É ali também que fica o móvel que reúne adega, bar, geladeira e armário para copos, tudo de uma só vez. A peça, de inox e madeira de demolição, foi pensada para deixar o lugar ainda mais livre para festeiros de plantão.
_____________________________________________________________________

6. Para curtir os dias à beira mar 

Uma das premissas do projeto desta casa de veraneio em Balneário Camboriú era a de transformar a varanda em uma área de apoio para a cozinha e para a sala de jantar. Assim, a dupla do escritório Lupa Arquitetos integrou os três ambientes. A escolha dos materiais priorizou a praticidade, sem que o espaço perdesse sua atmosfera acolhedora. A madeira natural, empregada em quase todos os ambientes, faz a conexão entre eles, bem como o décor em tons claros e livre de detalhes ostensivos.
_____________________________________________________________________

7. Vista para o verde 

As diversas salas que compunham a área social deste apartamento de 350 m², em São Paulo, deram lugar a um espaço único. A mudança feita pelo arquiteto Luciano Dalla Marta tinha como objetivo ressaltar a altura da residência: o pé-direito duplo. A varanda da morada, agora integrada ao restante dos ambientes, ganhou novas janelas altas e cortinas brancas, permitindo que o Parque do Ibirapuera, que se encontra logo à frente, fosse uma visão constante de dentro do apartamento.
_____________________________________________________________________

8. Esperando pelas visitas 

As arquitetas da Tride Interiores foram as responsáveis por dar vida a este apartamento tríplex de 300 m², em Perdizes, na capital paulista. A varanda com piscina e churrasqueira é integrada a biblioteca, repleta de livros dos proprietários, e ao home theater, e fica ainda na cobertura, área destinada às visitas. A atmosfera contemporânea toma conta de toda a morada. No piso superior o décor tem quadros de Lito Dias, além de uma tela de Paulo von Poser.
_____________________________________________________________________

9. A varanda de um colecionador de arte 

O apartamento de um solteiro, colecionador de arte contemporânea e objetos de design dos anos 1960 e 1970 não poderia ser diferente. A morada, localizada em Fortaleza, é repleta de telas e móveis assinados. A varanda integrada à sala de estar tem mesa Saarinen, cadeiras Louis Ghost de Philippe Starck, além de sofá e banquetas da Kartell. Um jardimvertical, criado pela Jardim da Cidade, decora ainda mais o espaço, que também conta com o aparador Patio Brasil e a poltrona Shadowy, da Micasa.
_____________________________________________________________________

10. Contemporânea na medida 

O projeto deste apartamento no bairro Cidade Jardim, em São Paulo, leva a assinatura deSig Bergamin. Os 750 m² da residência possuem um décor contemporâneo, porém com pinceladas de um clássico light - assim era o pedido do casal proprietário, que tem dois filhos pequenos. A varanda integrada às demais áreas sociais segue a mesma linha. Ela foi decorada com uma mesa com tampo oitavado de madrepérola, da Juliana Benfatti Antiguidades & Excentricidades, e uma poltrona com tecido Oscar de la Renta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário