terça-feira, junho 03, 2014

Casa havaiana abraça as paisagens com estilo


Futurismo rústico no paraíso





Ao imaginar destinos paradisíacos como o Havaí, é inevitável recorrer a alguns clichês. Em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego, fica fácil pensar em belas casas de madeira, talvez com alguns detalhes de palha. Mas ao construir a casa Kona, entre praias e vulcões, o escritório Belzberg Architects pegou todas as referências clássicas do local, juntou com uma boa dose de arquitetura moderna e criou uma mistura concisa entre a estética rústica e formas futuristas.

O pavilhão de entrada já antecipa um pouco do que será encontrado ali. Uma estrutura curva feita de madeira toma inspiração nos cestos havaianos e cria um portal que é sci-fi e tropical ao mesmo tempo. Passando por ele, a fachada recoberta de ripas de madeira dá espaço a grandes janelas diagonais que permitem que a vista da natureza ao redor penetre o interior da casa.

Apesar dos detalhes arquitetônicos elaborados, a planta da residência é bem simples. Ela possui uma galeria aberta, coberta apenas por tábuas de madeira espaçadas, que se alonga e organiza os cômodos da casa. De um lado, ficam os quartos das crianças e dos convidados e, do outro, a suíte máster e as muitas áreas comuns, com bastante espaço para o divertimento e lazer. Por toda a parte, detalhes de madeira esculpida fazem referência à tradição local e portas de correr conectam os espaços, dando ainda mais amplitude ao local.

No final da longa passagem, fica um espelho d’água que oferece uma pequena dica do que pode ser encontrado ali. Cercada por gramados e paisagens vulcânicas, uma grande área externa com várias chaises e uma bela piscina de pedras vulcânicas oferecem o cenário ideal para relaxar a qualquer hora do dia.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário