domingo, junho 29, 2014

Pergolados

O sol atravessa com delicadeza as pérgulas e o espaço ganha mais aconchego. Saiba mais sobre esses elementos funcionais e convidativos.

As estruturas são simples, mas o resultado é encantador. Os pergolados são excelentes opções para compor um cantinho de descanso e reunião para um bate-papo no jardim, nas áreas de lazer ou até mesmo como extensão da fachada da residência. É possível deixá-los descobertos ou, para dar mais encanto a estes caramanchões, fazer uma cobertura com espécies vegetais, trepadeiras que sobem pelas estruturas e as cobrem de charme.


Debaixo das pérgulas, o uso pode ser variado. Que tal um cantinho para descansar e ler um livro, ou até mesmo um verdadeiro espaço gourmet para receber amigos ao redor da mesa? A função do espaço determinará a área envolvida pela estrutura e a altura. Geralmente, a medida recomendada é de 2,30 m, mas alguns arquitetos preferem deixar o pé-direito mais baixo para tornar o espaço mais aconchegante e confortável, principalmente quando o ambiente for de relaxamento.


Materiais

 
Para executar as estruturas, é possível utilizar madeira, bambu, ferro ou concreto, mas lembre-se que é preciso aplicar tratamento adequado e escolher o material que mais combina com o estilo da residência e do projeto paisagístico. A madeira e o bambu precisam passar por tratamento contra insetos e impermeabilizantes para ficar mais resistentes. Os materiais ferrosos também pedem atenção. Aço e ferro devem receber tratamento galvanizado antiferrugem e não são recomendados para regiões litorâneas, por causa da ação da maresia.


Segredo na instalação

 
Se a opção for por pergolados de madeira e ferro, uma boa dica é chumbálos com concreto para que não tenham contato direto com o solo e ganhem maior tempo de vida. Se a pérgula for de alvenaria, ela deve ser estrutural e em caso de terrenos de solo instável, é preciso executar sapatas.


À noite

 
Para permitir que a área seja também aproveitada à noite, é possível incluir luzes nas pérgulas, desde que haja um projeto de iluminação e pontos de elétrica por perto. Todo o planejamento deve ser feito, de preferência, na fase de construção da casa e do jardim, para que a parte elétrica seja bem dimensionada e instalada.

Foto: Luiz Calazans
Para admirar a paisagem
 
Uma área contemplativa à meia-sombra é a proposta deste cantinho projetado pela arquiteta Flávia Ralston. O pergolado está fixado nas alvenarias de uma das fachadas com toras de madeira roliça de 25 a 30 cm. Sobre o piso de seixos beges com bolachas - sobras dos cortes das madeiras usadas na construção - duas chaises convidam à contemplação da paisagem verde que se mostra à frente da casa.





































 


Coberto de flores


Na entrada do Horto das Palmeiras, um grande pergolado recepciona os visitantes. O projeto da arquiteta Dayse Bianchi Abtibol e da paisagista Darcy Brouck é estruturado em madeira de lei ipê e cabos de aço, e coberto pela bela flor-de-jade de cor turquesa.

Para compor um cenário completo, há um jardim logo atrás formado por palmeiras laca, peperômia tricolor, palmeira metálica, singônio e alpinia. Essa composição pergolado e jardim emoldura a entrada do Horto e forma um ambiente aconchegante e de extraordinária beleza.

 

Protegido da chuva
Projetado para o descanso longe do sol, o pergolado de madeira  está apoiado sobre um deque. A proposta da arquiteta Suzy Melo incluiu uma cobertura de policarbonato para proteger os moradores. Para trazer mais vida ao espaço, na parede de alvenaria ao fundo, onde foi fixada parte da estrutura da pérgula, foram instaladas placas de fibra de coco com vasos de orquídeas da proprietária.





http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/42/artigo123987-3.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário