domingo, outubro 05, 2014

Escritório-container: o luxo no simples


Dupla de arquitetos cria atelier inusitado




Quem transita pelo Tatuapé, bairro da capital paulista, se depara com algo inusitado. De repente, eis que surge no caminho um container grafitado que chama a atenção. A ideia partiu da dupla de arquitetos Aleksandro Almeida e Anselmo Oliveira Jr quando eles se uniram para formar o Atelier H2O Arquitetura. Na época, combinaram que construiriam um escritório-conceito que mostrasse arquitetura à população e tentasse mudar a forma como as pessoas vêem as edificações. "Procuramos um lugar que tivesse acesso visual e se tornasse uma escultura para a cidade. Queríamos mexer com as pessoas que estão passando na rua", conta Oliveira Jr à Casa Vogue.


Para dar vida a ideia concebida anos atrás, surgiu o Projeto Container, um escritório dentro de uma enorme caixa de transporte. "O conceito que temos em mente é que é possível fazer muito com o que parece pouco a primeira vista. O luxo não está nas marcas dos materiais, mas na forma como a arquitetura é usada", diz Oliviera Jr. Instalado em um terreno ao lado de uma praça, o container possui cerca de 50 m². "A praça acabou virando nosso quintal e a edificação se tornou uma escultura para o espaço urbano".

O funcionamento do escritótrio-container é simples. Duas aberturas – uma na porta de entrada, que gira quase 180°, e outra em um jardim de inverno – permitem que a iluminação natural inunde o ambiente e que o ar circule em um sistema de ventilação cruzada. A luz e a água, por sua vez, vêm da única parede de tijolos construída no escritório. Para deixar o espaço ainda mais agradável, a dupla da H2O Arquitetura pretende instalar um telhado verde térmico, dispensando, assim, a necessidade de ar-condicionado.

Enquanto a parte externa ganhou um grafite do próprio Oliveira Jr, o interior recebeu uma mistura contemporânea de materiais em uma base branca. Aqui e ali, objetos vintage dão um ar descontraído ao espaço de trabalho. "Nosso escritório é um exemplo de que é possível habitar lugares inusitados. No fim das contas, a simplicidade pode ser luxuosa", finaliza o arquiteto.


















































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário