quinta-feira, agosto 13, 2015

Materiais dão charme à casa de praia


Lar gaúcho ganha funcionalidade e leveza



"Na praia, o que se quer é diversão e pouco trabalho", resume a arquiteta Cristiana Schmitz. Ainda mais para o casal de proprietários dessa casa de 450 m² em Xangri-lá (RS), pais de duas crianças pequenas. Além de ser prática de usar e exigir pouca manutenção, a morada dos sonhos deveria ter traços contemporâneos.

Para atender a esses desejos, Cristiana fugiu de adornos e investiu em materiais que pudessem ficar à mostra e envelhecessem sem perder a beleza. "A minha ideia é que a arquitetura fale por si", explica a profissional.

Assim, a casa tem algumas paredes de concreto aparente. O material também fica visível na lareira a gás e na escada que parece flutuar, com guarda-corpo de vidro. O piso de porcelanato fosco garante neutralidade – além de ter boa resistência a riscos e manchas. Para trazer rusticidade e aquecer a combinação, Cristiana empregou madeira em ripas, pedras de arenito e cortinas de linho.



Salas de estar, jantar e lareira integradas garantem que a casa possa ser usada em celebrações pequenas ou grandes. Móveis volumosos, feitos com tecido e madeira, reafirmam o ar contemporâneo da arquitetura, assinada pelo escritório Pro A. É o caso dos sofás Movie, da Bó Jeito de Morar, no living; outro exemplo são as chaises do deque, da coleção Carrera, do Studio Saccaro. O uso de peças aconchegantes compensa a falta de tapetes – itens difíceis de limpar e que exigem manutenção frequente.

A sala de jantar ganhou duas mesas da loja Casiere Interiores, colocadas lado a lado, uma delas com base de tronco natural. Quando os convidados vão embora, a família se acomoda no móvel menor. Uma tela da série Acqua, criada para a casa pelo artista cearense Sérgio Helle, traz charme ao espaço. 

A iluminação "lava" as paredes, ressaltando as diferentes texturas do interior. Usar lâmpadas de LED garante mais durabilidade. E pendentes charmosos e fáceis de limpar completam a decoração. É o caso das peças Vela, da loja Vértice, que preenchem com graça o pé-direito duplo da sala de estar.

Nas cinco suítes da casa, o ar brasileiro fica ainda mais claro. Ali a arquiteta misturou pisos de madeira e meia-paredes e teto de concreto. Portas ripadas permitem a ventilação dos armários, feitos sob medida. 







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário