domingo, novembro 09, 2014

A nossa casa representa o maior projeto e investimento da nossa vida, faz sentido que seja planejado!



Quer remodelar a sua casa? Como um arquiteto pode ajudar

Por ArchReady



Qualquer obra de remodelação requer planejar e coordenar um conjunto de tarefas complexas que exigem fortes competências técnicas e conhecimentos de arquitetura, com uma grande variedade de estudos e especialidades dependendo do âmbito e dimensão de cada projeto.

Deste modo, o apoio de um arquiteto é fundamental para ajudar a concretizar com qualidade uma tarefa tão importante como a construção ou remodelação da nossa casa.



Se considerarmos que, ao longo dos séculos e até aos dias de hoje, a maioria dos monumentos e edifícios mais famosos de todo o mundo foram desenvolvidos por arquitetos, percebemos a importância e o impacto que o trabalho destes profissionais especializados tem no nosso dia-a-dia, nos espaços em que vivemos e onde trabalhamos, nas nossas cidades, na nossa cultura.



Os arquitetos são profissionais altamente especializados que desenvolvem projetos abrangentes, planos e estratégias essenciais para a boa execução de uma obra. Existem arquitetos especializados em diferentes tipos de projetos (arquitectura, interiores, planeamento urbano) ou em diferentes tipos de abordagem de projecto (reabilitação, sustentabilidade, eficiência energética), assumindo frequentemente um papel ativo durante o processo de construção.



"Considerando que a nossa casa ou negócio representa o maior investimento da nossa vida, e frequentemente o nosso maior projeto de vida, faz sentido que seja planejado, projetado e construído da melhor forma, de acordo com os nossos objetivos e necessidades, atuais e de futuro."



Hoje em dia, diversos proprietários estão já plenamente conscientes da importância que tem o apoio de um arquiteto para uma obra de construção ou remodelação. O que a maior parte das pessoas desconhece é que o custo de contratar um arquiteto corresponde (na maioria dos casos) apenas a uma pequena percentagem do valor total da obra. Sobretudo porque o retorno deste investimento pode ser muito superior pois, para além de ajudar no planeamento inicial e no desenvolvimento do projecto, um arquiteto permite-lhe definir uma abordagem de controle orçamental, evitando gastos desadequados ou desnecessários e visando tirar o melhor partido do seu investimento, tanto no decurso da obra como a médio e longo prazo.



Tentar fazer grandes modificações em sua casa, sem ter um amplo conhecimento de fundo de projeto e obra, e sem uma estratégia global pode significar um enorme erro, para o seu bolso e para a sua vida, dando origem a problemas estruturais ou por vezes a novas e dispendiosas alterações futuras.



Quando consideramos que o espaço que habitamos não está adequado às nossas necessidades, por falta de espaço, problemas construtivos, de funcionalidade ou motivos estéticos, existem inúmeras abordagens possíveis que um arquiteto poderia desenvolver através de projetos de alteração ou remodelação, capazes de adequar qualquer espaço às exigências ou especificidades únicas de um determinado cliente ou família. Um arquiteto é capaz de analisar o seu dia-a-dia, as suas ideias, desejos e necessidades e transformá-los em planos e projetos concretos, de forma profissional e prática.



Mesmo se pensa que o espaço onde vive não tem solução, experimente consultar um arquiteto. Na maior parte dos casos os arquitetos disponibilizam consultas e orçamentos gratuitos e poderá surpreender-se com a simplicidade da proposta resultante de uma abordagem experiente e criativa. Acredite, os arquitetos adoram desafios…


Nenhum comentário:

Postar um comentário