segunda-feira, janeiro 05, 2015

Concreto, mármore e madeira em equilíbrio


Casa é transparente e permeável



Localizado na cidade histórica de Laguna, o Cabo de Santa Marta é um lugar muito procurado na costa catarinense por suas praias desertas e por ter algumas das paisagens mais estonteantes do estado. Nesse cenário paradisíaco, um casal de jovens empresários decidiu construir um refúgio confortável para reunir a família e amigos em férias e feriados. Amantes da vida ao ar livre e da boa mesa, eles queriam que a construção tirasse proveito da paisagem, trazendo a natureza para os interiores o máximo possível.

Os arquitetos Marcos Sônego, Michele Lindemann e Brunna Canto da Silva deram formas concretas a esses desejos. Para a família, eles projetaram uma residência de 336 m² de área distribuídos em dois pavimentos e um subsolo. O fato de o lote adquirido pelo casal estar dentro de um condomínio fechado, ampliou as possibilidades para a produção de uma arquitetura mais permeável, onde a transparência pudesse ser mais facilmente explorada, sobretudo no térreo, onde estão alocados os espaços de vocação social.


Com linhas puras e elementos sóbrios, a casa foi erguida diante da paisagem de modo muito respeitoso e elegante, combinando paredes de concreto aparente com acabamento frisado, brises de madeira e vidros laminados. No lado externo também se sobressaem o deque de madeira e a pérgola de concreto, que ajuda a controlar a insolação e, de modo sutil, reduz a altura do pé-direito na varanda.



Com amplos vãos livres e balanços, a estrutura tem pilares muito esbeltos. Graças ao esquema estrutural utilizado foi possível garantir integração máxima aos ambientes de convívio. Cozinha, jantar, estar e varandas compõem quase que um único pavilhão livre de barreiras visuais. Associada às amplas aberturas de vidro, a união dos ambientes teve, ainda, o papel de democratizar a vista para o mar e favorecer a ventilação natural. Basta olhar para fora para visualizar e sentir a natureza.

A decoração procurou manter-se fiel ao propósito de criar espaços amplos, claros e fluídos. O mobiliário fornecido por Pierini Móveis, Italsofa, Saccaro e Sierra tem design discreto deixando que os revestimentos se sobressaiam. Nesse ponto, destacam-se as paredes com aplicação de mármore travertino romano (Palimanan), bem como o forro e as paredes superiores do living com lambris de freijó. No piso a opção foi por revestimento cerâmico em placas de grandes dimensões que remetem à rusticidade do cimento. Para a extensa bancada em ilha que acomoda fogão, cubas, banquetas e serve de apoio ao conjunto gourmet, a opção foi pelo elegante silestone branco.



Marcos Sônego conta que o projeto de iluminação foi concebido de acordo com a função de cada espaço, buscando o equilíbrio entre aconchego e sofisticação. A iluminação pontual foi utilizada nas áreas de trabalho, como na bancada da cozinha, e em pontos estratégicos para valorizar os revestimentos e texturas das paredes. No estar, os pendentes fornecidos pela New Line iluminam de forma geral, preenchem o pé-direito duplo de seis metros e proporcionam um ar leve e contemporâneo.

Engastada na parede do living, a escada revestida com mármore travertino conduz o usuário ao pavimento superior onde se tem acesso a uma passarela que parece flutuar sobre o estar. Desse ponto é possível chegar às quatro suítes, todas elas com janelas que se estendem até o chão e com uma atmosfera suave, obtida com o uso de tecidos naturais, tons neutros e marcenaria leve.













































Fonte: Casa Vogue



Nenhum comentário:

Postar um comentário