terça-feira, janeiro 20, 2015

Cozinha asiática com toque moderno

Décor ousado marca restaurante oriental

O restaurante de comida na brasa Topolopompo, em Tel Aviv, Israel, especializou-se em culinária atual do Extremo Oriente. Por isso, não espere uma decoração tradicionalista, um pastiche de antigos salões de banquete japoneses e chineses. Os arquitetos do estúdio Baranowitz Kronenberg apostaram na força dos interiores contemporâneos.


Uma tela metálica em tons dourados serpenteia pelo teto alto da casa. A forma abstrata alude a um dragão, monstro benfazejo em várias mitologias asiáticas. "Seus movimentos criam uma rica percepção de camadas e mistério", contam os arquitetos.

O adorno flutua sobre as mesas distribuídas em três diferentes níveis. Os arquitetos criaram o percurso inspirados na diferença de relevo de algumas paisagens orientais, onde vales férteis dão lugar a terraços com plantações de arroz e, por fim, aos topos das montanhas.









A variação de altura permitiu criar mais possibilidades de reuniões. O mezanino, por exemplo, recebe encontros reservados, enquanto grupos maiores ocupam o térreo. As pequenas luminárias Glass Lens, de Tom Dixon, criam um "efeito vagalume" nas mesas comuns; sobre os espaços íntimos flutuam pendentes maiores.

A escolha de revestimentos, é claro, reforça o tema do design de interiores. Assim, as paredes receberam pastilhas de concreto hexagonal em três dimensões, uma referência às escamas do dragão; pisos ganharam bambu e basalto, uma rocha vulcânica. O bar tem um painel com cestos de fibras naturais geralmente usados para cozinhar pratos orientais no vapor.











































































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário