sábado, janeiro 10, 2015

Loft com poucos metros e muito estilo


Apartamento no Baixo Augusta dribla os 37 m²




Quem entra no apartamento criado por Maximiliano Crovato para um jovem executivo solteiro, na região paulistana conhecida como Baixo Augusta, mal consegue perceber que a propriedade tem apenas 37 m². O foco da pouca metragem é facilmente deslocado graças à profusão de peças de design, de revestimentos acertados e truques de decoração e arquitetura que criam a ilusão de amplitude.

Para começar a cozinha – originalmente separada do restante da casa – foi integrada ao espaço social, criando um ambiente dinâmico e confortável para receber amigos. No décor sóbrio e masculino, os materiais foram pensados para ampliar visualmente o lar. Tanto na mesa de jantar quanto no pequeno bar, optou-se por superfícies de vidro translúcido que não criam obstáculos para os olhos, dando a impressão de mais espaço.



O brilho foi usado com o mesmo intuito – e sem perder a masculinidade. No painel da TV foram aplicadas seis placas de vidro chocolate e, na cozinha, uma faixa de espelho bronze cria uma linha horizontal sobre o painel de madeira na cor tabaco, mesmo tom que dá sofisticação aos armários e à bancada que serve de apoio para todo o home theater.

Por todo o espaço, os objetos foram escolhidos com apuro. O destaque fica por conta da icônica luminária de piso Arco, criada por Achille e Pier Giacomo Castiglioni em 1962, que lança sua luz na chaise estofada com linho. Nas paredes cinza, dois quadros em preto e branco – um enorme desenho da artista Teresa Viana e uma gravura de Hércules Barsotti – fazem uma brincadeira monocromática de alto contraste. Ao lado do bar, a poltrona transparente Eros, de Philippe Starck, pontua amarelo com despojamento – mesmo tom da iluminação embutida no balcão suspenso da cozinha.

Ficou reservado para o quarto (de apenas 9 m²) um arroubo de ousadia. Sobre a cabeceira de madeira escura, foi aplicado um revestimento de parede que estampa uma versão estilizada do calçadão de Copacabana. Ainda ali, dependura-se do teto o enorme lustreEssayage, de Baba Vacaro – que assina também a luminária Bob, usada na parede em posição para a leitura.



















Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário