terça-feira, setembro 08, 2015

Top 10 piscinas: o paraíso em casa



Veja ambientes para se inspirar e mergulhar



Mesmo para aqueles que não buscam ideias para a reforma, ou mesmo não pretendem visitar piscinas paradisíacas no feriado mais próximo, a vista de águas cristalinas, por si só, já é suficiente para trazer uma sensação de calma e relaxamento. Seja qual for o seu propósito, confira dez projetos que incluem paraísos aquáticos como personagens principais de suas construções. Contemplação pura!




Sem espaço? Leve a piscina para o alto

Por anos, o proprietário deste edifício na Bélgica quis ter uma piscina onde pudesse relaxar depois de um dia cansativo. A solução foi adquirir a construção de uma escola abandonada e reformá-la. A ideia audaciosa foi instalar a tão sonhada instalação no topo dessa construção, com 103 m². Lá no alto, tudo é branco e a piscina esbanja um azul claro estonteante. O resultado é um cenário com clima zen. Para completar a beleza do lugar, ao fundo vê-se uma antiga basílica, cuja arquitetura rebuscada ressalta o minimalismo da área de lazer.
______________________________________________________________________________


Piscina nas montanhas da Espanha

Todo o volume retirado do solo no assentamento das fundações deste terreno em Valência, na Espanha, foi reutilizado no envoltório da construção de 886 m². Além de ecológica, a escolha foi determinante para a estética orgânica da casa, completamente alinhada à paisagem. Ao contrário de muitas moradas que possuem piscinas com vista para o mar, nesta, o ponto focal fica nas montanhas incríveis que a cercam.
______________________________________________________________________________

O mar como protagonista da piscina

Ao projetar a Maison D1, o arquiteto Vincent Coste tratou de trazer o mar para o dia a dia da morada. A villa foi construída para aluguel de temporada na cidade de L'Escalet, a dez minutos de Saint-Tropez. Para manter a vista panorâmica do Mediterrâneo, a encosta do morro abriga estacionamento, jardins e áreas de lazer. No cume, fica a casa moderna, que organiza-se ao redor da área da piscina – que tem borda infinita e é ladeada por mobiliário de desenho orgânico.
______________________________________________________________________________



Piscina aberta ao cenário sul-africano

O briefing era criar uma casa espetacular e aberta à paisagem circundante, que permite uma vista de 360 graus composta por montanhas, céu e mar. Quem assumiu a tarefa foi o escritório sul-africano SAOTA, tratando de acomodar a residência no terreno íngreme, localizado na base de um dos morros da baía da Cidade do Cabo. A piscina dá as boas vindas a quem chega e entrega o olhar ao belo cenário.
______________________________________________________________________________

Piscina como centro da casa

A Pool House, de Joaquin Alvado Banon, na Espanha, trabalha a relação entre arquitetura e água. A piscina é o coração do projeto e, por isso, foi destacada com a cor laranja, que contrasta com o cinza que predomina nas paredes externas. A água propicia um método de exploração diferente: é possível nadar através da residência.
______________________________________________________________________________

Casa de praia troca telhado por piscina

A casa no alto de Roca Blanca, no México, compensa a falta do teto com um toque lúdico: uma piscina em seu topo, com direito a deque de madeira e uma bela vista para o oceano Pacífico. Não é à toa, aliás, que a Casa Observatório foi inspirada no centro astronômico de Nova Delhi, na Índia. Do amanhecer ao crepúsculo, ela faz uma reverência ao Sol.
______________________________________________________________________________


O estúdio de arquitetura e design Ramon Esteve elegeu o topo de uma montanha em Jávea, na Espanha, para erguer a elegantíssima Casa Sardinera, uma residência alva, geométrica e minimalista que se volta para os tons de azul do Mar Mediterrâneo. O efeito de liberdade causado pela paisagem cresce graças às muitas varandas flutuantes que se lançam em direção à piscina de borda infinita. 
_____________________________________________________________________


Piscina cobre entrada de casa minimalista

Quem passa apressado pela rua nem desconfia que as duas estruturas de concreto armado que despontam do asfalto fazem parte de uma casa, e não de uma obra de arte. O terreno acidentado na província japonesa de Kanagawa foi responsável por criar esse refúgio escondido. O arquiteto Katsufumi Kubota, um dos mestres do minimalismo, deu um contexto moderno e fez a entrada da morada sob uma piscina. É debaixo do espelho-d’água e da garagem que mora o proprietário.
______________________________________________________________________________

Entre a arquitetura e a natureza

Por todos os ângulos, natureza e liberdade, da forma mais intensa que se possa imaginar. Com esse propósito, a imponente construção de 900 m² saiu da prancheta dos arquitetos Paulo e Bernardo Jacobsen. Para conectar as estruturas da casa surgem um pátio aberto, a varanda e a piscina de borda infinita. São pontos que adicionam leveza à construção, além de completarem a sensação de que ela flutua, mas não deixa, jamais, de fazer parte da paisagem.
______________________________________________________________________________

Águas minimalistas na casa de campo

Vista de longe, a partir de uma das alamedas bucólicas da Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, SP, a construção de 790 m² faz lembrar um celeiro – contemporâneo e estilizado. A sala de estar e jantar se conecta com a varanda e a piscina, com direito a jacuzzi, revestida de granito branco Itaúnas e com um visual estonteante: vegetação farta em capim-barba-de-bode e as suaves colinas da região.

Fonte: Casa Vogue

Um comentário: