sábado, janeiro 30, 2016

Fitas de led


Mangueiras ou fitas de led são pequenas lâmpadas led agrupadas e em sequência, parecidas com o pisca-pisca que colocamos em árvores no natal. São ideais para criar iluminação embutida em móveis ou em forros, pois criam um efeito de luz contínuo e linear, ou seja, espalhado de maneira homogênea por toda a sua extensão.



É importante que as fitas não fiquem aparentes, para evitar que elas chamem mais atenção do que a luz em si.Qual a diferença entre mangueiras de led e fitas de led

As mangueiras de led têm formato cilíndrico e um pouco maior do que as fitas, que são mais finas e chapadas. Por isso as mangueiras funcionam bem em forros ou outros locais de maior extensão, enquanto as fitas são a melhor opção para móveis menores ou outros locais com muitas curvas, onde a mangueira ficaria muito evidente por seu tamanho ou por não poder ficar tão dobrada como a fita.

Como funcionam as fitas de led

O funcionamento das mangueiras e fitas de led é muto simples, bastando ligá-las à tomada através de uma fonte para funcionar. Elas podem também ser conectadas a interruptores, como se fosse luminárias, e até receberem um dimmer para regular a luminosidade ou serem acionadas por controle remoto.


Variedade de cores da fita de led

A cor da luz das fitas de led pode ser branca ou amarelada, sendo a branca melhor para visualizar as cores reais dos objetos, e a amarela melhor quando se quer uma ambientação mais aconchegante e intimista. Existem também muitas outras cores, e até um modelo que fica mudando de cor, conhecido como RGB. Para a decoração, o melhor é usar a luz branca ou o amarela, que são mais discretas e menos cansativas.

A vantagem da iluminação com lâmpadas led

A iluminação com led tem sempre a vantagem de gastar menos energia do que os outros tipos de lâmpadas. Uma lâmpada de 5W de led tem a mesma capacidade de iluminação de uma lâmpada incandescente de 25W, ou seja, é 5 vezes mais econômica. Além disso, elas não esquentam a cabeça nem o ambiente como as incandescentes e as dicróicas, por exemplo.

E no caso das fitas, uma outras vantagens são o tamanho reduzido e fácil de esconder e a luminosidade constante por toda a sua extensão, ao contrário das fluorescentes tubulares, que seriam a alternativa para fazer iluminação embutida em vãos lineares.



Efeito gerado pela iluminação embutida

Embutir a iluminação é sempre interessante pois é bem mais agradável ver a luz de maneira indireta, ou seja, perceber a luminosidade mas sem ofuscar a vista ao olhar diretamente para a lâmpada. O ambiente fica mais convidativo e mais confortável.

Outra consequência da iluminação embutida é a valorização e destaque do local onde ela for instalada, seja o forro, um móvel ou um painel na parede. Por isso, inclusive, é aconselhável não embutir iluminação em muitos locais de um mesmo ambiente e muito menos de um mesmo móvel, pois ao destacar muitos elementos o visual fica poluído, chamando atenção para tudo ao mesmo tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário