sexta-feira, janeiro 11, 2019

3 dicas para escolher uma coifa


    O modelo mais indicado para a sua casa, a vazão ideal e o modo de funcionamento: confira o que é preciso saber para fazer uma compra certeira

     Reunir os amigos para cozinhar um prato especial é um daqueles momentos que ficam guardados para sempre na memória. Por isso, vale tudo para tornar o encontro o melhor possível, certo? Assim, um dos cuidados para tomar na cozinha é com a escolha da coifa – será ela, afinal, a responsável por minimizar aquele cheio de comida que pode ficar em excesso no ambiente, entre outras funções.




Coifa de embutir Incasso 75 cm, da Tramontina (Foto: Divulgação)


A seguir, a Tramontina dá três dicas para você entender qual é o modelo mais indicado para a sua casa.

1. Entenda a vazão ideal para a sua cozinha

Para uma coifa ser eficiente, ela deve ter a capacidade de trocar o ar da cozinha no mínimo 12 vezes por hora. Mas como calcular a vazão ideal para o seu espaço? Observe a imagem abaixo e siga a seguinte fórmula de cálculo: A x B x C x 12 = m3/hora. O resultado irá mostrar a vazão de que precisa.





Meça a largura, o comprimento e a altura sua cozinha conforme você vê na figura e substitua os resultados pelas letras A, B e C da fórmula. Por exemplo: em uma cozinha de 4m x 3m, com pé-direito de 2,7m, o cálculo será: 4 x 3 x 2,7 x 12 = 389m3/hora. Nesse caso, portanto, a coifa deve possuir a vazão mínima de 389m3/hora.

Ponto de atenção 1: em projetos em que a sala e a cozinha são integradas, deve-se considerar a dimensão total do ambiente. 

Ponto de atenção 2: para que os dados acima sejam válidos, certifique-se de que a coifa tenha a vazão declarada conforme a norma IEC 61591 – infelizmente, algumas marcas vendidas no Brasil não mencionam a vazão dessa maneira, ou seja, você pode estar comprando algo que não necessariamente irá valer a pena.

2. Saiba qual é o modelo e o tamanho mais adequado

Há no mercado diversos modelos de coifa, que se encaixam nos mais variados projetos de cozinha. Veja quais são eles:

• Para fixação na parede, sobre fogões ou cooktops.




Coifa de parede New Colorful com pintura automotiva 90 cm, da Tramontina (Foto: Divulgação)

• Para fixação no teto, instaladas sobre fogões ou cooktops montados em ilha.




Coifa de ilha New Dritta Isla 90 cm, da Tramontina (Foto: Divulgação)

• De embutir: são as coifas fixadas no móvel sobre o fogão ou cooktop. O modelo fica quase imperceptível no projeto.

Coifa de embutir Incasso 75 cm, da Tramontina (Foto: Divulgação)


Em relação ao tamanho, observe o seguinte:

• A largura do cooktop ou fogão em relação à coifa: para um bom funcionamento, o ideal é que ambos tenham a mesma medida, ou que a coifa seja maior. Caso contrário, os vapores gerados poderão ser desviados por correntes de ar laterais.





• A altura do pé-direito: antes de adquirir uma coifa é preciso avaliar a altura do pé-direito da sua cozinha. Se ele for maior que o padrão (mais do que 2,8 m), certamente você irá precisar de uma ou duas chaminés complementares para a instalação. O fabricante pode apresentar opções para aumentar a altura do produto, mas o ideal é optar por uma chaminé original de tamanho superior, assim você garante um acabamento perfeito.




3. O modo de funcionamento: exaustor ou depurador?

Por fim, observe de qual dessas maneiras a coifa pode ser instalada. 

• Exaustor: esta é a escolha mais indicada. Nesse modo, a coifa fará a absorção da gordura nos filtros metálicos e conduzirá os vapores e odores do cozimento diretamente para o ambiente externo por meio de um duto. Para fazer a instalação nesse modo, você vai precisar de uma saída externa com diâmetro de 150 mm, que pode ser feita no teto ou na parede.





• Depurador: se não der para instalar a coifa em modo exaustor, pode-se fazer a instalação no modo depurador. Nesse caso, a coifa irá reter a gordura do cozimento num filtro de alumínio, enquanto os odores serão absorvidos por um filtro de carvão ativado. O ar será renovado e devolvido ao ambiente interno da cozinha por meio de furações laterais na chaminé superior.






fonte: https://casavogue.globo.com/promocasavogue/promocasavogue1/noticia/2018/11/3-dicas-para-escolher-uma-coifa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário