Páginas

quarta-feira, julho 06, 2011

Luminotécnica de academia de ginástica.

O projeto de luminotécnica procurou valorizar equipamentos de ginástica e texturas dos acabamentos

Iluminação define ambientes
para uso diurno e noturno
A academia Bio Ritmo, instalada no Shopping Higienópolis, em São Paulo, apresenta linguagem luminotécnica incomum em espaços para atividades físicas.

Com dois sistemas independentes , a proposta de Plínio Godoy oferece, durante o dia, iluminação funcional, que se transforma gradativamente para criar uma ambientação noturna mais relaxante e descontraída. A solução atende dois segmentos distintos de freqüentadores.

Ao contratar os projetos da nova unidade da Bio Ritmo, seu proprietário tinha em mente um espaço que se diferenciasse de outras academias por proporcionar uma ambientação mais intimista e aconchegante, com a possibilidade de criar cenários alternativos de luz.

Segundo Plínio Godoy, a proposta luminotécnica desenvolvida com duas linguagens diferentes atende interesses funcionais e estéticos. Ele apresentou uma solução para uso diurno , quando a academia é freqüentada predominantemente por idosos, e outra para a noite , período em que a casa se transforma em ponto de encontro de jovens.

Ocupando três níveis no interior do shopping center , em área anteriormente destinada à garagem subterrânea, a academia não recebe luz solar. Sua iluminação utiliza lâmpadas de luz branca, mas evita a aparência fria e estimulante das temperaturas de cor mais elevadas. Para isso, o sistema geral emprega uma combinação entre fluorescentes direcionadas para baixo e halógenas e de vapor metálico voltadas para cima, todas com 3 mil kelvins.

A temperatura de cor resulta numa iluminação branca morna, de tom mais amarelado, e numa atmosfera menos agitada que a das academias tradicionais.

A chegada de um discotecário para determinar o ritmo musical dá início, após às 17 h, ao processo de transformação do espaço , que ganha clima de estar com a colocação de pufes e sofás nos ambientes e com a transição gradativa da iluminação .

Nas salas de ginástica , o sistema computadorizado desliga automaticamente as fluorescentes de 3 mil kelvins e aciona fluorescentes azuis. Luminárias especialmente desenhadas para esse projeto embutem fontes luminosas nas duas variações de tonalidade. Parte das lâmpadas de vapor metálico e halógenas brancas também é apagada e, em seu lugar, entram em funcionamento outras do mesmo tipo, porém dotadas de filtros azuis ou vermelhos, direcionadas para o teto e as paredes.

A iluminação de destaque ressalta os equipamentos de última geração, como as esteiras equipadas com monitor de TV de plasma. Na sala de spinning (ciclismo praticado em grupo, com bicicleta ergométrica especial), toda pintada de preto,
a luz branca tem função meramente operacional. As aulas são realizadas sob a luz negra, que valoriza os detalhes fosforescentes de bicicletas e uniformes.

A recepção , no piso superior, busca atrair os usuários do shopping. Sua iluminação é sempre a mesma, caracterizada por pendentes e pelo painel com leds azuis que transmitem simultaneamente a imagem de aconchego e tecnologia. Nos vestiários, os boxes de chuveiro masculino e feminino são iluminados em azul e vermelho , respectivamente.

Quando o usuário entra no espaço, um sensor de presença apaga a luz colorida e acende a branca, sinalizando a ocupação do boxe. Nos compartimentos dos sanitários, luz indireta intensa tem a função de evitar a sensação de claustrofobia decorrente do espaço reduzido.
A iluminação foi compatibilizada às instalações originais do shopping, que permanecem aparentes
A recepção aberta deixa entrever a iluminação colorida da área de atividades físicas, ao fundo
Ponto de conexão entre o shopping e a academia, a recepção possui painel com leds azuis e antecipa a luminotécnica diferenciada
A temperatura de cor de 3 mil kelvins realça a textura do tijolo aparente e define a atmosfera mais aconchegante na sala dos halteres
 
A iluminação diurna emprega luz branca de tonalidade morna, para evitar a ambientação impessoal; os professores controlam a iluminação e podem acender luzes azuis para relaxamento
O tratamento luminotécnico da lanchonete também cria ambientes diurnos e noturnos
A partir das 17 h, o sistema computadorizado
apaga parte das luzes brancas e aciona lâmpadas
dotadas de filtros coloridos
Uma das paredes do fundo repete a idéia do painel com leds usada na recepção
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário