Oscar Niemeyer já era um arquiteto consagrado quando, em meados de 1970, começou a desenhar móveis – que hoje figuram na história do design brasileiro. .
As curvas sinuosas da marquesa
Desenhada em 1974, a marquesa é feita de madeira prensada ebanizada com assento de palhinha natural. No livro Móvel Moderno no Brasil, Niemeyer comenta: “É interessante assinalar como a técnica da madeira prensada nos aproxima da arquitetura: a mesma possibilidade de novas formas, o mesmo empenho em reduzir a seção e simplificar o sistema construtivo”. O mesmo material foi utilizado em outras peças, como a própria cadeira de balanço, em 1977. Elas fazem parte da linha de mobiliário, que teve cerca de dez peças, desenhadas pelo arquiteto e produzidas em parceria com a filha, Anna Maria Niemeyer.
Fundação Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer e a filha, Anna Maria Niemeyer.
Divulgação
Assim como os outros móveis, a marquesa possui linhas curvas, eternizadas no Poema da Curva e nos projetos arquitetônicos de Niemeyer.
Ricardo Chaves
O arquiteto soma projetos memoráveis no Brasil e fora dele, como os prédios públicos de Brasília e a coautoria na sede da ONU, nos Estados Unidos.
Nana Moraes
Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia pela Escola Nacional de Belas Artes, em 1934.
Nenhum comentário:
Postar um comentário