Escolher lâmpadas e luminárias é mais que opção estética, e depende de projeto especializado
s
Antes de comprar lâmpadas e luminárias nos momentos finais da obra, o mais indicado é providenciar um projeto luminotécnico: estudo que determina técnicas de iluminação para cada ambiente da casa, garantindo níveis de iluminação adequados às diferentes atividades de seus moradores.
A contratação deste tipo de projeto em obras residenciais no Brasil, no entanto, ainda é muito limitada:
“É comum que arquitetos de obra ou lojas especializadas ofereçam serviços parecidos, mas por não terem conhecimento técnico suficiente, o foco na escolha dos equipamentos acaba sendo mais estético do que funcional”, explica Fabiano Castro, arquiteto, urbanista e consultor de Eficiência Energética do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).
Primeiro, o projetista avalia a disponibilidade de luz natural nos espaços, a partir da posição e dimensionamento de janelas, e níveis de incidência direta de sol.
Hábitos de uso dos moradores também precisam ser investigados, para saber como, quando e em que situações os ambientes da casa serão utilizados. Só então luminárias e tipos de lâmpadas podem ser especificados.
“O projeto luminotécnico é complexo; deve ter a cara de cada cliente, contemplando todas as funcionalidades que ele deseja ter em casa”.
adorei sua web :0)
ResponderExcluirguapa sua web e shot time :-)
ResponderExcluir