Louis Vuitton em aço e vidro diáfanos
Frank Gehry assina edifício para a maison em Paris
A Fundação Louis Vuitton divulgou imagens do seu novo edifício. Projetado pelostarchitect Frank Gehry, o prédio de vidro e aço será inaugurado no próximo dia 27 de outubro no Jardin d’Acclimatation, coração da capital francesa.
O edifício centralizará as atividades da Fundação, que promove a arte contemporânea internacionalmente. Também marca os 160 anos de existência do império de luxo, que começou em 1854 como um ateliê de malas, liderado pelo artesão Louis Vuitton.
Gehry projetou o edifício envolto em 12 conchas de vidro, construídas com 3.600 painéis - cada um feito sob medida com precisão milimétrica. O aspecto diáfano permite que o monumento se funda ao jardim. Cria também um diálogo com o Grand Palais, o famoso palácio de exposições com teto transparente construído no século 19 e marco arquitetônico da cidade.
O corpo do edifício é composto por galerias que exibem o acervo permanente e mostras temporárias, além de um auditório com capacidade para 350 lugares. Um terraço sob a cobertura de vidro oferece vistas panorâmicas de Paris e do verde ao redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário