A oitava edição da mostra de decoraçãoMorar Mais por menos Brasília
abre ao público no dia 6 de novembro (quinta-feira)
Visitante encontrará ideias sustentáveis e preços acessíveis
O Morar Mais por menos Brasília chega a sua oitava edição. Criada no Rio de Janeiro em 2004, a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo tem o objetivo de propor soluções sofisticadas e modernas e, ainda assim, acessíveis ao bolso dos brasileiros. Em Brasília, a mostra é organizada por Willian Brandão e filha, Chiara Brandão. A edição 2014 será inaugurada no dia 5 de novembro, e ocupará 3600 m² do prédio da Casa do Candango, na SGAS quadra 603. Entre os dias 6 de novembro e 14 de dezembro, a mostra estará de portas abertas para o público.
São 37 ambientes, assinados por mais de 50 profissionais, que comprovam que morar bem, melhor e com mais aconchego e beleza é para todos. Dentre as novidades desta edição destaca-se uma casa completa com 800 m². Dentre os vários espaços, o visitante irá encontrar um festival de salas - com cinco salas de estar em estilos diferentes -, dois apartamentos, uma quitinete e uma casa de vidro de 70 m², localizada na área externa do prédio. Há também um ambiente dedicado a casamentos, com uma reprodução do que se pode criar em eventos e cerimônias.
O Morar Mais por menos Brasília 2014 reúne promessas da arquitetura e do design brasiliense e, também, profissionais com mais estrada na capital federal. Juntos, eles se complementam, trocam experiências, desenvolvem e inovam o olhar a respeito do morar bem, melhor e com mais beleza.
O slogan "O chique que cabe no bolso" é levado a sério no Morar Mais por menos. Em cada ambiente, haverá um quadro descrevendo detalhadamente todos os itens utilizados na decoração, com o respectivo fornecedor e preço. Ao entrar na exposição, o visitante recebe uma ficha e, tendo interesse, pode adquirir as peças.
Em todo o país, o Morar Mais por menos está estruturado em seis pilares. É pioneiro em sustentabilidade, investindo em ambientes que buscam soluções e materiais alternativos, recicláveis, reaproveitáveis e certificados, além de focar na economia de energia e água. A mostra defende a inclusão social, valorizando os trabalhos artesanais de ONGs e cooperativas de artesãos, criando possibilidade de negócios para quem trabalha informalmente.
O terceiro pilar é a brasilidade, que consiste na valorização de produtos nacionais para compor o ambiente. Há também a preocupação em dispor as novidades em tecnologia e inovação, mostrar a realidade atual exibindo trabalhos inéditos e tecnologia de ponta. O quinto conceito é o de vendas, totalmente inovador, pois possibilita interação entre os visitantes, profissionais e as marcas utilizadas.
Por fim, destaca-se o sexto pilar, relativo à customização. Nele, o Morar Mais por menos aposta no lado artístico dos arquitetos, decoradores e paisagistas. De forma que há espaço para a expressão da criatividade dos profissionais, que imprimem personalidade aos projetos, tornado-os únicos e autorais.
Os visitantes da Morar Mais por menos Brasília 2014 ainda poderão se deliciar em dois ambientes: no Nosso Sabor Sorveteria e Cafeteira e no Restaurante e Bar, que faz referência ao cerrado brasiliense.
Espaços Morar Mais por menos Brasília
Entrada Social GNT
Áurea Borges
Mais por menos. Chique e sustentável. O espaço une luxo e consciência ecológica, desde o piso ao rodapé, em um ambiente requintado com peças feitas a partir de materiais encontrados no lixo reciclável. A composição permite a reflexão sobre a arte do reaproveitamento, em um espaço onde o clássico incorpora artisticamente o sustentável de forma harmoniosa, como em uma melodia. O projeto, patrocinado pelo canal GNT, comunica toda a sofisticação e criatividade do canal.
Brinquedoteca – Espaço Submarino
Áurea Borges
Consciência ecológica, respeito à natureza e valorização da água. O espaço, patrocinado pela Estação da Criança, traz diversão aliada à noção de sustentabilidade. Por meio de vídeos reproduzidos nas escotilhas do submarino, a criança navega pelas imagens das espécies marítimas dos oceanos. O cenário autoeducativo oferece a oportunidade de embarcar em uma viagem ao mundo aquático, valorizando o consumo responsável dos recursos hídricos e a preservação da fauna marinha. As cores primárias presentes nos brinquedos e painéis imprimem alegria ao ambiente.
Bilheteria
Ilgner Martins
Rômulo Salvino
Hallyson Uchoa
Brasilidade por meio de cores. É um espaço com conceito inovador, arrojado e diferenciado, desenvolvido a partir de materiais reutilizados. O painel de paletes, suporte usado em feiras, foi pintado de branco e envelhecido. O revestimento azul, escolhido para combinar com o mobiliário, une-se ao revestimento branco e ao piso porcelanato preto para trazer equilíbrio nas cores intensas. A iluminação central e as arandelas agregam requinte ao ambiente.
Hall da Casa
Studio Pacheco by Inovar - Arquitetura e Urbanismo
Ricardo Pacheco
Rafaela Pacheco
O espaço faz uma homenagem à cidade de Formosa, em Goiás, aliando o rústico da região ao moderno de Brasília. É um ambiente aconchegante com ideias inovadoras de decoração, para todos os bolsos. Foram usados móveis de baixo custo, madeira de demolição e piso de PVC. Além disso, também foi utilizado um tecido que remete ao couro e ao linho, fazendo referência à Formosa, conhecida como a cidade dos couros.
Sala de Estar
Marcelo Rosso
Espaço que permite unir o contemporâneo a uma obra antiga. É um ambiente de baixo custo sem deixar de agregar luxo e brilho. Para compor uma proposta elegante, foram escolhidos móveis nobres e uma cobertura diferenciada nas paredes, com painéis de madeira que projetam uma iluminação cênica de led, além de propor mobilidade e economia ao projeto. O porcelanato no piso remete ao estilo underground. Tecido, lona e madeira no mobiliário aliam conforto e resistência, reafirmando o conceito do espaço.
Sala de Jantar
Nídia Mendes
O espaço é baseado em releitura do quadro de Vincent Van Gogh, Amendoeira em Flor, que evoca a felicidade do início de um novo ciclo. A obra foi feita para presentear o irmão do pintor, Theo Van Gogh, pelo filho que nascera. A pedido de Vincent, o quadro deveria ser disposto na cabeceira do casal, para simbolizar a nova vida que chegava. Pensado para casais, o ambiente reflete expressividade e é dedicado àqueles que buscam o amor a dois.
Hall da Sala de Jantar
Sabrina Najar
O painel na entrada do espaço, inspirado nas paletas de Le Corbusier, tem a função de estimular sensações no expectador por meio de cores primárias que se desdobram geometricamente. As paredes, com efeito de concreto de demolição, e o piso, em cimento queimado, propõem o uso da estrutura bruta e do material com suas características naturais. Foram usados também materiais sustentáveis, como o painel, feito em MDF, e utilização de restos de obra de elementos galvanizados.
Sala de TV
Maria Haydée - Casa Studio
Aconchegante e descontraída, a Sala de TV utiliza a cor cinza e os tons da madeira para transmitir sensação de bem-estar. A luz cênica e intimista, em luminária de led, inspira conforto, além de ser econômica. A composição de piso PVC, que se assemelha ao cimento queimado, e o tapete felpudo criam uma atmosfera de “sentir-se em casa”. O ambiente é moderno e foi criado com materiais recicláveis e de baixo custo.
Escritório dos Agentes de Viagem
Santos Belfort Arquitetura
Claudine Araújo dos Santos
Alessandra Araújo
O espaço retrata um casal de proprietários de uma agência de viagem. O escritório alia o retrô dos anos 1950 e, ao mesmo tempo, elementos de modernidade. O prazer por viajar é retratado por meio da linguagem dos móveis e dos painéis de lousa com fotos de vários lugares do mundo. A tela e objetos de pedra do artista André Cerino reafirmam este cenário, próprio daqueles que estão sempre com as malas prontas. O ambiente une harmonia e conforto a baixo custo.
Cozinha da Casa
Carolina Gomide
Arquiteta e Urbanista
Philipe Costa
Cozinha brasileira contemporânea que une os conceitos de aconchego, praticidade e acessibilidade. O piso de porcelanato, o revestimento cerâmico e a bancada de granizo escuro foram escolhidos por oferecer praticidade e facilidade na limpeza do dia a dia. A mesa de madeira rústica, a mini-horta de temperos vertical e a iluminação natural dão toque de sustentabilidade e conforto. Utilizando materiais da AC Coelho, o projeto mostra que é possível fazer uma cozinha sofisticada e acolhedora usando produtos e soluções simples a custos reduzidos.
Espaço do Colecionador – Circulação dos Quartos
Inovare Arq Design
Priscila Gabini
Tomas Zeymer
Elisângela Palmeira
Respirar e viver o prazer da arte. O conceito do espaço reafirma a possibilidade do acesso à cultura e à arte, gastando menos. Por meio de esculturas, marcenaria e objetos a baixo custo, o ambiente alia economia e sustentabilidade sem deixar de lado o estilo e a beleza.
Suíte da Moça
Ana Carolina Albernaz
Ambiente foi pensado para uma jovem encantada com a brasilidade da Capital. O projeto foi inspirado no modernismo de Brasília. A estrutura em concreto armado da Casa do Candango norteou a escolha dos elementos do espaço. Os tons de branco, cinza e madeira também remetem ao tema. Tudo está em equilíbrio. Os rústicos do concreto e da madeira se contrapõem à suavidade do rosa chá e da iluminação. O aconchego da madeira “quebra” a frieza do porcelanato cinza e dos grandes tecidos brancos. A elegância do moderno brasileiro com detalhes românticos faz da suíte da moça um espaço atemporal.
Quarto do Casal
Gilson Freire - AGaleria.arq
Um presente do esposo à esposa. A composição traz mistério por meio do aparador de boas-vindas e do biombo vazado, que escondem um pouco o ambiente e aguçam o sentimento de surpresa. O quarto do casal recém-casado aplica o conceito provençal, promovendo sensações de aconchego, romantismo e sensualidade. O espaço, patrocinado pela Stok Lar, une o universo masculino ao feminino, sem perder as características individuais por meio dos tons de marrom, azul e estampa floral. O canto de leitura do homem e a penteadeira da mulher reafirmam a ideia. A iluminação cênica produz o efeito quente e de penumbra, complementando as sensações da composição.
Banheiro do Casal
Mayara Chaves
Sofisticado e aconchegante, o ambiente foi pensado para um casal homossexual masculino. A ideia une simetria, conforto e serenidade por meio do uso de tons neutros. O porcelanato amadeirado confere atmosfera de tranquilidade, característica de um spa. O espaço mostra que o banheiro não é apenas um cômodo funcional, mas que é também um local de relaxamento.
Suíte do Garoto
Kleyton Dayve
A criação desse ambiente é inspirada na paixão por motos e viagens, traduzindo o espírito aventureiro. Essa temática permitiu a utilização de design moderno e, ao mesmo tempo, audacioso. Valorizando o conceito Morar Mais Por Menos, uma bobina para fios foi reutilizada na criação de uma mesa de canto. A cabeceira da cama e os pufes foram estilizados com tecidos. Esse mobiliário foi aplicado de maneira harmoniosa tornando o espaço aconchegante, proporcionando conforto e auxiliando a compor o estilo próprio do jovem morador.
Quarto da Bebê
Rosana Kramer
Sofisticado e funcional, o espaço mostra que é possível criar um ambiente moderno e atemporal, que se adapta à idade da criança. O quarto, patrocinado pela Stok Lar, transmite conforto por meio do estilo provençal, dos tons pastéis e do mobiliário vintage de cor branca com tons marrom. A iluminação indireta, proporcionada por sancas e arandelas, comunica aconchego e modernidade.
Jardim Interno
Suzana Guimarães
Priscilla Maciel
Viníciuz Vieira
Entre outras obras de Sanagê Cardoso, o jardim ostenta uma grande estrutura metálica laranja de 6m de altura, concebida a partir da desconstrução de um simples clipe. A escultura foi instalada no meio dos 60 m² do local que, além do aço, tem em sua composição madeira e pedras de demolição, vegetação variada, areia e argila. De um lado, o projeto paisagístico é constituído por diferentes espécies rasteiras. Do outro lado, estruturas maciças surgem a partir de composições de caibro, pedras portuguesas e seixos de argila. Luzes indiretas, projetadas do fundo, ressaltam as cores, as formas e a beleza das plantas.
Galeria de Arte
Stella Lopes
O espaço visa à valorização da obra de arte e dos artistas locais. A iluminação direcionada, o teto e paredes em cores neutras, além da simplicidade dos materiais escolhidos, servem para evitar interferência nas obras, tornando-as o destaque do ambiente. A referência à Brasília dos anos de 1960 está presente na escolha do piso de granitina.
Sala de Estar do Casal de Artistas
Catiúcia Fernandes
O espaço transmite conceito contemporâneo, com linhas retas, formas limpas, modernidade, pouca cor e sustentabilidade. Projetado para receber a família e amigos com muito requinte, tecnologia e a baixo custo. Patrocinado pela Iluminart, o espaço valoriza a importância de uma iluminação planejada e automatizada, com aplicação de materiais sustentáveis que garantem o menor consumo de energia com a utilização de lâmpadas leds. Pensando no meio ambiente e na sustentabilidade, o painel de TV e uma estante foram feitos com madeiras de obra reaproveitadas. Além disso, o rodapé foi feito de poliestireno produzido com garrafa pet.
Sala de Estar Pirenópolis - Paulo Rizzo
Fran Lima
Marcelo Lourenço
Welson Rolins
Um espaço relaxante que traz na ambientação a tranquilidade da bela cidade de Pirenópolis, em Goiás. O ambiente passa a sensação de “sentir-se em casa”, por meio do porcelanato no piso que traz ao imaginário o aconchego das casas da região. O revestimento cerâmico, na parede da área de leitura, revela a simplicidade do grande artista Athos Bulcão e recebe a companhia da cadeira Athos, fabricada pelos profissionais que assinam o espaço. As pedras extraídas da cidade, que revestem os pilares, evocam naturalidade e força. Os tons terrosos, com predominância da cor cinza, realçam um ambiente masculino para um jovem empresário.
Banheiros Públicos
Idesign
Lany Bandeira
Liza Sanvi
Igor Pedro
Brasilidade por meio de mistura de cores e formas é o conceito do projeto. Retrata as raízes culturais sem perder o bom gosto, misturando a arte, que é a essência do brasileiro. Foram selecionados produtos que remetem à matéria-prima do país, como a madeira, o cimento queimado e a terracota. O ambiente valoriza a matéria que se encontra do Brasil, proporcionando o contato com o estilo típico nacional, de matérias naturais, texturas e cores. Sem perder a modernidade, a composição leva o visitante às cidades do interior brasileiro.
Estar Box
Miguel Gustavo
Arquiteto e Designer de Interiores
Moderna e conceitual, a sala de estar comunica aconchego e harmonia. A iluminação cênica, em luminárias de led, une conforto e economia. O mobiliário clean confeccionado em linho traz requinte e impacto. Patrocinado pela Hometeck Sistemas Construtivos, o espaço exibe piso flutuante de PVC e revestimento vinílico, que remetem à madeira. Os materiais conferem sensação de bem-estar ao visitante. O espelho d’água possibilita uma ambiência térmica confortável ao espaço. A composição traz um ar de ilusão e surpresa sem deixar de ter um custo acessível.
Hall dos Apartamentos
Traçado Capital
Mirella Antoniazzi
Letícia Nóbrega
Vinícius Mariquito
O projeto expõe conceito moderno, a partir de soluções simples, com uso de materiais a baixo custo. A linguagem contemporânea está presente nos tons vibrantes do amarelo que contrastam com o preto e a textura alaranjada em aço corten. A iluminação de led, o banco feito em cobogó e o piso porcelanato com efeito de madeira de demolição conferem elegância à composição. O conceito ecológico se faz presente no revestimento feito em fibra de bambu, que exibe geometria diferenciada.
Apartamento do Jovem Casal
Lucivania Castro
Com conceito moderno, o ambiente foi idealizado para um casal que busca conforto e sofisticação. É um espaço leve, com uso de cores suaves, criando uma atmosfera de aconchego e requinte. O custo acessível dos materiais alia-se à tecnologia da televisão, projetada em vidro translúcido.
Quitinete do Profissional Urbano
Túlio Gomes
Luiz Cruvinel
Concreto aparente, linhas retas, cores primárias e design brasileiro remetem ao conceito modernista. O espaço é capaz de unir a casa e o ambiente de trabalho de um homem de cerca de 35 anos. Assim, o sucesso profissional e o consumo de tecnologia, aliados aos bens de conveniência, valorizam o status, levando-o para dentro do lar. Apaixonado por Brasília, o dono deste espaço ama as formas, a arte, a música e a natureza típicas do cerrado. A dupla de designers criou uma quitinete com a alma de Brasília.
Apartamento do Casal Moderno
Uni Arquitetura
Luciana Herenio
Cecília Malcher
Cristina Braz
O conceito é proporcionar versatilidade e aconchego, primando pela elegância e sofisticação. As exigências da vida moderna buscam praticidade e conforto, aliado ao bem-estar. Sendo assim, foi desenvolvido o projeto de um loft, onde os espaços interagem e possibilitam ao jovem casal viver com comodidade além de receber amigos com requinte e despojamento. Foram usados produtos que exploram a modernidade e a rusticidade do concreto e, ainda, o aspecto natural da pedra. O colorido das pastilhas e a bancada do banheiro conferem um toque atemporal ao ambiente.
Estúdio do Artista – André Cerino
Catiúcia Fernandes
Um espaço contemporâneo inspirado na arte feita a partir de objetos reaproveitados, valorizando a sustentabilidade. O ambiente, patrocinado por André Cerino, desperta a imaginação, transmitindo a ideia de um legítimo ateliê, que leva os bastidores do artista a público. Pensando na rotina do artista, foram usados materiais em cores neutras e iluminação com spots, permitindo flexibilidade para as diferentes situações desenvolvidas no local. Um dos destaques é a mesa com pés de cavalete, envolvido por cordas, para fazer o menor uso possível de produtos industrializados e, com isso, transmitir a criatividade do artista.
Loja Sublimes
Tânia Fernandes
Patrocinado pela loja Sublimes, o espaço é dividido em mini-ambientes, que expõem diferentes temas para cada produto da loja. O local transmite naturalidade por meio do mobiliário feito em madeira e pelos tons neutros aplicados. São evocadas sensações de conforto e de rusticidade.
Espaço Cultural Planalto Vidros Especiais
Estúdio Galeria
Cris Koressawa
Leandro Pimentel
O espaço expõe obras de artistas plásticos locais, feitas com produtos da Planalto Vidros Especiais. Os artistas adotaram o vidro como elemento principal nas obras, destacando a emoção que o produto transmite. O material rígido, usado na construção civil, se transforma de acordo com a maneira em que é aplicado. A iluminação com luz direta, que cria efeito cênico, dá destaque às obras. O piso de cimento e o revestimento semelhante ao concreto conferem ar urbano e neutro.
Segundo Espaço de Convivência Só Reparos
Ângela Borsoi
Sônia Lacombe
Um espaço para a família reunir-se com amigos e desfrutar de uma atmosfera confortável. O ambiente oferece inovadoras e agradáveis opções para degustar delícias culinárias preparadas no convívio familiar, apreciar um bom vinho em companhia de amigos e, ao mesmo tempo, assistir vídeos. A arte se faz presente por meio de cerâmicas e porcelanatos que mesclam diversos tons e linhas. O aconchego e praticidade que o revestimento e o piso em PVC 70% reciclado, que remete à madeira, se misturam harmonicamente. Os tons de marrom, cobre e madeira compõem um ar sóbrio e moderno ao projeto. Patrocinado pela Só Reparos, o ambiente se adapta à área externa de uma casa ou apartamento, próximo a uma piscina ou hidromassagem.
Nosso Sabor Sorveteria e Cafeteira
Suzana Guimarães
Pensado para ser um espaço aconchegante, descontraído e intimista, propício para encontrar amigos. No mobiliário são utilizadas cadeiras em madeira de um cinema desativado da década de 1950. Nas cores, o marrom remete aos grãos de café e o vermelho, que alimenta o fogo, faz referência ao aconchego e à vida. Foi usado na composição piso porcelanato em tom bege e revestimento semelhante ao aço corten, que trazem o conceito de Morar Mais Por Menos. O projeto, que carrega o nome da marca Nosso Sabor, ressalta a tranquilidade e conforto do ambiente por meio de um piano que agracia o ouvido dos visitantes com música ambiente.
Espaço de eventos – Table Parfait
Maria Palhares
Antônia Palhares
Marinella Volpi
Reproduzindo um “mini wedding”, ou seja, um casamento em miniatura, o ambiente propõe mostrar ao visitante as várias possibilidades para a realização de eventos. De um lado, duas mesas para os pais e uma mesa de bolo e, do outro, uma pista de dança, um bar e um bistrô. O espaço moderno com toque clássico cria a oportunidade de acolher convidados de forma elegante, confortável e criativa. A forração em tecido delimita o ambiente, que ganha ares cênicos graças à iluminação adotada.
Restaurante e Bar
Esquadra Arquitetos Associados
Manuela Dantas
Filipe Monte Serrat
Em coerência com o menu servido, que inclui ingredientes brasileiros, o espaço, patrocinado pelo Carlos José Gastronomia & Eventos, evoca a seca brasiliense. Os tons quentes da terra e do pôr do sol, aliados à rusticidade das árvores secas, são expressos por meio de paleta de cores como laranja, vermelho, cinza e azul. Um dos materiais da Hometeck Sistemas Construtivos, o piso escolhido proporciona uma paginação com pouquíssimas juntas e possui cor alegre e quente para reproduzir o efeito de terra, em tom alaranjado. O forro, por sua vez, previne a proliferação de odores, além de proporcionar conforto acústico.
Casa de Vidro
Moacir de Melo
Valdir Barbosa
Daniel Cavalcante
Com o conceito de inovação e sustentabilidade, a casa foi construída em estrutura metálica e vidro temperado. O ambiente faz uso de um novo tipo de construção: rápido, leve e sustentável, muito usado na Europa e nos Estados Unidos.
Casa-contêiner da Estilista
Marcela Lins
Sarah Sarmento Fagundes
Michelly Brito
O conceito Morar Mais Por Menos é apresentado no ambiente desde a estrutura até o reaproveitamento de materiais. O espaço une sofisticação e sustentabilidade ao aplicar soluções alternativas e de baixo custo. O cobogó foi escolhido para fazer referência à arquitetura brasiliense e por facilitar a ventilação natural. A bancada de chapa metálica, a porta de entrada produzida com retalhos de metal reutilizado, o visual industrial do piso porcelanato com efeito de cimento queimado e os tons de verde das paredes conferem efeito diferenciado ao reduto da estilista.
Loja Conceito House MDF
Ângelo Whosoever
Angélica Veras
Moderno e acessível. A varanda gourmet e escritório de vendas foi pensado para expor os diversos tipos de MDF disponíveis na loja patrocionadora do espaço, House MDF. Sendo assim, o material principal é a madeira, que permite uma decoração bonita com baixo custo. O ambiente uniu desde a versão mais simples do produto à mais nobre, resultando numa composição harmoniosa e diversificada.
Varanda e Jardim
Tânia Fernandes
O espaço traz um jardim com floração em tons quentes e formatos orgânicos que remetem à estação do verão. Bancos em madeira bruta, flores, cavaco e pérgola em madeira de eucalipto foram usados para compor um ambiente relaxante e que desperta as sensações de conforto, naturalidade e rusticidade.
Serviço
Mostra Morar Mais por menos - O chique que cabe no bolso
Local: Casa do Candango, Conj A S/N, SGAS Qd. 603, Asa Sul, Brasília – DF
Data: 6 de novembro a 14 de dezembro
Horário: terça à sextas-feiras, das 16h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Morar Mais Brasília: (61) 3242-4789
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Facebook: www.facebook.com/morarmaisbsb
Nenhum comentário:
Postar um comentário