quinta-feira, novembro 19, 2009

Tomadas e plugs

A partir do primeiro dia de 2010 começa a ser implementado um novo padrão brasileiro de plugues e tomadas de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Partindo de uma dúvida de um cliente que não sabe se mantem ou não as tomadas existentes, coloco aqui algumas informações sobre o novo padrão de tomadas exigido pela ABNT, aproveitando-me de dois textos, sendo o primeiro do site tecnocracia.com.br e o segundo do site da editora abril.





Por que será feita essa mudança?
O argumento para a padronização é facilidade e segurança à população. O brasileiro já teve mais de 12 tipos de plugues e oito de tomadas nacionais ou importados, obrigando-o a utilizar adaptadores muitas vezes. Dependendo do formato ou potência do aparelho, o consumidor pode ser vítima de choque ou provocar curto-circuito ao ligar o produto à tomada.

O que sai de cena?
Os pinos chatos deixam de existir com o novo padrão, permanecendo apenas os terminais redondos. Também será proibida a fabricação dos benjamins (comumente chamados de “T” por conta do formato), pois serão substituídos por soluções mais seguras e com limites de ligações encadeadas que a rede elétrica possa suportar. Isso evitará a sobrecarga de um único ponto da rede elétrica, exigindo mais planejamento nas instalações.

Como será o novo padrão?
O mercado terá dois modelos de plugues e tomadas com dois (bipolar) ou três pinos redondos (bipolar com aterramento). Portanto, aquele pino plano retangular será descartado. O terceiro pino redondo, em um dos plugues, servirá como fio terra evitando que o usuário leve um choque ao ligar aparelhos com corrente elétrica excedente.

Em quanto tempo a padronização estará concluída?
Como mudanças grandes exigem cuidados ainda maiores e no Brasil as coisas andam muito vagarosamente, o padrão que teve sua redação alterada em 2002 só será definitivamente implementado em 2010, último prazo para que formatos incoerentes sejam comercializados. Os usuários não possuem data para adequação, mas o próprio mercado fará com que o consumidor adeque suas residências, pois à partir de 2010 não serão mais encontrados aparelhos com plugues fora do padrão estabelecido à venda no mercado brasileiro.
Muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos já estão adaptados, como TVs e geladeiras. No entanto, o prazo final é junho de 2011. A partir de 1º de janeiro de 2010, empresas não poderão mais fabricar e importar equipamentos com plugues antigos e, até o dia 1º de outubro do mesmo ano, não poderão mais comercializar esses aparelhos com o varejo. Em 1º de janeiro de 2011, o comércio varejista não poderá mais vender, de forma avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo e até junho não poderão mais ser vendidos pelo comércio, produtos com o padrão antigo.

O que muda com a existência desse novo modelo?
Como dito, a nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com 2 terminais e pino redondo com 3 terminais, sendo 1 terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e consequentemente diminuindo riscos de choques elétricos – uma das principais preocupações do novo formato.

O fio terra
No ano de 2006, o Presidente Lula regulamentou uma lei que obriga que todas as construções possuam rede de aterramento em suas instalações elétricas. A norma regulamentadora de tomadas e plugues também determina que alguns eletrodomésticos sejam fabricados seguindo o padrão de 3 pinos, entre eles a geladeira, lavadora e secadora de roupas, por conta de seu alto consumo de energia. O plugue com 2 terminais continuará sendo utilizado pela maioria dos aparelhos.

Adequação das residências
O padrão NBR 14136 foi feito com base em estudos nacionais e internacionais, levando em conta uma série de fatores, incluindo-se o fator compatibilidade. É sabido que a grande maioria da população brasileira terá dificuldades em adequar sua rede elétrica residencial por falta de recursos financeiros ideais.

Com o lançamento dos padrões, a grande maioria dos aparelhos utilizados em uma residência, continuará no padrão 2 pinos e o mesmo é 100% compatível com a maioria das tomadas elétricas existentes nas residências brasileiras. Isso reduzirá drasticamente a necessidade da troca de tomadas para aquisição de bens como ventiladores, liquidificadores ou ferros de passar – aparelhos mais baratos e com vida útil reduzida – e reduzindo a obrigatoriedade para aparelhos com alto consumo como geladeiras e máquinas de lavar roupa, que possuem uma vida útil longa e não estão acessíveis à população de baixa renda.


Minha humilde opinião
A questão pode parecer simples, mas é complexa. Meu grande receio é que, como aqueles kits de primeiros socorros - que eram obrigatórios em todos os carros e depois tornaram-se quinquilharia devido a não obrigatoriedade - em alguns anos a ABNT reveja o modelo e mude tudo novamente.
Pensando nisso e sabendo que a troca de um modelo pelo outro não é tão simples quanto parece ser, minha dica é cautela. Para aqueles que irão construir agora e já tem eletrodomésticos com a tomada modelo antigo, mesclem a existência de modelos novos e antigos, tomando o cuidado de planejar onde cada tomada será colocada. O mesmo vale para quem está fazendo reforma.
Aos que não tem nada e começarão do zero, tanto na construção quanto na mobília, acho que deve analisar o modelo dos plugs dos produtos adquiridos para, então, decidir qual a melhor opção a ser adotada.

Em qualquer dos casos, é sempre importante ter um bom engenheiro elétrico e um eletricista para saber coordenar esse processo. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário