sábado, maio 15, 2010

A função e as partes de um Telhado



Função:

Os telhados tem a função de receber as águas da chuva, proporcionar isolamento térmico e proteger de outros acontecimentos atmosféricos.
Composto de telhas inclinadas colocadas de maneira a canalizar as águas para o solo, tem também uma função estética.
Quando bem desenhado o telhado invariavelmente embeleza a casa .

Telhas podem ser de:
Barro ............................................... canal ou plana
Cimento amianto ........ ondulada canalete ou plana
Vidro ............................................... canal ou plana
Plástico .................................................... ondulada
Zinco ........................................................ ondulada
Concreto .......................................... canal ou plana
 Partes do telhado
 - Água :
superfície plana inclinada de um telhado;
- Beiral:
projeção do telhado para fora do alinhamento da parede;
-Cumeeira:
aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas que geralmente localizada na parte mais alta do telhado; 
- Espigão:
aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de água;
 - Rincão:
aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas (também conhecido como água furtada;
 - Peça complementar:
componente cerâmico ou de qualquer outro material que permite a solução de detalhes do telhado, podendo ser usado em cumeeiras, rincões, espigões e arremates em geral; pode ser também uma peça especial destinada a promove a ventilação e/ou iluminação do ático ou, na inesist6encia de forro, do próprio ambiente da edificação;
 - Rufo:
peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede;
- Fiada:
seqüência de telhas na direção da sua largura. 
 
 Consertar um telhado ou seja remover ou recolocar telhas que tenham sido danificadas, é sempre um trabalho que necessita de muito cuidado. 
Altura
- procure instalar uma corda de segurança para evitar quedas.
Telhas
- não pise sobre as telhas, coloque uma tábua, ou uma escada deitada e amarrada.
Peso
- Se tiver de trocar muitas peças não carregue muitas de uma vez, isto provoca desequilíbrio e aumenta as possibilidades de rachar as telhas que estão suportando o seu peso.
Faça pequenos montes distribuídos ao longo do percurso .
Chuva
- Não trabalhe em cima de telhas molhadas, é escorregadio e quebram mais facilmente.
Vento
Reforce o beiral (prolongamento do telhado que ultrapassa o limite das paredes da casa) com a colocação de um forro ou amarrando as telhas com arame.
Infiltração e goteira no teto da casa
Não espere que goteiras apareçam para providenciar a manutenção do telhado. Fique atento aos cupins. Eles podem consumir as madeiras de sustentação e causar o deslocamento das telhas.
Mas se você constatou uma goteira no teto da sua casa, ou infiltração pela laje e até mesmo mofo perto do teto, primeiro é preciso saber a origem do problema.
Em época de chuvas é que esses problemas mais aparecem. Normalmente, estão relacionados à cobertura ( telhado ) da sua casa.
Se o problema for muito grave – por exemplo, o teto está ficando encurvado com o volume de água, a qual está caindo em grande quantidade dentro de sua casa – não pense duas vezes: é preciso tomar uma providência urgente.
Se você percebe que sua segurança está em risco, talvez seja até preciso chamar o corpo de bombeiros.
Se for possível, retire os móveis do local. Mas, se não for esse o caso, talvez até você mesmo possa solucioná-lo.
É possível que algum cano tenha estourado – alguma coluna d’água que desce da caixa d’água, por exemplo. Nesse caso, feche o registro geral imediatamente e abra as torneiras para esvaziar os canos.
Se houver aquecimento e você tiver canos de metal, deslique-o, para não danificar os canos.
Se, por acaso, existir algum vazamento perto de tomadas ou se água estiver saindo por elas, desligue imediatamente a chave geral, para não correr riscos.

Tomadas, lustres e acendedores são os que mais representam risco, quando a água de chuva escorre através deles. De maneira alguma deve-se ligar o interruptor e acender a lâmpada quando estiver pingando água, pois isso pode provocar curto-circuito em toda a rede elétrica da casa.
Esse é um problema imediato e não pode esperar o tempo firmar. Nesse caso, chame o eletricista ou isole a tomada até que o defeito possa ser consertado.
Se você conseguir identificar o cano danificado, amarre um pano ou fita de vedação em volta( no local afetado ) e chame um profissional imediatamente.

Quando um telhado é construído, existem indicações de inclinações e telhas que devem ser utilizadas.
Quando a inclinação do telhado é grande ou o local da sua casa está sujeito a grandes ventos, o fabricante recomenda até a amarração das telhas.
Se a instalação não foi feita adequadamente ou surgiu uma situação ímpar que provocou o destelhamento, esse pode ser o motivo da goteira ou infiltração.
Saia de casa ou então, se você tiver acesso ao forro e isso for possível, procure tentar localizar algum ponto que esteja sem telha. Se for esse o motivo, você até pode tentar colocar uma nova telha no local.
No entanto, é preciso muito cuidado com a sua segurança, pois esse tipo de trabalho é bastante perigoso e deve ser evitado quando as telhas estiverem molhadas.

Regra número 1:

Por mais que a goteira incomode, é proibido subir no telhado úmido ou quando não se tem certeza de pisar nas telhas com segurança. Não são poucos os acidentes, como a queda de telhados ou lajes escorregadias.

Calhas entupidas ou sujas também podem provocar goteiras e infiltrações.
Para sanar o problema é preciso limpá-las e também o bocal, retirando folhas e outros materiais que impedem o escoamento da água.
Trata-se de uma tarefa simples, mas que também requer muito cuidado com os aspectos de segurança. Verifique se as calhas e condutores não estão sujos a cada seis meses.
É necessário retirar as telhas laterais e limpar com uma escova.
Quanto ao condutor, basta inserir um pedaço de madeira ou ferro para desobstruir.
Podem existir, ainda, outros problemas, tais como ferrugem, emenda estourada ou buracos. Ou, ainda, talvez seja preciso trocar a calha.
Chame uma empresa especializada e solicite orçamento, antes de fechar contrato para resolver esse problema.
Lembre-se, no entanto, que uma calha deve ser limpa periodicamente, para evitar esse tipo de problema e ter uma vida útil longa.
Tome cuidado com telhados localizados perto de árvores devido ao excesso de sujeira.

Estruturas de apoio tipo tesouras

As armações tipo tesouras correspondem ao sistema de vigas estruturais treliçadas, ou sejam, estruturas isostáticas executadas com barras situadas num plano e ligadas umas ao outras em suas extremidades por articulações denominadas de nós, em forma de triângulos interligados e constituindo uma cadeia rija, apoiada nas extremidades.

Tipos de tesouras

Independente do material a ser utilizado na execução de estruturas tipo tesoura, as concepções estruturais são definidas pelas necessidades arquitetônicas do projeto e das dimensões da estrutura requerida, onde podemos ter os seguintes esquemas:


O caimento

O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado.
Lembre-se de que é preciso deixar espaço para abrir a tampa da caixa d'água.
Instale a caixa sobre uma base de caibros.
É desejável ter uma distância mínima de 1,50 m entre o fundo da caixa d'água e o chuveiro, para que a água desça com pressão suficiente.
Se você não pretende construir imediatamente o telhado, a laje deve ser feita com caimento mínimo de 2 cm por metro.

Inclinação obrigatória mínima

TIPO.....................................Cm por Metro

Barro plana...(francesa).......................35 = 35%

Barro canal.....(colonial).......................25 = 25%

Cimento amianto...................................10 = 10%

Plástica....(ondulada)............................15 = 15%

Zinco........(ondulada).............................15 = 15%

Vidro....................iguais às coloniais e francesas

Laje ............................................................. 1 = 1

Alguns exemplos de telhas e telhados:

Um comentário:

  1. Quero parabenizar a arquiteta Lorena Cavalcanti, pelo belíssimo trabalho, e em tão pouco tempo de profissão demonstra capacidade e competência, sou grande admirador da arquitetura, pena que vc não mora perto de minha cidade, pois estou pretendendo construir um duplex em uma area de 25x30 , vc seria a pessoa ideal para projetar minha casa, mas sou de IUNA ES, fica muito longe dai, mas de qualquer forma te desejo sucesso e que 2011 seja um ano de grandes realizações e conquistas, sucesso absoluto. adalto gomes faria

    ResponderExcluir