terça-feira, maio 18, 2010

Lâmpada Incandescente


Os benefícios de escolher a lâmpada e a luz certas vão além de valorizar o projeto. Evidenciar um quadro sem estragar a tinta, tornar as mercadorias mais atraentes, valorizar a roupa em provadores, tornar ambientes aconchegantes ou adequados para estudos são algumas das vantagens. Em lojas, os produtos e ambientes devem ter a incidência e o tipo correto de luz, tanto para valorizar o que está exposto quanto para não enganar o consumidor.


Começaremos pela mais conhecida: a incandescente. Gera luz com base no aquecimento de um filamento de tungstênio. É a mais comum e barata de todas, e também a menos econômica. Apenas 5%, aproximadamente, da energia é transformada em luz, o restante se perde em forma de calor. Têm uma duração de cerca de 1.000 horas.  São indicadas para iluminação interna, possuem luz amarelada, variação no formato do bulbo, podendo ser transparentes ou leitosas. 

Tornam os ambientes mais aconchegantes e reproduzem as cores com total fidelidade, porém, além de aquecerem o ambiente, aquecem também a fatura da energia elétrica no fim do mês. Você pode substituir uma lâmpada incandescente de 150W por uma fluorescente de 40W, que ilumina mais por menos. A Celesc oferece uma planilha online para calcular o gasto energético de vários aparelhos, inclusive lâmpadas. Vale a pena dar uma olhada.

A Europa tem planos de acabar com as lâmpadas incandescentes até 2011. A campanha, que começou dia 2 de setembro, pretende substituí-las gradualmente por tipos mais econômicos.

Se você ainda possui lâmpadas desse tipo em sua casa, troque-as o mais rápido possível por fluorescentes, que são mais econômicas e eficientes. E ainda pode transformar as antigas em luminárias e ganchos de parede práticos e criativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário