quinta-feira, junho 10, 2010

Mármore e Granito




O uso do mármore e granito em construções tem uma história muito antiga. Tem-se notícia de seu uso 3º e 4º milênio aC.

No período Greco-Romano o Mármore passa a ser muito mais utilizado. Roma em 660 dC teve sua primeira importação de Mármore para construção de residência Consular. Para frente, a expansão foi muito maior sendo utilizado na ornamentação de Edifícios (ornamentos de arquitetura), elaboração de colunas, vasos, tanques e objetos requintados para ostentação de riqueza.

 Na idade média já eram aplicados em Palácios, Castelos etc. No Século XVII ocorre a descoberta de novas jazidas na Espanha, Itália, França, proporcionando novos tipos.

CARACTERÍSTICAS

O Mármore apresenta versões industrializadas que são constituídas de pedriscos prensados com resina. Já nos naturais as Cores são uniformes e podem acompanhar os veios possuindo baixa resistência à abrasão. São constituídos de Carbonato de cálcio e magnésio, apresentam uma grande diversidade de cores, são sensíveis a alimentos ácidos e produtos de limpeza, também são encontrados em diversas medidas de Chapas, como também, em placas de 40×30cm, 40×40cm e 60×30cm(preços menores)

O Granito é extraído de rocha ígnea dura e constituído de quartzo, feldspato, mica. Por isso, apresenta alta resistência, não risca e raramente deteriora. O desgaste é de 0.5 a 0.6mm(IPT) e é encontrado em diversas medidas de chapas e acabamentos, como segue:


• Jateado( jatos de areia): Feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas

• Levigado(lixamento bruto)/Aspecto rústico: Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas

• Flameado(jato de fogo)/Áspero(externo): Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes

• Apicoado(pequenas marteladas)/Aspereza variável: Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme ás pedras.É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2.0cm e para áreas externas devidas á propriedades antiderrapantes

• Polido(brilho)/Estética: Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.

Para o assentamento do mármore ou granito, as regras são as mesmas adotadas para as pedras naturais sendo que o contra piso e paredes devem estar impecavelmente nivelados. É importante salientar que suas faces internas precisam ser impermeabilizadas, bem como, o contra piso para evitar futuros problemas de mancha.

O Planejamento da paginação é extremamente importante para que não ocorram erros de estética ou desenhos, no assentamento (Existe uma diversidade de formas possíveis para paginação). As placas devem ser numeradas antes do corte e o desenho deve ser remontado pela continuação dos veios, na instalação. Outra opção é a Aleatória (Preferencialmente a instalação de pedras mais claras na entrada e manchadas em locais menos visíveis). 

Antes da colagem do revestimento, deve-se aplicar argamassa/cimento branco ou o indicado, areia lavada e peneirada usando o mínimo de água na mistura e instalação para evitar problemas de eflorescência (mancha preta). A colagem deve ser feita com argamassa Colante-Específico Mármore/Granito e rejunte para pedras.

Mármore:
Granito:

MANUTENÇÃO

A manutenção de mármores e granitos é muito semelhante e deve seguir a mesma feita para as pedras naturais. No caso do tráfego leve de pessoas ela não necessita de nenhum produto particularmente sofisticado a limpeza e pode ser feita com detergente neutro diluído em água limpa, que deverá ser trocada com freqüência. Para proteção pode se utilizar ceras normais, naturais ou sintéticas (Usar enceradeira do tipo doméstica).

Em superfícies já tratadas, a limpeza pode ser feita com água limpa e fria, adicionando uma pequena quantidade de detergente neutro diluído. Em superfícies de pequenas o uso da esponja ou pano é ideal para substituir a água.

Para tráfego intenso de pessoas o ideal é a contratação de uma empresa profissional. Neste caso, é importante fazer uma aplicação, em camadas, de ceras a base de resina polimérica com o uso de um pano embebido, deixando seca cada camada antes de aplicar a seguinte. O uso da enceradeira com alta rotação colabora no endurecimento da cera pela ação mecânica(Polimento).



Nenhum comentário:

Postar um comentário