quarta-feira, junho 30, 2010

Planta Baixa



Sempre que nos envolvemos com projetos, sejam arquitetônicos, de reforma ou de decoração, automaticamente somos remetidos à planta baixa. Até aí tudo bem. O difícil é saber o que isso significa e para que, realmente, serve. Dúvidas normais uma vez que poucas pessoas a compreendem ou conseguem visualizar, a partir dela, a obra acabada. 

    Na verdade, a planta baixa é o desenho de uma construção contendo todas as informações da edificação. Todos os ambientes são retratados, fielmente, através de suas medidas de largura e comprimento, bem como as especificações das portas e janelas com altura, largura e peitoril. Todo este detalhamento é feito em escala.

   Escala é a relação entre as dimensões de um desenho e as dimensões da peça a ser representada. Na montagem de planta baixa e cortes as escalas, normalmente, utilizadas são 1:50 e 1:100. Isso significa que a dimensão representada será, por exemplo, 50 vezes maior na realidade, ou seja, 1cm corresponde a 50cm reais. Escalas de redução são mais comumente usadas para que a visualização da peça seja possível no papel.

   Uma vez definida a escala a composição do desenho fornecerá a noção exata dos espaços, inserindo o conceito de área útil que é a área, efetivamente, utilizada por nós para viver e que, logicamente, terá peso maior.

   Para organizar uma planta baixa os procedimentos básicos sugeridos são:

1) Escolha da escala
2) Demarcação das paredes
3) Representação da projeção dos beirais
4) Representação da posição e das dimensões das esquadrias bem como dos arcos que demarcam as aberturas das portas
5) Representação das louças sanitárias
6) Representação dos pisos frios
7) Representação de textos e cotagem
   E não esqueça de informar a escala que foi usada na representação.

   Entretanto, dependendo do tipo de obra que estamos executando, projetos complementares como de iluminação, elétrica e hidráulica que fornecerão a localização dos pontos a serem explorados como, por exemplo, os focos de luz que serão usados para destacar quadros, poderão ser necessários. Mas, como são plantas técnicas, devem ficar a cargo de um profissional capacitado para a leitura.

   Assim, a grande vantagem da planta baixa é dar uma clara visualização do que vamos construir, reformar ou do ambiente que estamos decorando. Uma vez que nos permite fazer uma adequação correta dos móveis a serem utilizados. Pois eles também podem ser representados, em escala, dentro da planta baixa, ajudando a identificar a necessidade da fabricação de móveis sob medida, por exemplo. E servirá, principalmente, como ferramenta facilitadora no processo de discussão e execução das ideias com o profissional escolhido para realizar o projeto.

   Para a execução do projeto a planta baixa executiva será o instrumento guia para o empreiteiro.

Tudo o que será feito deverá estar representado com as medidas, absolutamente, corretas. Por isso, se for usar o computador para desenhá-la, use o Autocad que é o programa ideal para este tipo de trabalho. Os outros são mais indicados para ajudar na visualização da obra acabada privilegiando o  layout  não servindo como instrumento executivo.

fonte: http://poloservicos.wordpress.com

3 comentários:

  1. O Blog do Polinho se sente honrado pela reprodução, na íntegra, de um de seus artigos neste espaço. Acreditamos que a informação é um direito de todos e que disseminá-la não só contribui para melhorar a cultura como também educa e gera nova consciência. Principalmente quando isso é feito com ética e respeito a fonte.Magda Palma/Blog do Polinho

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorena tudo bem, gostei muito do seu trabalho em planta baixa, e se possível poderíamos manter contato para trocarmos algumas idéias, eu faço Design de Interiores em Manaus, Abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorena tudo bem, gostei muito do seu trabalho em planta baixa, e se possível poderíamos manter contato para trocarmos algumas idéias, eu faço Design de Interiores em Manaus, Abs.

    ResponderExcluir