segunda-feira, julho 12, 2010

Como adaptar a casa ao cadeirante

Você sabe o que é acessibilidade? Com certeza já deve ter ouvido este termo. 
Acessibilidade é dar possibilidade e condição de acesso, circulação, aproximação e alcance a um usuário de cadeira de rodas. 
Os espaços públicos ainda não estão totalmente adaptados às necessidades do cadeirante, mas a sua residência tem que estar ajustada. Nada melhor do que poder chegar em casa e desfrutar de liberdade.

A finalidade principal da acessibilidade é dar total independência ao morador, priorizando a circulação. O espaço não precisa ser muito grande, mas é importante que seja bem projetado para as necessidades da pessoa e que permita que o cadeirante se movimente no giro de 360º. 
Para começar, é preciso eliminar qualquer desnível, deixando o piso regular, estável e antiderrapante, facilitando o acesso a qualquer ambiente. Se a diferença de alturas for inevitável, deve-se prever rampas de acesso. Isso se aplica também para o deslocamento entre pavimentos. Este deslocamento pode ser feito ainda por elevadores especiais.

Outra preocupação é quanto a altura dos móveis, equipamentos, janelas e interruptores. 

O cadeirante deve alcançar qualquer objeto da casa sem ajuda de terceiros. Existem normas técnicas que definem padrões a serem seguidos, mas o importante é verificar a necessidade e medidas específicas de cada pessoa. O vão das portas deve ter, no mínimo, 80 cm e as circulações e corredores pelo menos 1,20 m de largura.
Nos banheiros o ideal é prever barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro dos boxes do chuveiro. Estas barras devem ter 70 cm de comprimento e precisam estar a 75 cm do chão. No boxe ainda é possível instalar bancos fixos para facilitar o banho. É importante também retirar colunas e armários sob os lavatórios, para facilitar a aproximação da cadeira de rodas. 
Esta regra vale também para pia da cozinha. As torneiras devem estar ao lado da pia. Os fogões tradicionais podem ser substituídos por cooktops.

A decoração do ambiente também deve ser bem pensada para não dificultar o acesso do cadeirante. A disposição dos móveis deve permitir a circulação sem empecilhos. Tapetes devem ser abolidos, pois podem atrapalhar o percurso. 
Espaço para rotação da cadeira de rodas
Dimensões padrão da cadeira de rodas
Uma dica especial é prever uma inclinação de 10º para frente na instalação dos espelhos.


As adaptações necessárias na casa que vai receber um cadeirante são todas listadas por uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como objetivo dar mais espaço de circulação para a cadeira de rodas e mais áreas de apoio. O interessante é que muitas dessas alterações servem também para ajudar a adaptar um imóvel para idosos, bem como para quem necessita do apoio de muletas, andadores e bengalas.

Dimensões da cadeira de rodas


Áreas gerais da casa
- A altura indicada para colocar objetos que permaneçam ao alcance das mãos como interruptores de luz, botões, interfones é entre 80 cm a 1,20m.

- As tomadas podem estar instaladas entre 60 a 75 cm do chão.

- Desníveis são resolvidos com rampas.

- Atenção ao piso, de preferência não muito polido, os antiderrapantes são mais indicados.

- Para o giro completo do cadeirante em um cômodo ou corredor o diâmetro deve ser de 1,50. Para a rotação em 180º o espaço deve ter 1,50 m de comprimento por 1,20 m de largura e para se mover a 90º o espaço livre de 1,20 X 1,20 m.

Espaço para rotação da cadeira de rodas


- Portas necessitam de vãos mínimos de 80 cm, mas o ideal é que sejam de 90 cm.
- Maçaneta tipo alavanca é a mais indicada.
- Para o alcance da maçaneta a distância entre a porta e a lateral da parede deve ser de no mínimo 60 cm.
- É indicado que os móveis tenham cantos arredondados para evitar batidas.
- Observe se os tapetes não são muito elevados e se permitem o rolamento da cadeira.


corredor
Banheiro
- Ao menos na área de banho é essencial que o piso seja antiderrapante para evitar escorregões.
- Na área de banho, a posição indicada das barras para transferências é de 76 cm em relação ao piso. Elas devem ter 80 cm de comprimento.
- Manter um banquinho no banheiro ajuda na hora de ensaboar-se. Se preferir fixá-lo à parede, o ideal é que esteja à altura de 46 cm.
- A porta do box, como todas as outras da casa deve ter no mínimo 80 cm de largura para a passagem.
banheiro

- Uma pia suspensa favorece o encaixe da cadeira sob ela. O ideal é que esteja a uma altura de 80 cm do piso. Com altura livre abaixo dela de 70 cm.
- Espelhos fixados com a inclinação de 10 graus para a frente fazem com que a pessoa, mesmo sentada, se enxergue por inteiro.
- O adaptador para o sanitário tem altura de 9 cm. Se for construir, consulte a possibilidade de em vez de usar um adaptador, construir um desnível em que o vaso seja instalado mais alto.
- É necessária a reserva de uma área de transferência, lateral ou frontal ao vaso com 80 cm de largura por 1,10 m de comprimento.
- Barras para apoio e transferência devem ser instaladas em uma lateral e atrás do vaso. Nos casos em que só há espaço para a transferência frontal, as barras devem estar em ambos os lados.
- O tamanho ideal para banheiros sem chuveiro é de 1,50 X 1,70 m.
Cozinha
- O alcance máximo padrão para quem está sentado é de 1,35 m. É importante observar esta altura para instalação de armários. E ter o cuidado de as maçanetas estarem na parte de baixo das portas.
- A pia deve ser instalada em uma altura entre 0,80 a 1,20 do chão, com espaço para encaixar a cadeira embaixo.
- A altura da mesa entre 75 e 90 cm do chão.

Quarto
- A altura ideal para cama é a mesma da cadeira de rodas.
- As fechaduras das janelas devem obedecer à altura máxima de alcance que é de 1,35 m. É importante que tenham o parapeito mais abaixo.
- O espaço para encaixe da cadeira em escrivaninhas é entre 95 cm e 1,15 m (o mesmo do comprimento da cadeira).

Dimensões para alcance manual

Dimensões para alcance manual



Fonte: IG e ABNT NBR 9050 - Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobilário, Espaços e Equipamentos Urbanos.

Um comentário:

  1. ola sou estudando de design de interiores suas dicas me ajudaram muito em um seminario. esta de parabens!!

    ResponderExcluir