segunda-feira, julho 19, 2010

Da época da colonização do Brasil

Arquitetura resiste aos séculos e ainda se faz presente em muitas casas pelo País



A arquitetura é típica das antigas fazendas paulistas de café. Dentre os itens que caracterizam o estilo estão as pedra da base do imóvel, as amplas janelas e as telhas cerâmicas.
As janelas azuis são elementos característicos da fachada de um imóvel colonial: altas, emolduradas, com abas para o fechamento.

O estilo colonial chegou aqui há muito tempo, junto com os portugueses na época da colonização do Brasil, e se mantém até hoje na nossa arquitetura. A construção charmosa é inconfundível: casas simples, brancas, com janelas azuis, pedras, grandes beirais, amplas aberturas, telhas cerâmicas e os centenários ladrilhos hidráulicos. Alguns desses elementos certamente se fazem presentes em projetos desse estilo.
Em rigor, as residências coloniais eram construídas sem fundações, pilares ou colunas, pois praticamente toda a alvenaria era feita em pedra ou taipa. No decorrer da história, a execução foi se aperfeiçoando e as pequenas casas, tomando lugar nas formações das cidades. De casas simples de colonizadores, tornaram-se grandes fazendas dos barões do café.
O estilo colonial foi ganhando o toque brasileiro, adaptando-se ao modo de vida da época. As casas passaram a ser cercadas por extensas varandas com beirais generosos onde os moradores passavam o fim de tarde conversando, e as aberturas ganharam maiores dimensões para amenizar o calor nos ambientes internos.

Casa de fazenda

Um exemplo para ilustrar o estilo colonial de arquitetura no Brasil é este imóvel localizado no interior de São Paulo, na região de Botucatu, construído para ser a sede de uma fazenda que já abrigou plantações de soja e milho, além de gado.
Há pouco tempo, a decoradora Fabienne Loulou Chalabi reformou a residência. Segundo ela, o imóvel foi construído há décadas e a arquitetura já tinha esse estilo, mas faltavam alguns detalhes para deixá-la ainda mais característica.

"Aplicamos azulejo hidráulico no piso da varanda, que é um material típico de arquitetura colonial. Fizemos uma composição de modo a ficar com o formato de um tapete", explica. O banheiro também ganhou o mesmo revestimento. A decoradora se preocupou também em dar à residência a mesma cor das antigas casas de fazenda. Sendo assim, usou muito branco, azul e amarelo. "Há fazendas com portas e janelas amarelas, mas o mais comum em imóveis coloniais é que sejam azuis", conta. As esquadrias amplas e altas receberam abas e molduras. O pé-direito alto, característico do estilo, foi recuperado e o living se mostra imponente com seus 4 m de altura.

O estilo foi mantido e reforçado, mas a planta do projeto ganhou um toque contemporâneo com a integração de espaços e criação de novos, como a área do spa. Prova de que é possível, mesmo depois de tantos séculos, ter uma charmosa casa colonial adaptada à vida contemporânea sem perder o estilo.










Para provar que é possível aliar o estilo colonial ao jeito contemporâneo de viver, a casa ganhou uma área de spa.
Peças de ladrilho também foram aplicadas na varanda que acompanha toda a residência. Além dos azulejos decorados que formam os tapetes, há faixas personalizadas que contornam a varanda.




















Os centenários ladrilhos hidráulicos não podem faltar e ganharam espaço nesse banheiro. Um grande tapete feito com esse revestimento toma o piso completamente.



A piscina de formato retangular acompanha a linguagem do projeto. O entorno recebeu piso cerâmico rústico.



Uma sala ampla é um dos principais cômodos do imóvel colonial. Atente para as portas altas de madeira que fazem a ligação do estar com as varandas.
Pé-direito alto e uso de madeira também são característicos. Neste projeto o material se faz presente no piso e na estrutura do telhado aparente.Fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/56/artigo167999-2.asp







Nenhum comentário:

Postar um comentário