segunda-feira, julho 12, 2010

Design moderno e sustentável para as ruas.



Foi inspirado em uma flor que a Philips apresentou uma nova idéia de iluminação para espaços públicos. Chamado de Light Blossom, o poste de luz possui design semelhante ao de uma flor e seu funcionamento também, uma vez que, seu sistema tem como princípio básico o de permanecer aberto durante o dia e fechar-se durante a noite, como a maioria das flores. Esse movimento está diretamente ligado ao conceito da iluminação que aproveita a energia solar ou eólica para que o poste funcione.




O Light Blossom possui em suas pétalas células solares que retêm a energia da luz do sol durante o dia e armazena-a para alimentá-lo durante a noite. Dessa forma, dependendo da posição do sol, a flor gira em pequenos e curtos movimentos para se adequar à melhor posição que aproveite mais a recepção da luz solar, como um girassol.



Agora você deve estar fazendo a mesma pergunta que fiz quando pensei em dias nublados. Como funciona esse poste se não houver sol? E não é que tudo foi pensado! Respeitando o conceito de energia sustentável do projeto, para dias nublados e chuvosos, o funcionamento do sistema muda. Ao invés da flor permanecer aberta para reter a energia da luz solar, ela continua aberta com um reposicionamento mais fechado das pétalas, mas para que o vento a faça girar como uma turbina e então, a energia é convertida por meio de um rotor.



Além do poste de acender no topo (flor), ele também possui pontos de luz espalhados pelo cilindro do poste (tronco). Esses pontos funcionam somente com a presença de pessoas por perto, quando se acendem. E se apagam automaticamente quando as pessoas se afastam. O projeto visa o controle do consumo de energia focado no consumo eficiente e sustentável, através de uma solução inteligente e de design moderno.

http://www.physorg.com/news143438150.html

http://www.simplicityevent.philips.com/global/?exp=tomorrow:light_blossom

Nenhum comentário:

Postar um comentário