terça-feira, setembro 25, 2012

Ecotelhado

Já imaginou um telhado feito de plantas?
Não, não estamos falando de morar numa cabana nem embaixo da terra, mas sim de uma tendência que em alguns anos vêm ganhando mercado, o ecotelhado, também conhecido com telhado verde, cobertura viva, entre outras denominações.
Na Babilônia os famosos jardins suspensos romperam séculos de história e até hoje são lembrados pelo seu esplendor. Certamente os babilônios não somente nos deixaram construições como os códigos, mas também esta obra prima da arquitetura.  

Muitos séculos se passaram e essa tendência volta a se espalhar por cidades mundo a fora na atualidade. 

Também chamado de ecotelhado, este se caracteriza por ser um telhado vivo com plantas que podem ser desde as ornamentais até as de consumo alimentar. 


No Brasil o maior telhado verde é o da prefeitura da capital paulista. 

Essa biocobertura ajuda na preservação deste prédio público, traz um belo visual a quem o observa dos prédios vizinhos e também amaniza a temperatura trazendo equilibrio térmico.    

Na Alemanha um dos maiores telhados verdes é o do Aeroporto de Frankfurt que possui 45 mil metros quadrados de folhagem desde 1990. O telhado verde deste aeroporto ajuda a abafar o barulho dos aviões. Já na Basileia, suiça este tipo de cobertura é obrigatórios no novos edifícios públicos e privados. Um dos maiores telhados verdes do mundo é o da Ford Motor Company nos Estados Unidos que possui 4,2 hectares de ervas-pinheiras. 


Muitos podem achar que este tipo de telhado pode dar trabalho para ser feito. Certamente, mas o resultado com certeza é bom para os olhos e para a estrutura física das casas e prédios que o tem. Pensando em facilitar a vida de quem não tem tanta habilidade em fazer tais jardins suspensos a Green Roff Blocks de St. Louis comercializa sacos de polietileno que contém plantas que não exigem muitos cuidados e se adaptam bem as estruturas de terraços e telhados. Na suécia inclusive irão fazer um bairro inteiro com telhados verdes.
Hoje na Europa em muitos países os telhados verdes se tornaram uma necessidade para se cumprir as exigências ambientais, estes podem ser visto desde os centros urbanos até em instalações nas fazendas.

Para quem ficou curioso, seguem abaixo as vantagens desta biocobertura com os dados que encontramos no site Eco Telhado:

Qualidade do ar: Através da fotossíntese e da aderência dos poluentes ao substrato, os telhados verdes agem como purificadores do ar urbano. O telhado vivo é também um aprisionador de carbono.

Benefício Educacional:  O telhado ecológico é a metáfora da sustentabilidade com efeito pedagógico para gerações futuras sendo, portanto, a cobertura ideal para prédios institucionais e escolas.

Proteção do prédio: A cobertura vegetal em um prédio elimina a concentração de calor evitando a dilatação e protegendo o prédio contra trincas. O substrato absorve também as chuvas ácidas. Estes dois fatores elevam a vida útil da construção.

Pluvial: Pela retenção de água e diminuição do fluxo a laje vegetada  contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva. 

Biodiversidade: Com o crescente desenvolvimento das cidades e de áreas rurais, espécies vegetais e animais têm sido expulsas de seu habitat natural. A cobertura vegetal ou telhado de grama é ferramenta fundamental para a sobrevivência e continuidade da manutenção da vida no conceito urbano que se forma a partir de agora. O telhado ecológico é a solução para cidade moderna.
Acústica: O teto verde diminue a reverberação ao absorver e isola ruídos.

Aquecimento Global: O telhado verde diminui significativamente a necessidade de energia para climatização de ambientes, contribuindo assim para a diminuição de emissão de CO2 e de suas conseqüências.  

Conforto Térmico: O telhado verde proporciona excelente conforto ambienta, pois além do isolamento térmico, ele age por evapo-transpiração, perdendo a energia de evaporação da água por ele retida. O telhado vivo também consome energia pela fotossíntese. 

Ilhas de calor: Pela evapo-transpiração auxilia no arrefecimento de centros urbanos. A continuidade dos telhados ecológicos na cidade influi muito significativamente para o conforto ambiental das áreas mais urbanizadas. 

Valorização do Prédio: Pelos seus benefícios confere ao prédio um maior valor no caso de venda.

Psicológica: O ser humano reage positivamente a espaços naturais verdes, opondo-se a aridez do concreto e do asfalto. Aumenta o senso de comunidade. Pesquisas apontam a rapidez de curas em hospitais onde os pacientes tem a oportunidade de entrar em contato com áreas verdes. O telhado de grama ou ecológico é a realização da utopia de viver em meio à natureza mesmo cercado de prédios. 

Lazer: No caso de laje plana o telhado de grama se transforma em uma área de lazer.

Produção de Alimentos: A cobertura verde pode ser aproveitada para horticultura com grandes vantagens principalmente no caso de projetos de casas populares. A produção de alimentos próxima ao consumo, tem sido apontada com elemento de sustentabilidade na idealização da cidade do futuro.

 O Ecotelhado consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para a cobertura do telhado, formando um “jardim suspenso”, que melhora o isolamento acústico e térmico da construção além de contribuir com o ambiente e dar um pouco mais de cor e vida ao imóvel.

A instalação do Ecotelhado deve ser feita por uma equipe especializada, pois são necessários vários cuidados técnicos para tal aplicação. O primeiro é um vedamento adequado, para que não haja nenhum tipo de vazamento de umidade para a construção, também devem ser analisados fatores como o declinamento do telhado, estrutura de suporte ao telhado, sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação, de forma a evitar a perda de terra e de plantas, ou de infiltrações por vazamentos.
As plantas utilizadas geralmente são aquelas adequadas ao ambiente, que geralmente não necessitam de poda, nem de regagem constante, além de requerer pouca adubação.

A Instalação é relativamente rápida, levando em média 3 a 4 dias dependendo do ambiente e da equipe contratada para o serviço.
As vantagens:

- Fácil Manutenção;
- Isolamento Acústico e térmico;
- Resgate de CO2 do meio ambiente através das plantas;
- Manutenção da umidade relativa do ar;
- Graças ao isolamento térmico diminui a necessidade de condicionador / aquecedor de ar;
- Traz mais harmonia ao ambiente;
- Em grandes centros urbanos, é um atrativo que diferencia seu imóvel dos demais.
 Estrutura do Ecotelhado

Em São Paulo existe um projeto de lei que determina que novos condomínios, com mais de três blocos de apartamentos, deverão implantar um telhado verde.

No Rio, uma lanchonete na Central do Brasil - principal estação de trens da cidade - adotou o telhado verde para diminuir o calor. Também no Rio, já existem prédios sendo construídos com telhados verdes e até há um projeto para implantação do mesmo tipo de telhado em casas da comunidade do morro Dona Marta, localizado em Botafogo.

O telhado verde já é muito usado na Europa e ameniza em até 30% o calor dos ambientes, além de reter a água da chuva, que é absorvida pelas raízes das plantas. Para quem se interessar pela novidade, procure as empresas especializadas nesse tipo de serviço aqui no Brasil.
Telhado verde de um prédio em Chicago
 
1) O ECOTELHADO vegetal atrai insetos?

          Existem insetos que são caracteristicos do interior de casas como baratas, moscas, mosquitos, pulgas, que em geral são atraidos por detritos humanos.
          O Telhado vivo atrai insetos como borboletas, besouros e outros de hábitat externo a moradia. Esses insetos são essenciais a vida de outros seres como pássaros.
          Uma das vantagens dos telhados verdes é reestabelecer o espaço vital para outras espécies nas cidades.

2) Como se dá a manutenção do ECOTELHADO?

          Todo Telhado Verde requer alguma manutenção em algum tempo. Para o ECOTELHADO recomenda-se fazer uma ou duas visitas anuais que possa verificar a presença de espécies indesejadas como arbóreas. Em caso de notar fraqueza nas plantas, pode se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade. Esse fertilizante pode ser encontrado em floriculturas, casas rurais e supermercados.

3) É necessário irrigação?

          É recomendável reservar um ponto de água com boa pressão para irrigação  ou sistema de irrigação automatizado para telhados maiores, mesmo que para uso eventual. Em locais do Brasil de estiagens prolongadas o uso da irrigação é imprescindível. As plantas selecionadas para o ECOTELHADO possuem o mecanismo de fotossíntese chamado metabolismo ácido das crassuláceas, que as faz resistentes à seca. Elas fecham os estômatos durante o dia e trocam os gases durante a noite de forma a não perder água. Isto faz com que o metabolismo seja mais lento.

4) É preciso podar o telhado de grama?

          No sistema modular ecotelhado, não recomendamos a grama porque ela exige muita água e tambem cortes frequentes. Utilizamos plantas de porte baixo como os sedum que não exigem poda e requerem pouca água.
          Quando faz-se necessário o uso da grama optamos pelo sistema laminar para lajes planas.

5) As ECOTELHAS (módulo ecotelhado) agüentam uma pessoa caminhando sobre elas?

          Sim, foram projetadas para suportar tráfego ocasional durante as manutenções. Entretanto não é recomendável o pisoteio das plantas.

6) O ECOTELHADO funciona como um telhado comum? Ele passa umidade?

          O ECOTELHADO é composto do conjunto formado pela Ecotelha vegetada e sub-telhado que pode ser de telha de fibrocimento, metálica, laje de concreto impermeabilizada, telha cerâmica e/ou Geomembrana de PEAD. O sub-telhado fornece a estanqueidade do telhado enquanto que a Ecotelha possui os outros atributos que se quer de uma cobertura. A impermeabilização constituída pela telha e/ou Geomembrana PEAD isolam totalmente o interior do ambiente, da umidade, enquanto que a Ecotelha vegetada, que vai sobreposta ao sub telhado, tem a finalidade principal do isolamento térmico e acústico, além dos benefícios ecológicos ao ambiente e à beleza natural da vegetação.

7) Porque eu trocaria meu telhado comum por um telhado de grama?

          Porque o telhado vivo é muito bonito; Porque transmite bem estar e empatia a quem olha; Porque tem excelente conforto térmico no inverno e verão; Porque tem ótimo isolamento acústico, absorvendo ruídos; Porque reduz o calor urbano; Porque reduz o impacto de dióxido de carbono, a poluição de nitrogênio e neutraliza o efeito da chuva ácida; Porque reduz o volume do pluvial e seu impacto sobre cursos d’água; Porque vivem melhor, as pessoas que estão em harmonia com a natureza. Porque o telhado verde proporciona conforto térmico excepcional.

8) O que é a ecotelha? De que é feita?

          A ecotelha é composta de um substrato rígido com características de drenagem ideais e componentes retentores de umidade e nutrientes. O conjunto previamente plantado com espécies selecionadas pode ser transportado com facilidade.

9) O ECOTELHADO não é muito mais pesado que o telhado tradicional?

          O Sistema Modular Ecotelhado é classificado como extensivo e seu peso saturado é de 50kg/m² que é o peso de um telhado cerâmico convencional.

10) Qual a diferença de preço entre o Ecotelhado e os telhados tradicionais?

          O valor do investimento é em geral o mesmo, considerando-se um telhado de boa qualidade.O ecotelhado pode ser colocado diretamente sobre a laje impermeabilizada, não necessitando de armação de madeira.
          Quando levamos em conta os benefícios de conforto térmico, retenção de água, limpeza do ar e vida útil de duas a três vezes maior, a vantagem é grande a favor do telhado verde.

11) O sistema ECOTELHADO é aplicável a grandes terraços ou nesse caso, seria mais adequado utilizar uma cobertura de solo e plantas diretamente sobre a laje?

          O Sistema é vantajoso tanto em casos de pequenas como grandes áreas, planas ou inclinadas. Proporciona uma boa fixação para as plantas com boa drenagem com suprimento de água adequado. A estrutura rígida da ecotelha (módulo ecotelhado) evita a compactação do substrato nutritivo e do sistema radicular das plantas. O módulo Ecotelhado evita a erosão do substrato em telhados inclinados.


          Uma das vantagens é a do módulo do telhado vivo poder ser movido com facilidade em caso de eventual manutenção sem perda das plantas.


          A ecotelha pode ser colocada sobre a geomembrana, proporcionando vantagens de rapidez, drenagem, mobilidade, isolamento térmico e acústico a custo reduzido quando comparada a outros métodos.

12) O Telhado Verde diminui o calor?

          Os telhados convencionais feitos de concreto, telhas cerâmicas, telhas metálicas, ou fibrocimento, acumulam o calor e o transferem para dentro do prédio. No telhado verde a cobertura vegetal se encarrega de dissipar ou consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, não restando nada a ser transferido para o interior da casa.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário