terça-feira, julho 27, 2010

Jardim suspenso de Londres


 O conceito de teto verde consiste no uso de vegetação sobre a cobertura de edificações, visando uma melhoria nas condições de conforto térmico e acústico e, também, no resultado formal.

No verão, a transmissão de calor pelo telhado pode ser reduzida em mais de 90% se for utilizado o sistema de teto verde. O mesmo ocorre no inverno, onde é possível observar uma diferença na temperatura de mais de 10°C entre o interior e o exterior.

Além de melhorar o micro-clima da cidade, há outros benefícios no uso dessa técnica, como a formação de um micro-ecossistema, já que vários tipos de plantas, insetos e pássaros são atraídos por esses “jardins suspensos”. Em Londres, os greenroofs (tetos verdes) ganharam fama depois do sucesso do trabalho de um observador de pássaros que começou a reproduzir nos telhados da cidade o ambiente natural de um pássaro que estava em extinção. Aos poucos, os animais conseguiram aumentar sua população, com espaço para viver e se reproduzir. E, claro, a cidade ficou mais charmosa e saudável também.
Não há dúvida de que um telhado em forma de jardim deixa a casa mais agradável internamente e mais bonita, convidativa e interessante de se ver. Em pontos comerciais, esse sistema pode ser utilizado para torná-los mais atrativos, mais visíveis, podendo transformá-los em ponto de referência no bairro ou na cidade.

Para se fazer um teto verde há alguns aspectos técnicos que devem ser observados. A estrutura do telhado, a inclinação, a manta específica para impermeabilização, a drenagem, a espessura e o tipo de substrato, bem como as espécies a serem plantadas devem receber especial atenção durante o projeto e em sua execução.
As espécies mais adequadas para o telhado verde são aquelas que exigem pouca manutenção. Procura-se utilizar espécies mais rústicas de grama, preferencialmente da própria região onde está localizada a edificação. Podem ser utilizadas também plantas da família das suculentas, flores e até mesmo arbustos (em telhados com maior estrutura e camada de substrato mais profunda).

Depois de implantado, o teto verde requer pouca manutenção, podendo essa ser feita por qualquer pessoa. Não é preciso preocupar-se com podas ou adubação contínua e nem irrigação periódica.
Mas atenção, não basta subir no telhado e começar a plantar. A instalação de um teto verde requer mão de obra especializada e infra-estrutura adequada, para que, com o tempo, o cliente não venha a ter problemas com vazamentos e infiltrações.

Atualmente, o sistema de teto verde pode ser considerado uma tendência mundial, com experiências sendo desenvolvidas em vários centros urbanos e instituições de ensino. Pode-se dizer, inclusive, que há uma tentativa de disseminação desta técnica, visando a adaptação urbana às novas condições de mudanças do clima, impostas pelo aquecimento global.

Patrick Blanc colocou 12 mil plantas no exterior dos 8 andares do Athenaeum Hotel, em Londres. A nova versão dos míticos jardins suspensos da Babilônia!




















































































































31082009162830743643418






























 Hotel 
boutique em Londres

Hotel boutique em Londres

Com uma decoração renovada em cada estação e um jardim suspenso, é a grande sensação em Paddington. Visita mais do que obrigatória

O primeiro Hotel Índigo da Europa inaugurado em Londres, Paddington, tem sido o centro das atenções dos turistas e de quem passa também. Para além de uma decoração renovada a cada temporada, de forma a conservar a sensação de novidade e o interesse dos clientes, o hotel exibe, numa das suas laterais, o maior jardim suspenso do mundo.

A estrutura tem uma altura de seis por três metros, pesa mais de um quarto de tonelada e inclui acima de 100 variedades diferentes de plantas e flores de temporada. O enorme “vaso” está suspenso a 7,5 metros de altura, tendo sido precisas três semanas para concretizar tal sonho, inspirado nos Jardins suspensos da Babilónia, considerados uma das sete maravilhas do mundo.

Sendo o primeiro Hotel Índigo da Europa - o conceito tem sido popularizado na América do Norte - destina-se, sobretudo, a pessoas que viajam por negócios ou prazer, para quem o design é importante, mas que não estão interessadas nas inúmeras comodidades ao dispor num hotel de luxo. Querem simplesmente um hotel boutique que proporcione os benefícios de uma grande empresa hoteleira.
Sem dúvida, uma forma diferente de se acomodar em Londres, de apreciar tão bonita cidade e de poder partilhar esta experiência com os seus amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário