domingo, julho 19, 2015

Mármore - Banheiros


O Mármore Travertino

O travertino é uma rocha calcária, composta por de calcita, aragonita e limonita, com conjuntos compactos, paralelos entre si, nos quais se observam pequenas cavidades, onde predominam os tons que passam pelo branco, verde ou rosa, apresentando, frequentemente, marcas de ramos e folhas.

Os travertinos originam-se em águas termais e não apresentam nenhum vestígio de plantas ou animais, apenas de atividade microbiana, principalmente bactérias, tolerantes ao calor, e diatomáceas. Por serem mais resistentes que as tufas, os travertinos italianos foram amplamente empregados nas construções romanas e até hoje são intensamente explorados para este fim.

Há grandes pedreiras deste tipo de rocha no México, na Turquia e no Peru, mas as variedades mais famosas são as italianas.


Onde usar o Mármore Travertino

O travertino sempre foi usado em grandes monumentos, como no Coliseu de Roma, na Itália e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Ele é agora usado como pedra ornamental na arquitetura, em estado natural ou polido, aplicado em interiores, exteriores e em decoração. Seu uso em construções é devido a sua grande vida útil, fácil aplicação e ao seu visual elegante.

Mas tome cuidado na hora em que o produto é instalado, pois podem ficar na pedra respingos da massa utilizada em sua fixação. Se isto ocorrer, estes podem ser facilmente removidos com o uso de uma lã de aço, com muito cuidado para não arranhar a pedra. Os restos da lã devem ser imediatamente retirados da pedra, pois eles em contato com a água podem oxidar e manchá-la.



Estreito e com apenas 1,30 m² de área, este banheiro pedia um projeto racional. Menos profunda que as convencionais, a bancada de mármore piguês facilita a circulação. Produtos de higiene e beleza ficam nas prateleiras, embutidas na alvenaria, onde um espelho corrediço funciona como porta. Projeto de Consuelo Jorge.

Esta espaçosa banheira de acrílico acomoda duas pessoas. Embutida nos degraus de mármore travertino bruto, material também usado no piso e na bancada, ela ganhou um delicado jardim de vasos de papiros. Projeto de Débora Aguiar.


Banheiro da Executiva. Para atender um pedido da cliente e preservar o mármore Travertino das paredes, as designers de interiores Carolina Ferraz e Leandra Serbake resolveram trabalhar com uma paleta de cores nos mesmos tons do revestimento e optaram por madeiras claras e linhas retas. A bancada foi planejada para abrigar cosméticos, perfumes e outros produtos da rotina diária da mulher. O diferencial fica por conta da ecopastilha étnica feita a partir da reciclagem de lâmpadas fluorescentes descartadas.


O lavabo é o cartão de visita da casa. Por isso, é importante deixa-los bem decorados e com louças que refletem sua personalidade.

 Projeto de lavabo para casa de praia, a parede revestida de mosaico português começa na garagem e segue até os fundos. Ela ganhou destaque no lavabo, onde serve de apoio ao espelho e emoldura o jardim interno. À frente do conjunto, o arquiteto José Ricardo Basiches, de São Paulo, criou uma bancada de impacto: no tronco de freijó, foi esculpida a cuba (Tora Brasil). A torneira é um duto de inox (Trieme Marine) que sai do teto, e o piso leva mármore travertino bruto (Skala Mármores).

Lavabo de apartamento com iluminação indireta por arandelas. O piso e parte das paredes são revestidos com mármore travertino romano e a cuba é de madeira




Prateleiras de marfim tingidas na tom mel e fixadas num fundo da mesma madeira dão acabamento ao espelho e se harmonizam visualmente com a tonalidade verde-fendi das paredes da área seca e com o mármore travertino, de cor terrosa, da bancada e da base da banheira. O projeto é do escritório InHouse Design, que na época da execução reunia Karina Salgado e suas então sócias, Sandra Romanoff e Symone Furtado. Para trazer ainda mais calor ao ambiente, elas optaram por um gabinete feito com madeira igual à das prateleiras.
 fonte: http://projetodebanheiro.com.br/page/14/

Um banheiro de madeira lindo. Com 26m2, este ambiente foi projetado para o casal relaxar a sós. O piso e bancada foram feitos em mármore bege Bahia. Os detalhes da parede foram criados com filetes de São Thomé. Para trazer aconchego para o ambiente a arquiteta Ana Meirelles usou madeira ipê no deck da banheira, no pranchão e no nicho para velas e sais de banhos.



As medidas exíguas (1,57 x 1 m) deste lavabo desafiaram o arquiteto Ricardo Miura e a designer de interiores Carla Yasuda a melhorar a circulação do ambiente. Muito volumosa, a antiga pia foi substituída por uma bancada de mármore travertino, de 35 cm de profundidade, com cuba esculpida na pedra (Guarani Mármores). No piso, a cerâmica deu lugar ao assoalho de cumaru (Arco da Serra). Papéis de parede liso e estampado da Wallpaper.


O banheiro de 3,6 m2, criado por Larissa Vinagre, tem detalhes de pastilhas de vidro verde água e uma bancada de mármore travertino. As paredes são revestidas com cerâmica branca e o piso é porcelanato esmaltado. Como o banheiro faz parte da área social do apartamento, a arquiteta optou por dar a ele uma cara de lavabo, embora possa ser usado para banho.

Fãs da beleza natural da madeira, as arquitetas cariocas Gisele Taranto e Izabela Lessa adotaram tábuas de demolição nesta bancada – mas bem afastadas dos respingos. O material, da Francisco Rodrigues Antiguidades, apenas envolve a cuba de travertino romano (sustentada por perfis engastados nas paredes). Uma espécie de bandeja presa nessa calha apoia sabonete e toalha. O conjunto avança 10 cm da parede, abrindo espaço para a bica de piso (ref. 985/90, Punto). Madeira em bom estado: evite o material em locais de contato direto com água e proteja-o com verniz naval. Neste caso, usou-se cera.



Projeto de banheiro super moderno. Colocado no centro, o boxe de vidro é quase uma instalação. No banho da suíte, ele ajuda a dividir as áreas feminina e masculina formadas por duas bancadas de madeira patinada e duas louças sanitárias colocadas sobre deque de madeira e camufladas por painel de resina. Mármore travertino romano bruto reveste o restante do piso, que também recebe acabamento de seixos. Para um momento de relax, a arquiteta Magaly Jereissati Gentil escolheu dois bancos de Pedro Petry.

 fonte: http://casa.abril.com.br/materias/banheiros/utilize-madeira-banheiros-diferentes-estilos-533926.shtml#4

Um banheiro claro, que tivesse um clima de bem-estar e relaxamento. Esse foi o pedido feito aos moradores desta casa para a arquiteta Débora Aguiar, que não economizou nas superfícies espelhadas. A ideia é dar a sensação de amplitude e deixar o espaço mais iluminado, arejado. Outra sacada foi a bem dosada mistura de materiais frios, como o mármore piguês presente no boxe, na bancada e no piso, e quentes, a exemplo do painel de madeira freijó. O móvel branco com rodízios substitui o gabinete e confere leveza visual.



O apartamento antigo, reformado pelas arquitetas Adriana Sadala e Maria Eduarda Gomide, demonstra capricho na escolha de revestimentos. No banheiro da suíte (6 m²) do casal, a opção foi seguir com o mesmo piso do closet adjacente: tábua corrida de peroba-do-campo, protegida com verniz. O restante da paleta de tons cria um degradê que varia do branco ao mel, com materiais como mármore travertino na bancada e paredes forradas com placas cimentíceas (com acabamento tipo fulgê) no boxe. O armário é de peroba-mica.


Prateleiras de marfim tingidas na tom mel e fixadas num fundo da mesma madeira dão acabamento ao espelho e se harmonizam visualmente com a tonalidade verde-fendi das paredes da área seca e com o mármore travertino, de cor terrosa, da bancada e da base da banheira. O projeto é do escritório InHouse Design, que na época da execução reunia Karina Salgado e suas então sócias, Sandra Romanoff e Symone Furtado. Para trazer ainda mais calor ao ambiente, elas optaram por um gabinete feito com madeira igual à das prateleiras.



fonte: http://www.marmoretravertino.com.br/marmoretravertino/default.asp
http://projetodebanheiro.com.br/projeto-de-lavabo-para-casa-de-praia/ 
http://doggaopp.blogspot.com/2009/06/lavabos-e-cia.html 
http://projetodebanheiro.com.br/banheiro-e-lavabo/ 
 http://casa.abril.com.br/materias/banheiros/utilize-madeira-banheiros-diferentes-estilos-533926.shtml#5


/

9 comentários:

  1. Olá Lorena!!
    Lindos banheiros e lavabos...Parabéns pela seleção da materia.
    Abraços, Lélia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorena, minha cozinha vai ser bem pequena, queria que vc me ajudasse com com os azulejos, faixas e filetes, gostaria de todas as posicoes possiveis, fora digoal, vertical e horizontal que eu jah sei, ou seja todos tipos de combinações da tradicional a fantasi, de preferencia com fotos, a cazinha terá 3m x3m sendo que um banheiro de 2m x 1.15 acomodando neste espaço. pohlmsn@hotmail.com. Desde jah agradeço.....

    ResponderExcluir
  3. oi Lorena
    Estou pensando em fazer a cuba da minha suíte em mármore bege bahia. O que surgere para o revestimento e piso? e o sanitário coloco branco?

    ResponderExcluir
  4. Lorena, seu blog é um charme. Adorei!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Lorena: Já usamos no banheiro o porcelanato travertino bege-bahia e não sei que cor ponho no mármore da pia, não gostaria que ficasse da mesma cor, o que me sugere? Lílian de Brasilia

    ResponderExcluir
  6. olá Lorena,assim que vi seus banheiros me apaixonei..virei sua fã de carteirinha..lindo,lindo,lindo de mais...Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  7. olá Lorena,assim que vi seus banheiros me apaixonei..virei sua fã de carteirinha..lindo,lindo,lindo de mais...Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lorena,ameiiiiii,muito lindo os banheiros,super inspirador e criativo.Gostaria muito da sua ajuda na decoração dos meus banheiros....minha obra tem três banheiros (social, suíte e area de lazer com piscina.) as pastilhas devem ser na mesma cor nos três?

    Beijoss!!!

    ResponderExcluir
  9. OLÁ LORENA BOA NOITE! ESTOU COM A INTENSÃO DE COLOCAR BEGE BAHIA NA CASA TODA O QUE ACHA. ESTOU COM DÚVIDA POIS ENCONTREI ALGUMAS COLOCAÇÕES NEGATIVAS QUANTO AO MESMO.

    ResponderExcluir