quarta-feira, julho 21, 2010

Patrimônio Histórico


Patrimônio significa algo que pertence a alguém. Patrimônio histórico e cultural são as coisas palpáveis e intangíveis que são características de uma população, a agrega e a distingue de outras. Exemplo: o habito italiano de preparar inventar pratos comer macarrão; este hábito caracteriza os "italianos". O samba caracteriza os cariocas e paulistas, o churrasco caracteriza os gaúchos e o barreado os paranaenses. Os as estatuas e memórias dos heróis e sábios que unificaram um povo são patrimônio histórico. Ou seja, o que identifica,agrega e distingue uma população é patrimônio histórico e cultural.

Patrimônio Histórico refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
A preservação do patrimônio histórico teve início como atividades sistemáticas no século XIX, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os Monumentos e Edifícios Históricos destruídos na guerra.

O arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauração de patrimônio edificado, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros pensadores como o crítico de arte inglês John Ruskin e o arquiteto italiano Camillo Boito elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração, embora conflitantes.

Hoje existem diretrizes para a conservação, manutenção e restauração do patrimônio cultural, expressas em Cartas Patrimoniais e propagadas por órgãos internacionais e instituições acadêmicas.



Altar da Pátria junto ao Monumento à Independência do Brasil, no histórico distrito do Ipiranga, em São Paulo, Brasil.


Polícia Central, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Ponte 25 de Abril, em Lisboa, Portugal.




Hotel Polana, na cidade de Maputo, Moçambique.
Teatro Amazonas, em Manaus, Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário