sábado, outubro 09, 2010

Casas Inteligentes

Casas Inteligentes pretendem dominar o cenário nos próximos anos


Os Jetsons se tornaram símbolo de um futuro conectado, em que a tecnologia auxiliava tanto a vida profissional quanto a doméstica. Porém, aquelas sofisticadas residências, onde robôs e dispositivos eletrônicos se encarregavam das tarefas domésticas, executadas por um simples botão, hoje já não são mais um devaneio de ficção científica.

Na verdade, muitas das comodidades das quais a família Jetson desfrutava já estão à nossa disposição a um custo não tão assustador.

Em 1962, Os Jetsons encontraram a solução para esse dilema. A célebre série de televisão introduziu no imaginário das pessoas exercícios conceituais sobre o futuro da humanidade.

Entre carros e cidades voadoras, os Jetsons contavam com escritórios comerciais e residências completamente automatizadas. Vislumbrando um futuro tão longínquo que beirava o inalcançável, os autores da trama não imaginariam que, apenas 50 anos depois, as residências inteligentes poderiam assumir a maioria de nossas tarefas domésticas cotidianas.

Ao contrário da família Jetson, que utilizava os serviços da robô-governanta Rosie, é o próprio ambiente residencial que se encarregou de nos assistir com os afazeres dentro de casa. Embora nunca concretizado no mundo real, sistemas como S.A.R.A.) se afastaram da ficção científica futurista e nos mostraram as possibilidades da automação residencial nos dias de hoje.


Computadores cuidando do gramado, da segurança e da qualidade de vida no lar. Comunicação remota instantânea com eletrodomésticos. Saguões de prédio que sabem exatamente onde você está, iluminando entradas e portas de garagens que só abrem quando reconhecem o dono.

Para boa parte das pessoas, idéias como essas soam como extravagâncias futurísticas. A verdade, porém, é que todas elas são factíveis e já fazem parte da vida cotidiana de uma parcela da população que promete aumentar nos próximos anos.

Os números mostram que aumentou em 242% os lançamentos de apartamentos com algum tipo de soluções de automação. O foco são apartamentos para classe média e média alta. Entre as opções, há unidades preparadas para a instalação de sensores de umidade, que fecham as janelas quando chove e para sistemas de biometria, que abrem as portas com um toque do morador.

Há alguns anos, os setores de automação residencial e predial tornaram-se grandes atrativos do mercado e prometem gerar negócios de bilhões de dólares pelo mundo.


A nova era da tecnologia

Em muitos projetos, o que se vê são verdadeiros protótipos da casa dos Jetsons. Hoje, já é possível integrar quase tudo que existe em um apartamento. Por um único controle remoto, pelo telefone, pelo computador ou através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet sem fio, se consegue acionar persianas, aparelhos de ar condicionado e luzes dos ambientes. É possível ligar e desligar equipamentos de áudio e vídeo de última geração, ou ainda ativar saunas e futuristas banheiras de hidromassagem de dentro do carro ou do escritório, a caminho de casa.

Realidade para uns, sonho para muitos!

Imagine um ambiente capaz de prever seus desejos e movimentos. Imagine luzes que se acendem diante da sua aproximação, portas que se abrem, dormitórios que se aquecem ou até mesmo pães que se torram sozinhos justamente quando você sente fome.

Sua residência pode acessar relatórios climáticos, feeds de notícias e fazer download da última partida do brasileiro (ou da novela das 8, vai saber). A água do banho pode estar sempre na temperatura ideal e até mesmo as toalhas podem lhe aguardar aquecidas. A música ambiente  se desloca junto com o morador, a água do banho é reaproveitada para lavar o quintal e o aspirador de pó é esquecido,  já que o sistema de aspiração central pode cuidar da sujeira de forma autônoma.

Sistemas como M.A.R.I.A. são capaz de lhe proporcionar isso tudo a um custo muito inferior do que imaginávamos graças ao conceito de domótica, a recente tecnologia responsável por gerenciar os recursos habitacionais de forma inteligente.

O crescente interesse da sociedade nos benefícios trazidos pela automação residencial resultou na massificação de dispositivos eletrônicos que permitiu aos fabricantes reduzir custos de forma significativa. Hoje, construtoras entregam prédios inteligentes desde o seu rascunho na planta. Os apartamentos nascem com funcionalidades de causar inveja à família Jetson.

Aqueles que não possuem os recursos financeiros necessários para adquirir um imóvel inteligente, podem optar pelo retrofiting de suas residências. O retrofiting consiste em utilizar a infraestrutura elétrica e hidráulica existente como base para a instalação do sistema de automação, priorizando o mínimo possível de modificações na estrutura física de seu imóvel. Em vez de quebrar paredes, a solução de automação poderá utilizar como malha de comunicação a rede elétrica já instalada, cabos aéreos ou redes sem-fio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário