terça-feira, novembro 09, 2010

Niemeyer projeta monumento para Museu Pelé

Escultura em concreto com 20 m de altura será instalada em frente ao museu, em construção no centro histórico de Santos, no litoral paulista.

 

Desenhado por Oscar Niemeyer, o monumento que ficará em frente ao Museu Pelé, em Santos (SP), eternizará a imagem do "soco no ar" de Pelé, comemoração que o atleta fazia após os seus gols. A escultura de concreto com 20 m de altura receberá a imagem da comemoração, que será vazada e terá aproximadamente 5 m de altura. O monumento contará também com uma bola de concreto com 7 m de diâmetro que, segundo Niemeyer, está "ligada a Pelé". A apresentação do projeto aconteceu ontem (4), no Rio de Janeiro, e também contou com a presença do prefeito de Santos, João Paulo Papa, que afirmou que o local deve se tornar um ponto turístico na cidade, juntamente com o museu, que está sendo construído desde o começo do ano, no perímetro do Casarão do Valongo, no centro histórico de Santos.
"É muito bom ser homenageado em vida. E essa homenagem poderá ser vista pelas novas gerações por muito tempo", disse Pelé.

Museu Pelé
O museu prevê a preservação e restauração da fachada e a reconstrução de todo o interior do imóvel, onde será abrigado um espaço moderno, amplo e iluminado. Com aproximadamente 3,5 mil m², o Casarão do Valongo foi construído em 1865 e já abrigou a sede da Câmara e da Prefeitura de Santos. Atualmente, o imóvel encontra-se desgastado, em função das ações do tempo e de alguns incêndios que destruíram as paredes internas e a cobertura. 
 
Museu Pelé - Projeto da fachada       
O museu terá três blocos interligados. No central, com 550 m², ficará a entrada e espaço para lojas, café e sanitários. O bloco 1, de 1.405 m², abrigará as exposições temporárias, um auditório de 80 lugares em forma de esfera e o setor administrativo. O bloco 2, por fim, é formado por uma área de 1.232 m², onde ficará o acervo de objetos e documentos conservados por Pelé durante sua carreira. Os próximos passos da obra do Museu Pelé são a execução dos blocos de fundação, a restauração das paredes remanescentes e a execução da estrutura. 

A criação do Museu constitui uma importante etapa no processo de revitalização turística e cultural da zona portuária da cidade, que nos próximos anos receberá empreendimentos como a nova sede da Petrobras, o Porto Valongo e a Fundação de Tecnologia e Conhecimento. O projeto, elaborado pela prefeitura da cidade, está avaliado em R$ 19 milhões. A restauração deve começar em janeiro e ser finalizada ainda em 2011.
Vista interna do Museu



Vista interna do Museu




Auditório do Museu Pelé
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário