segunda-feira, novembro 22, 2010

Poderia Malásia tem uma "prisão vertical?



Os jovens arquitetos malásios Chow Khoon Toong, Ong Tien Yee e Beh Ssi Cze criaram o conceito da Prisão Vertical. A ideia é que os presos sejam separados da sociedade em uma forma de colônia, em vez de barras de muros. Ou seja, isolá-los pela altura. Grandes colunas sustentam a estrutura a vários metros do chão. Essas colunas são equipadas com elevadores que levam pessoal e equipamentos para cima. 

Na própria estrutura, a movimentação da equipe de guarda se dá por espécie de vagões, ou pods, cada qual com seu objetivo delineado e com equipamentos voltados à função, por exemplo: médico, bombeiro e blindado para tropa de choque no caso de algum levante. No processo de reabilitação, os presos estão isolados da sociedade mas sem estar, de fato, fora dela, e por isso eles trabalhariam para manter a própria colônia e para suprir a comunidade de algum serviço que ela necessite.

O design também se fundamenta na ideia da prisão de Alcatraz, por sua dificuldade de fuga. A única forma de fugir da Prisão Vertical seria saltar do alto da estrutura, um ato que certamente levaria à morte. Os criadores ressaltam que é preciso um policiamento eficiente para controlar a colônia.

Segundo os arquitetos, o conceito nasceu porque verificaram, por meio de pesquisas, que o encarceramento é apenas uma solução temporária, já que, durante o tempo de cárcere, os presos acabam por se ressocializar em uma comunidade interna, muitas vezes criminosa. O design venceu uma eleição como melhor conceito arquitetônico de arranha-céu conduzido pela revista de arquitetura e design norte-americana Evolo, fundada em 2006. Não há previsão de construção, mas os designers detalharão mais o conceito no caso de interesse de investidores.






A idéia do designer surgiu como, em suas próprias palavras, "estudos revelam que as infracções pós-libertação são muito elevados e que a prisão do criminoso é apenas uma solução temporal, porque eles não têm a oportunidade de reabilitar em uma comunidade desejável.
 
 Este projecto examina a possibilidade de criar uma prisão vertical no céu onde os presos terão de trabalhar e viver em uma comunidade que contribuirá para a cidade-sede abaixo. 

 O presídio terá campos agrícolas, fábricas e usinas recicláveis que serão operados pela infratores, como forma de retribuir à comunidade.  Eles vão viver "livre" até que tenham completado sua sentença e estão preparados para voltar às suas comunidades.
 
  A prisão vertical tem o seu próprio sistema de transporte que consiste em diferentes "pods" para os oficiais, os prisioneiros, bombeiros e outros trabalhadores. "

 

  Assim, uma prisão sem muros, mas com um longo caminho a queda - é uma idéia interessante, e se na situação de um motim uma unidade de controle blindado motim com capacidade roping rápidos permitem para a rápida implantação da equipe de controle de distúrbios, enquanto a unidade de controle blindado motim servir como uma base de operação móvel e plataforma de observação para controlar e monitorar a situação de cima.
 
  É um conceito único e fascinante, ea idéia de permitir que presidiários para ajudar a apoiar a sua própria comunidade, enquanto a pagar de volta para a sociedade é grande.

  No entanto, como você se sentiria se uma prisão situada várias centenas de metros acima de você?  E mais importante, eles poderiam simplesmente saltarei se amarrar folhas suficiente juntos?

fonte: http://www.asianinfrastructure.com/news/newsmalaysia-vertical-prison-evolo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário