quinta-feira, dezembro 23, 2010

¡Hola! ¿Qué tal?

Linda e vibrante, Barcelona é endereço obrigatórios da Europa. Localizada no nordeste da Espanha, a cidade cosmopolita é a maior região da Catalunha. Tem diversão e vida cultural riquíssimas e ótimo design.

Sou fã de Gaudí!!

onhecida como a capital do modernismo, Barcelona é a cidade na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudí. Na foto a Casa Milá, também chamada de "La Pedrera", concluída em 1910. À direita, cenário da loja Vinçon
 Meu Sonho é viajar pelo mundo inteiro, mas vamos fazer igual a Jack - Vamos por parte. Meu sonho de consumo é um mestrado na Espanha, mas isso fica para um futuro não tão distante. 

Eu lembro que comecei a estudar Espanhol pensando nessa possibilidade, mas atualmente não posso ir morar lá ,muito trabalho, responsabilidade, quem sabe eu planejo umas férias culturais por lá. Quando estava nas Aulas de Espanhol a professora sempre achava que eu já conhecia os lugares por lá, No curso de arquitetura estudamos muito os arquitetos , o desenvolvimento urbano, etc.. Por isso mais do que lazer, conhecer esses lugares é obrigatório.
A melhor forma de se conhecer Barcelona é à pé. Na Cidade Velha, conhecida como a parte mais antiga e tradicional da cidade de Barcelona, há grande variedade de lojas, bares, restaurantes, galerias de arte moderna, maravilhosas construções de igrejas e museus, como o MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona). Ali perto ficam os bairros Gótico, Raval, Barceloneta e o Born, suprassumo do cool.


Na Cidade Velha, ainda podem ser vistas ruínas romanas, assim como igrejas góticas do século XIV, incluindo a Basílica Santa Maria Del Mar. Anote uma dica: ao chegar ao aeroporto, passe no jornaleiro e compre o seu Guía del Ocio. Lá tem tudo o que está acontecendo na cidade.

Outra tradição são os prédios modernistas, a grande maioria projetada pelo arquiteto e escultor Antoni Gaudí, como o templo Sagrada Família, o Parc Guell, a Casa Batlló, completamente renovada entre 1904 e 1906, e a Casa Calvet, erguida entre 1898 e 1900. Bem perto fica o Passeig de Gràcia, onde se concentram lojas de marcas espanholas de sucesso, como Loewe, Oshio, além de grifes como Chanel e Gucci. Também incontornáveis são a Fundação Juan Miró, onde se encontram algumas das obras do pintor e são realizadas exposições itinerantes procedentes do mundo todo, e o Museu Picasso, com obras pouco conhecidas do pintor, especialmente as do início de carreira, além das praias de Barcelona. No Museu Nacional de Arte da Catalunha encontra-se exposta uma importante coleção de arte romana. Não dá para não ver também o Museu de Arte Contemporânea, o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, situado no Raval, e o museu da Fundação Antoni Tàpies, artista ainda vivo. Em outra direção está o Poble Espanyol de Montjuïc, pra turista mesmo, cheio de lugares típicos das demais regiões espanholas e com centenas de lojinhas de artesanato.

Um dos locais mais frequentados de Barcelona são as Ramblas, calçadões arborizados situado entre a Praça da Catalunha, no centro da cidade , e o antigo porto de Barcelona. Ali se encontram quiosques de flores, cafés, restaurantes e lojas de grifes. É um grande poutpourri de cores que abriga, no meio de construções maravilhosas e edifícios famosos, bancas de jornais cheias de souvenirs, pássaros, coelhos e tartarugas engaiolados, um festival de flores, artistas pintando e artistas de rua, além de banca de sementes.

Aliás, ao andar pelas Ramblas não deixe de observar os vários edifícios, como o Palácio da Virreina, o Mercado de St. Josep, chamado também de La Boqueria, e o famoso Grande Teatro do Liceu. Se você gosta de sebos, livrarias e bibliotecas, o local tem um cardápio incrível.

Dorme-se nessa cidade? Sim, mas das 14h às 17h, diariamente, quando quase tudo fecha. Às 22h horas começa o agito.
O ambiente minimalista da sala de jantar da loja de design contemporâneo Vinçon no bairro Eixample. Frutas secas do Mercado de St. Josep, chamado também de La Boqueria; a tradicional confeitaria Escriba, aberta em 1820, e o Templo da Sagrada Família, obra que Gaudí deixou inacabada
Os lustres de cristal e outras preciosidades do antiquário Little House, fundado em 1946. OArco do Triunfo; a Ramblas; mais da Vinçon e o mosaico de Gaudí
Para os amantes do design, antiquários e quinquilharias, alguns endereços descolados:

Ras Gallery & Bookstore (Raval): como o nome já diz, essa loja é um misto de galeria e livraria e é especialista em livros de arquitetura e design. Além de ser um bom endereço para conferir as várias publicações, há também pequenas exposições relacionadas ao tema

L'Appartement (Eixample): a localização já valeria a visita, a Carrer Enric Granados, uma das mais bonitas da cidade. Lá encontra-se uma extensa lista de peças, incluindo luminárias criativas, móveis dobráveis, telas, cadeiras e uma infinidade de objetos.

SuperStudio (Eixample): o ponto alto dessa loja são as cadeiras, poltronas e pufes, com formas inusitadas e coloridas. A loja também tem objetos pequenos de decoração e uma bela seleção de livros de design, arte e arquitetura.

Fins De Siècles (Eixample): nesse antiquário há peças de design do século XX, como cadeiras, mesas e aparadores, além de luminárias e espelhos.

Muji (Rambla de Catalunya): a loja de Mujirushi Ryohin, fundada em 1980 no Japão, prega a filosofia de vender produtos de qualidade sem marca aparente. Nela encontram-se coisas para o lar, trabalho ou lazer, mobiliário, acessórios de cozinha, produtos de beleza, material de escritório e de papelaria, eletrônicos, artigos de viagem e roupas.

Para quem curte design e está com o orçamento justo, a loja Ikea Barcelona oferece uma seleção de produtos com preços convidativos

fonte: http://revistadcasa.uol.com.br/ESDC/Edicoes/44/artigo194419-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário