terça-feira, fevereiro 22, 2011

Criação de Norman Foster, base de lançamento espacial deve ficar pronta ainda em 2011

Spaceport America, edifício todo em aço, "surge" de dentro da terra e busca se identificar com uma espaçonave


A construção do terminal e do hangar do Spaceport America, primeira base de lançamento espacial privada do mundo, está em andamento e deve ser concluída ainda este ano. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Norman Foster em parceria com os escritórios SMPC Architects e URS Corporation, consiste em um edifício que surge de dentro da terra, em uma área desértica no Estado do Novo México, Estados Unidos. O projeto arquitetônico foi escolhido por meio de concurso internacional realizado em 2007.


Divulgação: Foster + Partners
Vista aérea da base espacial
Segundo os arquitetos, o prédio foi pensado de forma a lembrar as dimensões de uma nave espacial. O edifício conta com estrutura toda em aço e aproximadamente 10,2 mil m² de área construída. Por ter uma forma circular, praticamente toda a orientação das áreas internas é feita a partir do raio do edifício. A cobertura é constituída por treliças de aço onduladas, criando uma forma única para o telhado. Além disso, houve preocupação com a integração das áreas internas. Somente alguns espaços, como as salas de controle, contam com acesso limitado, mas ainda podem ser visualizadas pelos visitantes. 

O edifício é divido em três principais áreas: dianteira, traseira e central. Em anexo, uma pequena construção em concreto abriga as áreas de emergência.  

A parte dianteira do edifício conta com uma área de treinamento operacional, sala de embarque, vestiários para os astronautas, restaurante e as salas de controle, divididos em três pavimentos. A partir de uma grande cortina de vidro, é possível assistir aos lançamentos e à chegada de aeronaves.

Uma ponte de aço liga a parte dianteira do edifício com os terceiros pavimentos das partes central e traseira. A parte central, com pé-direto duplo, será utilizada como hangar, tendo uma porta à direta e uma à esquerda. As portas serão formadas por grandes painéis metálicos que fornecem uma abertura de até 170 m.

A parte traseira do edifício abriga as áreas de apoio e administrativas do complexo. A fachada da parte traseira consiste em uma parede mecânica desenvolvida para sustentar um montante de terra, que cobre cerca de 600 m de canos para o pré-condicionamento do ar que entra no edifício, passando pelo sistema de refrigeração e de aquecimento.

Todo o espaço foi construído para alcançar a classificação Leed nível ouro, pois conta com iluminação natural passiva, ventilação natural e sistema de reuso de água e de captação de energia solar.

O edifício é construído pela Gerald Martin Construction Management. Atualmente, a cortina de vidro da fachada dianteira está sendo concluída, assim como a colocação dos painéis metálicos nas portas do hangar.

Divulgação: Foster + Partners
Cobertura é constituída por treliças de aço onduladas, criando uma forma única para o telhado
Divulgação: Foster + Partners
Caminho de entrada no edifício conta com exposição sobre o local e a exploração espacial
Divulgação: Foster + Partners
Fachada de vidro permite que visitantes assistam aos lançamentos
Divulgação: Spaceport America
Edifício deverá ficar pronto ainda em 2011
Divulgação: Spaceport America
Fachada de vidro está sendo instalada
Divulgação: Spaceport America
fonte: http://www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/base-privada-de-lancamento-espacial-com-a-assinatura-de-norman-209825-1.asp
Portas de painéis metálicos em execução

Nenhum comentário:

Postar um comentário