segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Luz branca

Combatendo a escuridão com novas tecnologias


A luz natural é fundamental para nossas vidas, mas à noite dependemos da iluminação artificial para iluminar nosso mundo. A luz branca de alta qualidade oferece uma série de benefícios quando comparados com a luz amarela tradicional. Além de economizar energia, os ambiente ficam melhor iluminados.

 Muitas pessoas ficam apreensivas de andar por determinadas ruas à noite. Isso geralmente tem a ver com a desconfiança do desconhecido; em áreas mal iluminadas, os rostos são mais difíceis de se reconhecer e alguém pode se esconder nas sombras. Em uma pesquisa recente na Polônia, quase ¾ dos participantes afirmaram que temiam por sua segurança ao caminhar em uma área mal iluminada.

Tranquilidade com a luz branca

A luz branca ajuda as pessoas a se sentirem mais seguras e protegidas. Com a alta reprodução de cor e o maior brilho, facilita a distinção de objetos, cores, formas e outros detalhes. Em particular, o reconhecimento facial é mais fácil, mesmo de uma distância, o que ajuda bastante a eliminar a ansiedade. A luz branca também oferece a iluminação mais uniforme que há, sem as temidas áreas de sombra.

Segurança e Bem-estar

A luz branca cria um efeito segurança e bem-estar. Se os moradores da cidade se sentirem mais seguros em suas ruas, eles as usarão com mais frequência. Com um maior número de pessoas caminhando, pedalando e brincando, as ruas se tornam convidativas e menos abandonadas. Isso também desestimula atos de vandalismo e crimes, tornando a cidade ainda mais atraente para os moradores e os visitantes.

Reduzindo o crime e o medo

Estudos recentes sugerem que áreas com mais iluminação e uniformidade reduz o medo do crime. Segundo um porta-voz do Neath Port Talbot Council, no País de Gales, “a luz branca ajuda a reduzir o crime ao aumentar os níveis de iluminação e o reconhecimento facial e de cores. Isso intimida os criminosos e ajuda a polícia.” A luz branca também melhora a qualidade da imagem de circuitos fechados de TV, proporcionando mais nitidez.

A melhor iluminação das ruas na redução do crime

Em 2000, dois projetos de pesquisa, realizados pelo Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge, investigaram os efeitos da melhor iluminação de rua no crime em duas áreas urbanas no Reino Unido. Em Dudley, os crimes diminuíram em 41% na área experimental em relação a uma redução de 15% em uma área de controle. Em Stoke, os crimes diminuíram em 43% na área experimental e em 45% em duas áreas adjacentes, em relação a uma redução de apenas 2% em duas área de controle. A conclusão foi que a economia resultante da redução dos crimes excedeu de 2,4 a 10 vezes os custos da melhoria na iluminação de rua depois de um ano. Portanto, a relação custo-benefício foi excelente.

Aprimoramento estético

A luz branca realça o que há de melhor na paisagem noturna urbana

A iluminação arquitetônica desempenha um papel fundamental no modo como as pessoas sentem o ambiente em que vivem. Ao cair da noite, a arquitetura de uma cidade expressa-se através das luzes e não mais pelas estruturas isoladamente. Com a A luz branca utilizada de forma criativa, é possível criar harmonia com as luzes deixando habitantes e visitantes encantados e seguros.

Um ambiente natural

A luz branca também é perfeita para áreas públicas e iluminação de rua funcional, resultando em um ambiente natural, preferida por muitas pessoas quando comparada a iluminação amarela tradicional, quase 90% dos entrevistados em uma pesquisa recente a acharam mais autêntica. Além de proporcionar maior sensação de segurança, a luz branca é a escolha natural para tornar as ruas mais habitáveis e agradáveis

Embelezamento da cidade

A luz branca realça os espaços e as ostraços arquitetônicos, destacando detalhes decorativos que normalmente não seriam visíveis à noite. Ela pode ser uma contribuição positiva à forma como as pessoas se sentem em relação às suas cidades, instigando-as a sair mais à noite e gerando uma sensação real de orgulho.

Esteticamente agradável

As administrações municipais levam muito a sério o impacto que a luz tem em suas cidades. Nesse aspecto, a luz branca também é a melhor opção. O presidente da Associação de Moradores de Somosaguas em Madri, Espanha, afirmou: “A iluminação cumpre nossos rigorosos requisitos estéticos. A luz branca é muito próxima à visão natural, o que aumenta a qualidade de vida dos habitantes locais - além de valorizar os imóveis.”

Medindo a percepção das pessoas em relação à cor da luz

Um teste de campo EVALUM* foi executado em 2005 na cidade de Lyon, na França. Os estudantes que moravam no campus INSA e os moradores do 6º distrito da cidade foram solicitados para avaliar diversos tipos de iluminação. Houve uma clara preferência pela luz branca quente produzido por lâmpadas como a MASTERColour 3000K e a MASTER CosmoWhite. Os níveis de satisfação com essas lâmpadas foram maiores do que o registrado para as lâmpadas de sódio de alta pressão e a luz branca fria (4000-4200K).

* EVALUM: Evaluation de lumieres urbaines pour un eclairage durable (avaliação de fontes de luz para iluminação sustentável).

Tornando as ruas mais seguras para motoristas e pedestres

A maior visibilidade representa uma importante contribuição para a segurança na estrada. A luz branca ajuda os motoristas a detectarem o movimento da estrada mais rapidamente e de uma distância maior. Além disso, o motorista tem um tempo extra para parar caso uma criança, um ciclista, um pedestre ou um animal cruze seu caminho inesperadamente, evitando lesões graves ou até mortes.

Protegendo pedestres

A recíproca também é verdadeira; a probabilidade de os pedestres verem o tráfego próximo e reagirem da maneira adequada também é maior. Existe ainda uma nova pesquisa que prova que a melhor visibilidade também reduz os índices de acidentes entre pedestres, pois diminui as chances de eles tropeçarem em obstáculos ou superfícies irregulares em caminhos ou calçadas.

Reduzindo o tempo de resposta

Driving down response timesEstudos realizados no Lighting Research Center em Troy, Nova York, testaram se a luz branca melhora a visão (periférica) dos motoristas. Foi colocado ao lado de um trecho da estrada um painel especial que simulava o movimento de aproximação e afastamento da estrada. Treze itens passaram por uma série de testes durante o dia, e depois à noite com a iluminação amarela de sódio de alta pressão e a CosmoWhite.

Os resultados são claros

The results are clearUm total de 686 testes distintos foram realizados com o painel movendo-se em padrões aleatórios. Ao ser movido para fora da estrada, a resposta correta era acelerar; ao ser movido em direção a ela, a resposta esperada era o motorista frear. Os resultados mostraram uma diferença significativa, do ponto de vista estatístico, nos tempos de resposta entre a luz branca e a amarela para frear e acelerar. Em ambos os casos, o tempo de resposta com a luz branca foi menor.

A ciência por trás da história

Para que um objeto seja visto, é preciso haver uma certa diferença de luminância (ou seja, contraste) entre o objeto e seu plano de fundo. O limite de detecção de contraste é a diferença mínima exigida para que você possa perceber o objeto (sem necessariamente ser capaz de perceber a cor ou os detalhes). Um limite de contraste menor significa que é mais fácil detectar um objeto. Os testes mostram que a luz branca oferece um limite de luminância menor do que a luz amarela, principalmente em grandes ângulos de dispersão e níveis baixos de luminância. Isso significa que é mais fácil ver pessoas ou outros objetos com a luz branca, o que contribui para a maior segurança do motorista e de outros usuários da estrada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário