terça-feira, março 29, 2011

Norman Foster

Norman Foster utiliza elementos da arquitetura marroquina em sedes do BMCE


Materiais locais, cúpula e desenhos islâmicos fazem parte dos edifícios




As sedes do Banque Marocaine du Commerce Exterieur (BMCE) nas cidades de Rabat e de Casablanca, no Marrocos, tiveram suas construções finalizadas na última semana. Com projetos praticamente iguais, feitos pelo escritório Foster + Partners, os edifícios são os primeiros a serem construídos pelos arquitetos no continente africano, juntamente com a terceira sede do BMCE em Fez.

Divulgação: Foster + Partners
Terceiro edifício, em Fez, deverá ser concluído brevemente
Construídos com estrutura de concreto, os edifícios têm características muito semelhantes, diferenciando-se por padrões de cor e tamanho, dependendo da sua localização.

Uma das principais características do projeto é ligação com a arquitetura local: "Os edifícios reinterpretam elementos da arquitetura tradicional marroquina, combinando-as com um design de interiores contemporâneo", explica Norman Foster.

As cúpulas dos dois edifícios têm o interior revestido de gesso, de acordo com técnica local, enquanto o exterior é revestido com telhas tradicionais de cerâmica. Da parte interior da cúpula, surge uma coluna de concreto, que forma um banco no centro do edifício.
Além disso, painéis de vidro e telas de 200 mm de profundidade feitas de chapas de aço inoxidável cortado reproduzem desenhos geométricos característicos da cultura marroquina. As chapas são feitas de uma mistura de ferro de baixa densidade que não aquece sob o sol. 

Os edifícios se caracterizam pela colunata de entrada e pela divisão em uma série de ambientes que se repetem em grade modular. As sedes foram desenhadas para ter alta eficiência energética, além de contar com materiais provenientes do próprio local. Os edifícios contam com um sistema de resfriamento que não utiliza energia: o ar é puxado por um cano que circula o edifício subterraneamente e, depois de ser naturalmente resfriado pela terra, ele é liberado no interior do edifício.





Divulgação: Foster + Partners
Banco de concreto surge da parte interior da cúpula
Divulgação: Foster + Partners
Edifícios são muito parecidos, diferenciando-se por tamanho e cores
Divulgação: Foster + Partners
Placas criam sombra e permitem climatização do ambiente
Divulgação: Foster + Partners
Desenhos geométricos são característicos da cultura islâmica
fonte:http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/norman-foster-utiliza-elementos-da-arquitetura-marroquina-em-sedes-do-212727-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário