domingo, abril 24, 2011

À moda antiga

Dois visuais que sempre figuraram em ambientes infantis - o romântico e o retrô - unem-se para encantar ainda mais o primeiro ambiente do bebê


Uma atmosfera nostálgica repleta de mix de estampas e cores - nas quais o marrom faz parceira ora com o rosa ora com o azul -, móveis de família e objetos de decoração garimpados com esmero vem rondando o imaginário dos pais, que encontram no estilo retrô romântico a fonte ideal para criar um clima aconchegante e repleto de boas lembranças e excelentes vibrações para seus bebês. 

A palavra derivada do prefixo latino retro - que carrega o significado de para trás ou em tempos passados - ressurgiu à cena muito mais em referência a um estilo atemporal, que traz imbricado a qualidade, por isso a durabilidade que ultrapassa gerações. "Dizem que a moda sempre volta, mas o estilo retrô é a demonstração mais evidente de todas, pois incorpora os projetos das décadas de 1950, 1960 e 1970, inspirando sempre a criação de novas peças. O melhor disso tudo é que conseguimos ousar na decoração, sendo ela contemporânea ou clássica".

Transposto a uma fase em que a mulher está mais sensível e com um imaginário repleto de lembranças de sua infância, a ternura romântica adiciona o ingrediente perfeito para florescer um estilo delicado, aconchegante e atemporal - o retrô romântico -, perfeito para acolher o novo integrante da família.

"O sentimento de tempos passados marca presença em todas as atividades do projeto, desde a decoração em si, como nos tecidos, móveis, cartela de cores etc. Talvez o aspecto mais interessante seja um grau de versatilidade que permite que cada temporada tenha sua identidade especial".

Pequenos detalhes, grandes efeitos

É sabido que pequenos detalhes fazem a diferença. E se por meio deles conseguimos modificar um ambiente, é na tendência retro romântico que certamente eles são extremamente valiosos, até porque muitos desses elementos carregam consigo não apenas um apelo decorativo, mas as memórias da família passadas com carinho para o mais novo integrante do clã através de objetos, móveis e acessórios que atravessam gerações. Por isso, misturar objetos de diferentes épocas e estilos, mas que conversem entre si, respeitem uma unidade e o espaço físico, são alguns dos passos fundamentais para se encontrar a harmonia - e não trazer a impressão de um monte de relíquias empilhadas sem propósito no quarto do bebê. 

"O primeiro passo é clarear tudo. Das paredes ao mobiliário, elegendo como cor base o branco", indica a decoradora Viviane Caetano, proprietária da Anos 60 Decoração, ressaltando a necessidade de traduzir a tendência em algo ora mais finas ora mais espessas; poás, grandes e pequenos; padronagens geométricas; e florais de temática liberty, as bem miúdas importadas da década de 1970.

As cores e estampas também podem tingir paredes, forrar a poltrona de amamentação, embalar kits de higiene, se instalar em objetos e acessórios de decoração. "Os papéis de parede com as mesmas padronagens dos tecidos que encapam os estofados, em fundo em tons pastel, são ótimos instrumentos para reviver a história. Um truque excelente é usá-los para envolver os móveis e principalmente as gavetas. Os modelos que já vêm aromatizados são úteis para criar um clima e amenizar o cheiro forte, ou de mofo, dessas peças antigas que poderiam por ventura incomodar o bebê.
Lembrando que os adesivos de parede também entram nessa onda", aconselha Viviane. extremamente delicado. 

Se a ideia é clarear o mobiliário - que, no caso dos herdados, podem ser repaginados -, o enxoval pode ousar, flertando com o mix de estampas características do retrô romântico, como listras, ora mais finas ora mais espessas; poás, grandes e pequenos; padronagens geométricas; e florais de temática liberty, as bem miúdas importadas da década de 1970.

As cores e estampas também podem tingir paredes, forrar a poltrona de amamentação, embalar kits de higiene, se instalar em objetos e acessórios de decoração. "Os papéis de parede com as mesmas padronagens dos tecidos que encapam os estofados, em fundo em tons pastel, são ótimos instrumentos para reviver a história. Um truque excelente é usá-los para envolver os móveis e principalmente as gavetas.

Os modelos que já vêm aromatizados são úteis para criar um clima e amenizar o cheiro forte, ou de mofo ,dessas peças antigas que poderiam por ventura incomodar o bebê. Lembrando que os adesivos de parede também entram nessa onda".

fonte: http://decorababy.uol.com.br/ESDB/ambientes-enxoval/41/a-moda-antiga-dois-visuais-que-sempre-figuraram-em-213446-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário