sexta-feira, maio 06, 2011

Keukenhof, o Maior Jardim do Mundo

A Holanda é mundialmente conhecida como o país das tulipas.

 


Muita gente pensa que as tulipas são originárias da Holanda, tamanha a associação existente entre elas e este país. Entretanto, segundo a maioria das referências, as tulipas, na verdade, são turcas e foram levadas para a Holanda por volta de 1560, depois que o botânico Conrad von Gesner as catalogou em 1559, usando bulbos originais coletados em Constantinopla, atual Istambul. 

O nome da flor foi inspirado na palavra "tulipan" que significa "turbante" (o formato da tulipa lembra mesmo um turbante). Outras referências defendem que as tulipas são originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e Pérsia.

Chinesas ou turcas, o fato é que elas se tornaram uma paixão para os holandeses e essa paixão pelas tulipas foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta.


O jardim permanece em Lisse desde 1949. Antes a principal ideia era montar uma exposição de flores onde os produtores holandeses e europeus pudessem mostrar suas criações hibridas e também ajudar a Holanda na exportação de flores, que é considerado o maior do mundo nesse ramo.

As tulipas são as flores símbolo da Holanda, mas não são nativas da região. Elas vieram da Turquia, e só chegaram aos Países Baixos pelas mãos dos botânicos holandeses em 1560. O nome vem do turco ‘turband’, que quer dizer turbante, por causa da forma do botão. 

 
Keukenhof abriu suas portas  e só é possível durante dois meses por ano.

O Keukenhof é o parque de flores mais visitado da Holanda, com cerca de 700.000 visitantes anualmente. O parque é grande e mesmo em dias de muito movimento dá para andar por lá e se impressionar com a quantidade e beleza das flores. Cerca de 7 milhões de bulbos são plantados anualmente. Além das tulipas (que são maravilhosas e algumas enormes) há também outras flores.

Os jardins são plantados por diferentes expositores e há alguns que mostram as “tendências” na jardinagem. Além disto, há alguns pavilhões com arranjos, restaurantes e lojas de souvenir.

Outra atração imperdível está fora do parque. Os campos de tulipa são de uma beleza e cor indescritíveis. As fotos acima mostram uma pequena parte. É literalmente um “mar de tulipas”.

Um bom jeito de localizar os campos mais próximos, é subindo no moinho que fica dentro do parque. É possível alugar bicicletas e seguir alguns roteiros (que variam de 5km a 25km) para visitar os campos.

Há várias maneiras de se chegar ao Keukenhof usando transporte público.









O responsável pelos desenhos dos quase cinco mil canteiros de Keukenhof é o holandês Jasper van der Zon. Durante um ano ele planeja no computador a renovação das formas e das cores. A partir dos projetos, encomenda as flores dos melhores produtores da Holanda, com mil variedades de tulipas diferentes.

Outra atração do parque é o charme de um moinho de 180 anos, de onde sai o barco para um passeio de uma hora. Com motor elétrico e silencioso preservam os canais, patrimônio histórico da Holanda. O barco desliza entre as lavouras amarelas de narcisos, e passa por homens colhendo tulipas que no dia seguinte estarão em toda Europa ou em dois dias, até no Brasil.

O parque têm uma exposição permanente de flores e a maior coleção de tulipas do mundo, em 600 variedades diferentes. Um dos tapetes têm preferencialmente tulipas crespas, que são muito raras, como uma chamada de ‘parrot’, com 20 centímetros de diâmetro, outras com bordas que parecem cristais de gelo, e outras tulipas que lembram plantas carnívoras ou com pontas exibidas - enfim, um paraíso aqui na terra. 


fonte: http://www.ajanelalaranja.com/2007/05/dica-da-holanda-keukenhof-o-parque-das.html
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A19tulipa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário