quinta-feira, junho 23, 2011

Quarto edifício mais alto do mundo terá aberturas laterais para reduzir a pressão do vento sobre a estrutura

Projeto do escritório Adrian Smith + Gordon Gill foi desenvolvido de modo que a aerodinâmica do edifício de 606 m permitisse a utilização de menos material para a estrutura



Divulgação: Adrian Smith + Gordon Gill

Divulgação: Adrian Smith + Gordon Gill
O escritório Adrian Smith + Gordon Gill venceu o concurso para o projeto do Wuhan Greenland Center, que deverá ser o quarto edifício mais alto do mundo, com 606 m de altura. As obras devem começar ainda em 2011 na China e a previsão é de que sejam concluídas em cinco anos. Preocupados com a ação do vento contra a estrutura, os arquitetos projetaram aberturas em três alturas diferentes, que serão responsáveis por deixar o ar passar e diminuir a pressão do vento. A ideia é que a aerodinâmica do edifício diminua o montante de material estrutural.
De acordo com os arquitetos, o projeto foi desenvolvido a partir de três conceitos: o formato cônico, cantos arredondados e um topo abobadado, que será responsável por reduzir a resistência do vento e a criação de vórtices sobre o edifício. A torre será construída seguindo a ideia de um tripé, sendo que os cantos serão cobertos com vidro curvo, diferentemente das fachadas, que serão de um vidro com mais textura. O núcleo do edifício será construído com concreto, com o resto da estrutura em metal.


O prédio de 119 andares terá aproximadamente 300 mil m² de área construída, sendo 200 mil m² de escritórios, 50 mil m² de apartamentos, 45 mil m² de quartos de hotel e 5 mil m² de um clube privado, que ficará na cobertura do edifício.

O prédio contará também com sistemas de reuso de água cinza, controle de iluminação durante o dia e um sistema que gera energia a partir do vento capturado por aberturas no edifício.


Divulgação: Adrian Smith + Gordon Gill

Divulgação: Adrian Smith + Gordon Gill

Nenhum comentário:

Postar um comentário