quinta-feira, julho 14, 2011

Bar Armazém Medeiros

Prateleiras cenográficas revestem o volume lateral do mezanino
Prateleiras cenográficas revestem o volume lateral do mezanino
Armazém renova esquina mineira
Habituada à escala do objeto e ao universo museográfico, a arquiteta e designer Isabela Vecci adotou um viés de restauro cenográfico no projeto deste bar. Tendo à disposição um sobrado da década de 1940, em Belo Horizonte, ela retomou a ambiência e a espacialidade da construção original, de esquina, onde até os anos 1980 funcionou um armazém de nome Medeiros, que serviu de inspiração para a visualidade retrô do empreendimento.
Atuando em programa de natureza efêmera - bares são repaginados com certa frequência -, a arquiteta Isabela Vecci idealizou o projeto do Armazém Medeiros como contraponto à transitoriedade. E não apenas do bar em si, como também do processo de descaracterização do entorno de pequena escala construída.

Descontraído, portanto, o bar Armazém Medeiros ostenta como características principais a tipologia de esquina e o generoso pé-direito interno, ornamentado por prateleiras cenográficas que, feitas com madeira pinus, abrigam alguns dos itens (ainda em produção) comercializados antigamente naquele espaço.

Uma abordagem lúdica, portanto, a de mencionar e relacionar o presente uso da edificação com o programa original que o sobrado abrigava.

A fachada foi restaurada, valorizando-se a tipologia do sobrado de esquina
A fachada foi restaurada, valorizando-se a tipologia do sobrado de esquina
As prateleiras funcionam como contraponto vertical à ambiência escura dos revestimentos e à iluminação pontual
As prateleiras funcionam como contraponto vertical à ambiência escura dos revestimentos e à iluminação pontual.
É grande a densidade de ocupação - 120 assentos apenas no pavimento térreo -, e o projeto priorizou a iluminação reduzida e pontual dos interiores, combinada com mobiliário e revestimentos em tonalidades escuras.

As prateleiras, por exemplo, são equipadas com lâmpadas de baixa potência ligadas em circuito diverso de sua especificação (110 volts em vez de 220), de modo a reduzir-se ainda mais a luminosidade efetiva.

Nesse contexto, a cenografia funciona como contraponto que valoriza a verticalidade do salão principal e, de quebra, organiza visualmente a interferência negativa das vigas e pilares de sustentação do mezanino.

Alguns dos produtos comercializados antigamente pelo armazém compõem as prateleiras do bar
Alguns dos produtos comercializados antigamente pelo armazém compõem as prateleiras do bar
A madeira pinus se destaca nos interiores
A madeira pinus se destaca nos interiores

O volume suspenso, embora não original da construção, foi mantido por Vecci numa das laterais do bar. Seus elementos estruturais, revestidos linearmente pelas prateleiras ornamentais, tornaram-se o elemento articulador dos interiores.

Complementam a ambiência cenográfica e retrô quatro candelabros artesanais, cujas pequenas cúpulas são constituídas por garrafas cortadas de cerveja.

A linguagem retrô foi utilizada pela arquiteta como contraponto à natureza efêmera do programa
A linguagem retrô foi utilizada pela arquiteta como contraponto à natureza efêmera do programa
Croquis das prateleiras cenográficas
Croquis das prateleiras cenográficas

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