segunda-feira, julho 04, 2011

Luz, câmera, ação! Salas de tevê iluminadas da forma correta garantem entretenimento com aconchego

Foto: J.Vilhora
Teresa Simões optou por colocar dois embutidos com quatro lâmpadas dicróicas LED em cada luminária. Atrás do painel da tevê, foi utilizada uma iluminação indireta, feita a partir de seis T5, fluorescentes, fixadas no painel suspenso da tevê. 
A dimerização cria um ambiente mais aconchegante, alternando luz baixa e iluminação total, quando necessário. 
Projeto: Atta Arquitetura e Construção, arquiteta Teresa Simões. Luminotécnica: Super Pimpa


Home theater é um ambiente indispensável para cinéfilos de plantão - e também para amantes da programação de tevê. A alta qualidade de imagem e áudio dos novos equipamentos estimula a visão e a audição, proporcionando um mergulho na história do filme sem que percebamos. 

Um elemento importante nessa "viagem tela adentro" é a iluminação: a combinação entre posicionamento, cor e intensidade reflete a atmosfera do ambiente."Sempre deve haver uma associação entre luz (natural e artificial), cobertura de janelas e projetor ou televisão. Ambientes claros demais atrapalham a projeção de imagens, e luzes mal posicionadas podem refletir diretamente na tela da tevê, o que também atrapalha a visibilidade", afirmam os arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari.

Para controlar a incidência de luz externa, as persianas blackout são unanimidade, pois proporcionam proteção solar, conforto térmico e compõem a decoração. "Barrar a iluminação natural é fundamental para evitar reflexos, principalmente em salas com projetores", explica a arquiteta Marília Veiga. Ainda segundo a profissional, a iluminação direta jamais deve atingir a tela ou o rosto dos usuários, mas é importante para tornar o espaço mais dinâmico e versátil. 

As lâmpadas dicroicas halógenas, de luz branca e brilhante, são mais indicadas para iluminação geral, por terem ângulo de cobertura maior. As AR fornecem facho de luz mais fechado, ideal para destacar obras de arte e elementos decorativos. "O conceito deve ser tornar o espaço de convivência e lazer extremamente aconchegante, por meio da multiplicidade de soluções e efeitos cenográficos", define a arquiteta Myrna Porcaro. Segundo ela, além de sempre evitar a área de projeção, a automação para coordenar lâmpadas e sonorização oferece conforto extra ao morador. 


Dimerização 

Com luzes dimerizadas, as lâmpadas são acionadas via painel eletrônico de parede ou controle remoto. Se esse sistema for associado a uma solução completa de automação, mordomias como comando pelo celular e configuração de acendimento e apagamento em horários programados também se tornam possíveis.
Dimerizar também representa economia: lâmpadas de 100 W com o mecanismo podem poupar até 40% de energia. "A automação não se traduz apenas como um recurso de comodidade. Por serem acionadas menos vezes, as lâmpadas ganham vida útil mais longa", afirma Biarari.

Fotos: J.Vilhora
 A dupla Marcos Contrera e Marcos Biarari combinou iluminação geral com um cenário de cinema.
O ambiente foi todo pontuado com lâmpadas dicroicas, AR's, que se alternam nas funções de servir à iluminação geral e de focar objetos, respectivamente.
Todas as lâmpadas são de luz amarela, um tom mais quente e aconchegante.
Blackout nas janelas oferecem o máximo proveito dos equipamentos de imagem. 
Projeto: Marcos Contrera e Marcos Biarari Home Theater e Automação: Antares Digital Life. Iluminação: Lustres Irie.


Foto: Kitty Paranaguá
A arquiteta Myrna Porcaro procurou valorizar pontos estratégicos, como obras de arte, e marcar outros, como entradas e passagens. Sancas e luminárias garantem a luz indireta. Outra solução do espaço foi a utilização de dimmer para dosar a intensidade das luzes e de blackout para viabilizar a utilização do telão durante o dia. As lâmpadas escolhidas foram LED fluorescentes, T5, alógenas dicroicas com filtros e ARS70 com difusores. Projeto: Myrna Porcaro. Iluminação: Pro Light.

Fotos: Levi Mendes Jr
O loft 65 m² projetada por Marília Veiga é uma homenagem ao cineasta Fernando Meirelles. No espaço contemporâneo multifuncional, a iluminação precisou atender a todas as funções. Sobre mesa de centro, a AR70 valoriza os objetos. Perto da chaise long, uma luminária para a leitura. Nas prateleiras e no móvel do home theater, a iluminação especial e indireta funciona quando a tevê é ligada. Line light com lâmpadas de xênon garantem o efeito discreto. Projeto: Escritório Marília Veiga. Iluminação: Lumini.

Fotos: Divulgação
No ambiente criado para o fotógrafo Marcio Scavone, Maria Antonia Penteado buscou uma iluminação que destacasse as obras. Com facho mais fechado, lâmpadas AR70 destacaram os pilares, e mesa de centro. Dicroicas (MR16) fixadas em trilho eletrificado possibilitam o movimento das luminárias. Lâmpadas PAR20, com facho mais aberto, pontuam o corredor. Projeto de interior: Maria Antonia Penteado Projeto luminotécnico: Studio Arqlux, arquiteta e lighting designer Juliana Furlan. Iluminação: Omega Light.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas e excelente ambiente! Ficou tudo lindo, prático e aconchegante. Parabéns.

    ResponderExcluir