domingo, julho 17, 2011

À moda Inglesa


Durante séculos, reis e rainhas impuseram seu modo de viver, dando origem a diversos estilos de decoração. Conheça alguns que nasceram na Inglaterra e inspire-se para decorar o castelo particular do seu herdeiro


Vitoriano

Nascido durante o reinado da rainha Vitória (1837 a 1901), o estilo abusa dos tecidos florais e dos padrões geométricos, como riscas de giz e xadrez, enquanto o mobiliário, esculpido em madeira, é repleto de ornamentos, como entalhes e tachas decorativas. Móveis em ferro também entram em cena, como coadjuvantes. Nas paredes, papéis ou mesmo tecido, ambos ricamente decorados.

Chippendale

Estilo de mobiliário inglês criado por Thomas Chippendale no século XVIII, misturando diversas influências, como o rococó, o gótico e formas chinesas.

Country inglês

Democrático, o estilo permite uma variedade de combinações, sempre levando em conta a harmonia. Caracterizando-se pela aparência rústica, possibilita a mistura eclética de móveis, tecidos, revestimentos de parede em diversos materiais. Discretas, as cores têm inspiração na natureza. 

Clássico inglês
Austeridade e elegância, além de luxo e sofisticação, são os adjetivos desse estilo, que flerta com matérias nobres, como lustres de cristais, e fazendas encorpadas. As peças, sempre com medidas generosas, apresentam linhas simples, estofados e capitonê no encosto. Nas paredes, papel padronizado. 

Colonial britânico

O estilo nasceu durante o período das viagens marítimas e conquistas de novos territórios. Instalados nas colônias, os colonizadores ingleses buscaram reproduzir com materiais locais o mobiliário europeu, em uma tentativa de recriar seu modo de vida em outras terras. Madeiras escuras, paredes claras e acessórios sofisticados são as características desse tipo de decoração. 

Cottage

Sobriedade com detalhes românticos dão o tom nesse estilo bucólico e acolhedor. Toques vintage e paleta de cores em tons pastel somam-se aos móveis esculpidos em madeira com aspecto envelhecido, nos quais a decoupage marca presença. Estampados clássicos ingleses, em especial o estilo floral, são empregados em papéis de parede, enxoval, tapetes e objetos de cerâmica.

Alguns icones ingleses 

Big Ben: sino instalado na Torre do Relógio, no Palácio de Westminster
Torre de Londres: monumento histórico localizado às margens do rio Tamisa
London Eye: roda-gigante, um dos pontos turísticos mais disputados da cidade
Bobby: termo carinhoso pelo qual o policial inglês é chamado
Routemaster: tradicional ônibus de dois andares londrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário